Nota Fiscal Eletrônica é lançada ao público em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Nota Fiscal Eletrônica é lançada ao público em Aracaju
Economia 15/05/2014 16h33


 

Por Tíffany Tavares

Na tarde desta quinta-feira, 15, foi lançado oficialmente para  gestores, contadores, responsáveis pelo setor de Tecnologia da Informação (TI), representantes de entidades comerciais, técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e imprensa, a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), no Radisson Hotel Aracaju.

O representante da Sefaz e líder nacional do projeto NFC-e, Almerindo Rehem, proferiu palestra sobre o apanhado dos procedimentos de compras atuais no mercado. E destacou a importância do apelo ecológico da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). “Atualmente é inadmissível o desperdício de papel no mundo. Com a NFC-e temos a segurança e a certeza de que aquele documento é válido, de que o imposto foi pago. Inclusive temos a garantia de que o produto tem um documento fiscal”, destacou.

Almerindo Rehem acrescentou que o cidadão que tiver cadastro na Secretaria da Fazenda tem acesso às informações, mesmo perdendo a nota fiscal.

Os ganhos são ainda maiores para o contribuinte. “Otimização do processo do lojista, que não precisa fazer mais fazer a parada dos caixas com redução X e Z e não precisa mais pagar intervenção técnica, ou redução do custo de armazenamento de papel, que pela Legislação é de cinco anos e ainda a possibilidade de aderência às vendas mobile, na nuvem”, comentou.

 

 Software

Sobre o acesso ao software para emissão da NFC-e, Almerindo Rehem informa que as Secretarias de Fazenda entenderam que não é mote das mesmas prestarem serviço de TI para contribuintes de diversas características. “O problema seria muito grande para uma Fazenda manter softwares para cada tipo de segmento de mercado. O que estamos fazendo são parceiras com entidades de classe que queiram oferecer softwares gratuitos. Vamos divulgar dentro do site da Secretaria essas parcerias e entidades de classe, fazendo um canal para o contribuinte encontrar os serviços”, antecipou.

Mais Notícias de Economia
Ascom/Emsurb
28/03/2024  07h32 Semana Santa: confira a média de preços dos pescados em Aracaju
Procon orienta sobre cuidados que o consumidor deve adotar na hora das compras
Pixabay
28/03/2024  07h22 Governo Federal prorroga Desenrola Brasil até 20 de maio
Medida provisória com a prorrogação deve ser publicada nesta quinta-feira (28)
Secom/PMA
27/03/2024  19h03 Aracaju é a 2ª capital que mais ampliou investimentos, diz Valor Econômico
A capital sergipana registrou um aumento de 132,7% nos investimentos realizados em 2023
Marcelo Camargo/Agência Brasil
27/03/2024  16h07 Sergipe registra saldo positivo de 1.579 empregos em fevereiro
O saldo é resultado de 11.285 admissões e 9.706 desligamentos registrados no mês
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
27/03/2024  06h53 Prazo para pagar IPVA com desconto termina nesta quarta-feira (27)
Proprietários de veículos podem quitar documento com abatimento de 10%

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado