Confira dicas para conseguir renda extra ou aumentar vendas neste fim de ano | F5 News - Sergipe Atualizado

Confira dicas para conseguir renda extra ou aumentar vendas neste fim de ano
Período traz oportunidades de novos negócios e também de consolidar os em operação
Economia | Por Laís de Melo 24/11/2021 07h00


Com a escalada inflacionária observada em itens básicos, como gêneros alimentícios, o brasileiro tem precisado fazer muitas contas para caber tanto compromisso no orçamento. Muitas vezes, a saída é correr atrás de uma renda extra e o período de fim de ano em geral se mostra propício a tal movimento. 

Com a chegada de festas como Natal e Réveillon, crescem as oportunidades de novos negócios ou de ações para aumentar as vendas. Cilene Issa enxergou na data uma nova forma de empreender: está vendendo laços e gravatas natalinas para os cachorros. Todos os itens são feitos por ela, a produção está a todo vapor.

“Meu filho tem um pet shop, então decidi fazer esses itens para vender agora no fim de ano. Por enquanto vou vender na loja dele, e se tiver muita procura, eu ofereço em outros pets”, antecipa Cilene ao F5News

A doceira Andresa Guimarães já se prepara para as encomendas de fim de ano. Com cardápio sendo divulgado, ela conta que esse ano está realizando uma estratégia melhor planejada, para não perder vendas. 

“A partir deste final de semana já vou ter sobremesas para pronta-entrega, por conta da demanda que já está bem grande. Como ano passado não me organizei tão bem, esse ano pretendo já deixar bastante coisa para pronta entrega”, explica. 

De acordo com a analista técnica do Sebrae Sergipe Flávia Prado, o empreendedor deve se manter atento às tendências do momento. Para quem tem loja física, também é hora de inovar. “O planejar e apresentar o produto corretamente na vitrine e nos espaços da loja é, sem dúvida, um passo fácil para conseguir atrair mais clientes”, orienta Flávia. 

Entre as dicas de negócios para esse fim de ano está a “geração de leads”. “O primeiro passo para uma campanha de sucesso é a geração de leads, que são clientes em potencial do seu negócio. Os leads são uma forma de obter informações estratégicas e podem ser nutridos através de e-mails, marketing e ações personalizadas. Mas lembre-se: para obter leads, você precisa oferecer algo em troca. Então prepare cupons, descontos e outras vantagens para presentear”, explica a analista. 

Outra dica apresentada para quem tem loja física e quer aumentar as vendas no fim de ano é incluir decorações natalinas na fachada e nas prateleiras. “Caso seu negócio seja virtual, personalize o layout do site com a temática e crie páginas dedicadas às ofertas de Natal. Use e abuse das redes sociais. Publique os produtos e as promoções nas suas redes sociais. Elas são uma vitrine que alcança pessoas de todo o Brasil. Aproveite, também, para dar dicas de presentes e fazer sorteios entre seus seguidores”, orienta Flávia. 

Com o aumento da demanda, a concorrência também tende a crescer nesse período e, para driblá-la, é preciso utilizar algumas estratégias. “Recomenda-se investir em venda online através das redes sociais e delivery e também indicamos que os empreendedores invistam na presença digital de seus negócios, oferecendo vendas online e entregas em domicílio”, aponta a analista. 

Flávio Prado chama atenção também para a necessidade de formalizar o negócio, pois o registro poderá gerar oportunidades e ganhos. Segundo ela, com o negócio formalizado, o empreendedor tem mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de crédito, exportar e receber subsídios do governo. 

“É mais segurança para os investimentos feitos na empreitada, que viverá em conformidade com as leis federais e estaduais. A informalidade é um risco para o empreendedor. Por exemplo: as mercadorias podem ser apreendidas pelo poder público, ficando limitada a possibilidade de crescimento e de divulgação do seu negócio”, adverte. 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
F5 News
25/04/2024  10h04 Prefeitura sinaliza primeiro passo para proposta de revitalização do Centro 
Lula Marques/Agência Brasil
25/04/2024  07h22 Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
24/04/2024  18h00 Saldo de crédito em Sergipe atinge R$ 34,1 bilhões em fevereiro de 2024
Arthuro Paganini/Ilustrativa
24/04/2024  16h35 Inscrições para vender no Arraiá do Povo e na Vila do Forró estão abertas
Desenvolve-SE
24/04/2024  15h29 Equiplex anuncia fábrica em Sergipe com investimento de R$ 350 milhões

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado