Governador Belivaldo assina PL para privatização da Sergás | F5 News - Sergipe Atualizado

Governador Belivaldo assina PL para privatização da Sergás
A assinatura aconteceu durante o Fórum Sergipano de Petróleo e Gás
Economia | Por Letícia Mendonça* 10/12/2019 15h51


Nessa segunda-feira (9), o governador Belivaldo Chagas assinou o Projeto de Lei para privatização da distribuidora de gás natural em Sergipe (Sergás). A assinatura aconteceu durante o Fórum Sergipano de Petróleo e Gás. O PL será encaminhado à Assembleia Legislativa de Sergipe, para apreciação. 

O governador firmou também o ofício de solicitação ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para realização de estudo de modelagem, contendo termos de um novo contrato de concessão para venda da Sergás, que será apresentada aos sócios Gaspetro e Mitsui.

A Sergás está ativa desde 1993 e é vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia. O objetivo da companhia é distribuir gás natural canalizado para fins de matéria prima, de geração de energia, ou de quaisquer outras formas de utilização ou finalidade que os avanços tecnológicos permitam para o desenvolvimento econômico e social do estado.

A companhia atende sete municípios (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Itaporanga D'Ajuda, Rosário do Catete, Carmópolis e São Cristóvão). O diretor-presidente, Valmor Barbosa, disse que o governador compra uma expansão para os interiores, mas a demanda ainda é pequena e que, na atual estrutura, não há a possibilidade de expansão e nem de aumento de produção. 

“Se tivesse essa expansão, teria que ratear esse custo com todos os clientes, então não é justo distribuir isso ainda com demanda pequena. O que faz a tarifa baixar é vender muito gás. Nós agora estamos com outras alternativas. Nós temos uma usina termoelétrica que entra em operação no início do ano que vem, que além de gerar energia, vai vender gás, ou seja, tem um navio com capacidade suficiente para abastecer a termoelétrica e possibilitar que outros clientes possam comprar esse gás”, afirmou.

*Estagiária sob orientação da jornalista Aline Aragão

Mais Notícias de Economia
Agência Sergipe
28/03/2024  16h29 Solicitações de seguro-desemprego em Sergipe reduziram 6,1% em fevereiro
Lua Marques
28/03/2024  14h25 Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
Agência Brasil
28/03/2024  10h13 Desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
Ascom/Emsurb
28/03/2024  07h32 Semana Santa: confira a média de preços dos pescados em Aracaju
Pixabay
28/03/2024  07h22 Governo Federal prorroga Desenrola Brasil até 20 de maio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado