Dia dos Namorados: expectativa de crescimento de 1% nas vendas | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia dos Namorados: expectativa de crescimento de 1% nas vendas
Comerciantes temem abertura da Copa do Mundo no mesmo dia
Economia 07/06/2014 07h10


Por Aline Aragão

O dia dos namorados, comemorado no país em 12 de junho, é uma data que para muitos não pode passar em branco: tem que ser festejada. É o que diz a comerciante Priscila Ferreira Bispo. Casada e mãe de quatro filhos, para ela o romantismo não pode faltar no relacionamento e a data vem para lembrar aos casais a importância em mantê-lo presente no dia a dia.

Quem também comemora a chegada do 12 de junho é o comércio. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL), essa é uma das datas mais lucrativas para o setor, só perde para o Natal e o Dia das Mães. Mas, segundo a entidade, esse ano pode ser um dos piores dia dos namorados dos últimos cinco anos, com expectativa de crescimento de apenas 1% em relação ao ano passado.

E o motivo é um só, a abertura da Copa do Mundo FIFA 2014 e o primeiro jogo do Brasil coincidindo com a data. Para o gerente de loja Alex Batista, a situação só não é pior por causa dos festejos juninos. "Como a data é próxima ao São João, a gente acaba não sentindo tanto, mas soube que até as fábricas diminuíram a produção para o dia", destaca.

Mesmo com poucos estímulos, o presidente da CDL, Samuel Shuster, diz que espera que as vendas melhorem nos dias que antecedem a data, e ele tem um motivo: o Arraiá do Limpa Nome, realizado pelo Tribunal de Justiça de Sergipe, que tem ajudado devedores a quitar dívidas e ficar com o nome limpo na praça. Segundo TJ, do dia 3 de junho até o dia 5, cerca de 3 mil pessoas passaram pelo mutirão para negociar dívidas.

"Esse mutirão veio em boa hora, pessoas que estavam impossibilitadas de usar o crédito, que não podiam comprar, agora podem. Acho que as estatísticas podem mudar graças é esse recurso, vamos esperar", diz Shuster.

Já os enamorados dividem opiniões sobre a influência da Copa no dia deles. Muitos ainda não compraram o presente, esperam a melhor data do cartão de crédito. Para esses, o presente está garantido, mas a comemoração vai ficar para outro dia. Assim vai ser para a fiscal de loja Nice Fontes, que prefere assistir ao jogo do Brasil com a família e o namorado e comemorar só no dia 13, e quem sabe ter uma ajudinha de Santo Antônio.

Para a coordenadora de crédito Adriane Silva, o comércio está mais movimentado do que no dia das mães, mas graças a junção Copa, namorados e São João. Na opinião dela, a Copa está atrapalhando. Ao contrário do que diz a Priscila, lá do começo da matéria. Para ela, com a Copa, o dia dos namorados vai ficar mais emocionante. "É só o Brasil ganhar para a comemoração ser completa", comemora.

Mais Notícias de Economia
Ricardo Stuckert/PR
23/04/2024  17h33 Programa amplia acesso a crédito para mais de 150 mil empresas em Sergipe
Iniciativa busca ampliar o acesso a crédito, renegociar dívidas e oferecer mais apoio
Divulgação/BNB
23/04/2024  16h44 BNB lança programa para fomentar bares e restaurantes na Grande Aracaju
Ações visão fortalecer o potencial turístico da região
Arthuro Paganini
23/04/2024  15h09 Campanha de crédito para aposentados e pensionistas é prorrogada em Sergipe
A ação ficará disponível até o próximo dia 30 para atender mais de 35 mil pessoas
Marcello Casal JR/Agência Brasil
23/04/2024  14h15 Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda
O crédito no valor de mais de R$ 457 milhões será disponibilizado no dia 30 de abril
Agência Brasil
23/04/2024  13h05 Receita Federal abre consulta a novo lote residual do Imposto de Renda
O crédito bancário será feito no dia 30 de abril

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado