Em tempos de pandemia, vendas de imóveis crescem no Brasil
Empresas investem em viabilizar negócios feitos de forma remota pelos interessados Economia | Por F5 News* 13/07/2020 16h10O setor da construção civil apresenta em geral uma situação muito mais favorável do que outros segmentos impactados pela pandemia da Covid-19. De acordo com levantamento sobre os Indicadores Imobiliários Nacionais, realizado pelo Senai, em parceria com a Confederação Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nos primeiros três meses do ano, a alta foi de 26,7%, em relação ao mesmo período de 2019. Esse aumento das vendas continua no segundo trimestre. Segundo pesquisa realizada pela consultoria BRAIN Inteligência Estratégica, das pessoas que pensavam em comprar um imóvel, 22% efetivaram a compras em junho – um percentual seis pontos superior a março passado.
Em Sergipe, a construtora MRV informa que teve um aumento de 28% nas negociações. Para o segundo trimestre no estado, a expectativa é de fechar com mais de 40% de crescimento. Segundo Bruno Magalhaes Peixoto Sousa, gestor de vendas da empresa em Sergipe, os cuidados no decorrer de todo o processo nesse período de incertezas foram determinantes para o crescimento. “Entre as ações e medidas realizadas, estão a preparação de todos os nossos canais digitais para atender com eficiência o consumidor e a expansão da atuação da nossa plataforma de vendas digital, que possibilita que o cliente realize toda a jornada de compra de um apartamento remotamente”, disse.
O executivo coloca ainda que há hoje no país fatores que colaboram com aqueles que desejam comprar um imóvel, a exemplo de inflação controlada, juros dos bancos baixos e opções variadas de financiamento. “A Caixa Econômica Federal anunciou, em abril, outras medidas que estimula o mercado, como a liberação de R$ 43 bilhões para o financiamento da casa própria, que se somam aos mais de R$ 111 bilhões divulgados anteriormente; carência de seis meses para novos contratos imobiliários de pessoas físicas e taxa de juros mais baixa”, completa Bruno Sousa.
O levantamento realizado pelo Senai e CBIC aponta que 53% das construtoras e incorporadoras que participaram da pesquisa mantém os planos de lançamentos.
* Com informações da Assessoria de Comunicação