Governo quer incentivar produção e consumo de produtos orgânicos | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo quer incentivar produção e consumo de produtos orgânicos
Economia 18/05/2012 17h41


O governo prepara uma política nacional de agroecologia e produção orgânica para ampliar para 300 mil, até 2014, o número de famílias envolvidas na produção de produtos agroecológicos, além de incentivar o consumo desses produtos pela população. Essas ações foram discutidas hoje (18) no evento Diálogo Governo e Sociedade Civil.

Para alcançar a meta, uma das ações previstas para ampliar a quantidade de famílias empregadas na produção de orgânicos, estimada atualmente em 200 mil, é a implantação de projetos agroecológicos em assentamentos de reforma agrária.

Está previsto também o aumento da distribuição de sementes, qualificação dos produtores e da assistência técnica. A política busca ainda passar de 2% para 15% a participação de produtos orgânicos nas compras governamentais, também até 2014.

Romeu Leite, presidente da Câmara Temática Nacional de Agricultura Orgânica, que é formada por governo e organizações da sociedade civil, citou a ampliação da pesquisa e o registro legal de insumos que substituem os agrotóxicos como lacunas que precisam ser preenchidas pela política.

“É irrisório o que se investe no Brasil em pesquisa nessa linha limpa. Para reduzir o uso de agrotóxicos, é preciso que haja insumos. E, nesse sentido, têm insumos usados há décadas dentro da orgânica que agora foram tornados ilegais porque precisa de registro, embora sejam são de baixo impacto. É preciso que haja agilidade nessa questão do registro”, disse.

Ao apresentar as linhas gerais da política, o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Paulo Cabral, também assinalou a disposição do governo de disponibilizar linhas de crédito diferenciadas para a agricultura orgânica, além de ampliar a pesquisa no setor com o objetivo de aumentar o número de registros de insumos regulamentados para a agricultura orgânica.

Gilson Alceu Bittencourt, da Secretaria-Geral da Presidência da República, defendeu que as medidas busquem também baratear a produção, tornando os produtos orgânicos acessíveis a toda a população. “Se por um lado precisamos ampliar a oferta de produtos, por outro precisamos ampliar o acesso. Não adianta ser uma produção orgânica para uma minoria”, constatou.

O Diálogo Governo e Sociedade Civil é organizado em parceria entre a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério do Meio Ambiente.

 

Fonte: Agência Brasil

Mais Notícias de Economia
Ascom/Emsurb
28/03/2024  07h32 Semana Santa: confira a média de preços dos pescados em Aracaju
Procon orienta sobre cuidados que o consumidor deve adotar na hora das compras
Pixabay
28/03/2024  07h22 Governo Federal prorroga Desenrola Brasil até 20 de maio
Medida provisória com a prorrogação deve ser publicada nesta quinta-feira (28)
Secom/PMA
27/03/2024  19h03 Aracaju é a 2ª capital que mais ampliou investimentos, diz Valor Econômico
A capital sergipana registrou um aumento de 132,7% nos investimentos realizados em 2023
Marcelo Camargo/Agência Brasil
27/03/2024  16h07 Sergipe registra saldo positivo de 1.579 empregos em fevereiro
O saldo é resultado de 11.285 admissões e 9.706 desligamentos registrados no mês
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
27/03/2024  06h53 Prazo para pagar IPVA com desconto termina nesta quarta-feira (27)
Proprietários de veículos podem quitar documento com abatimento de 10%

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado