Empresários enviam considerações para reabertura da economia em Sergipe | F5 News - Sergipe Atualizado

Empresários enviam considerações para reabertura da economia em Sergipe
Já são mais de 70 dias desde a suspensão dos trabalhos de vários setores
Economia 01/06/2020 16h40 - Atualizado em 02/06/2020 11h33


Sob a liderança do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Laércio Oliveira, 21 entidades representativas de classe empresariais se juntaram e formaram um grupo tático para elaboração de considerações para a reabertura das atividades econômicas em Sergipe.

Já são mais de 70 dias com suspensão dos trabalhos das empresas, por conta da pandemia provocada pelo COVID-19, que têm sido duros para empresas e trabalhadores. O documento desenvolvido contém sugestões para a abertura das atividades econômicas no estado, de modo que contemplem a recuperação da economia, com a garantia da preservação da saúde das pessoas. O documento foi entregue ao governador do Estado, Belivaldo Chagas, que o encaminhou para a equipe técnica do governo analisar.

O governador Belivaldo declarou em entrevista que recebeu as considerações apontadas pelas entidades empresariais, além de afirmar que existe um plano para reabertura da economia. As entidades de classe se predispuseram a ajudar o Governo do Estado para criar o melhor ambiente para a volta das atividades econômicas, com o máximo de preservação da segurança biológica das pessoas.

O presidente da Fecomércio, Laércio Oliveira, destacou que o momento é de união para que todos juntos vençam o coronavírus e impeçam que Sergipe enfrente dificuldades econômicas maiores. “Elaboramos as considerações para ajudar o governo no processo de proteção das vidas das pessoas e de reabertura da economia. Acredito que podemos ajudar a criar as melhores condições para tal. O momento é de agirmos todos unidos para Sergipe vencer essa pandemia”, disse.

No documento constam ações base para as empresas aplicarem, caso a volta das atividades econômicas seja liberada. Cada entidade contribuiu com o planejamento, criando dispositivos para atender as normas técnicas estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde, com foco em evitar a transmissão do coronavírus. As sugestões contaram com a participação de profissionais da área de segurança do trabalho, para poder atender todas as questões possíveis no tocante à reabertura do comércio no estado.

O documento de ação sugere a reabertura gradual, dividida em quatro fases, sendo que cada fase compreende a um grupo de atividade e intervalos de aberturas. 

De acordo com a proposta, cada fase seguirá regras básicas, obedecendo aos horários específicos e segmentação de estabelecimentos comercias sejam de autosserviço ou de atendimento personalizado; levando em conta grupos prioritários, restrição de acesso, distanciamento social, uso de Equipamentos de Proteção Individual, Equipamentos de Proteção Coletiva, Procedimentos Operacionais Padrões, Treinamentos, e Monitoramento das ações e dados estatísticos para minimizar e mitigar os riscos causados pela pandemia do covid-19.

As fases foram divididas da seguinte forma:
Fase 1: Atividades comerciais do Centro Comercial, Comércio de bairros e demais serviços não abrangidos no decreto;
Fase 2: Atendimento presencial em restaurantes, lanchonetes, food parks e salão de beleza; intervalo de 7 dias após a primeira fase;
Fase 3: Atendimento presencial em bares, Shopping Centers, Parques em geral, Academias; intervalo de 07 dias após a segunda fase;
Fase 4: Cinema, Teatros, Casas de Eventos, Shows, Espetáculos, Indústria do entretenimento, Escolas e Universidades; intervalo de 14 dias após a terceira fase.

Clique aqui para conferir a versão completa.

*Com informações Fecomércio/SE

Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
18/04/2024  07h23 Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
Senado Federal
16/04/2024  18h30 Sergipe participa de debate sobre impactos no mercado de gás, em Brasília
F5 News/Ilustrativa
16/04/2024  17h56 Vendas do comércio sergipano caíram 0,6%, em fevereiro de 2024
Ricardo Stuckert/PR
16/04/2024  15h11 Mercado Livre investirá R$ 23 bilhões no Brasil
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
15/04/2024  17h39 Governo Federal propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado