Melhorias das BRs 235 e 101 são essenciais para logística do Polo de Fertilizantes | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Melhorias das BRs 235 e 101 são essenciais para logística do Polo de Fertilizantes
Projeto em desenvolvimento engloba questões ligadas ao escoamento da produção
Economia | Por Agência Sergipe 14/05/2022 06h30


Com o propósito de criar condições de competitividade da produção nacional, o Governo do Estado apresentou ao Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes (DNIT) as necessidades de melhorias rodoviárias para atender as demandas de logística que o Polo de Fertilizantes de Sergipe requer. Dentre elas estão a conclusão da duplicação da BR-101/SE e melhorias na rodovia BR-235/SE, visto que são vias de escoamento fundamentais para a consolidação do Polo no estado. 

O projeto do Polo de Fertilizantes de Sergipe vem sendo elaborado por meio de parceria entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a Consultoria Mastersenso e Instituto Fecomércio, envolvendo aspectos relacionados à cadeia de produção e também questões de logística.

De acordo com o governador do estado, Belivaldo Chagas, em ofício enviado ao DNIT, o projeto do Polo de Fertilizantes de Sergipe é uma das principais ações voltadas ao desenvolvimento do setor. “O Polo já produz e distribui compostos de potássio e nitrogênio e será, no futuro, responsável por uma importante parcela da produção nacional de fertilizantes, contribuindo para amenizar a situação de dependência do Brasil de fertilizantes importados”, relata. 

No documento enviado ao DNIT, o Governo frisa que a conclusão da pavimentação asfáltica da BR-235 é de extrema importância para o projeto, já que é preciso criar condições para a entrega de fertilizantes produzidos em Sergipe. Trata-se de uma rodovia que liga Sergipe com a região de Petrolina e Juazeiro, importante produtor de frutas, e com a região de Matopiba, importante produtor de soja, milho e algodão. 

A respeito da logística para atender o Polo de Fertilizantes, o DNIT informou que a duplicação da BR-101/SE está parcialmente concluída. Já os trechos que ainda não foram concluídos, estão com prazos definidos para sua entrega. Em relação às melhorias na BR-235, rodovia que oferece mais restrições para a consolidação do polo, os trechos próximos às divisas com o Piauí e a Bahia estão totalmente pavimentados. 

O Departamento de Infraestrutura ainda informou que está prevista a contratação de uma empresa para análise e atualização de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental — EVTEA, do km O ao km 114.8, incluindo a interseção com a rodovia BR-101 e a cidade de Itabaiana/SE. 

"É importante distinguirmos as intervenções necessárias que já estão no planejamento do governo federal, com recursos assegurados, e aquelas que ainda dependem de definição política para que sejam inseridas no plano de investimentos, com o intuito de que possamos somar forças para a sua viabilização”, conclui o governador.

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