Obras financiadas pelo BID impulsionam desenvolvimento social em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Obras financiadas pelo BID impulsionam desenvolvimento social em Aracaju
Prazo previsto para finalizar obras financiadas pelo empréstimo é novembro de 2024
Economia | Por Agência Aracaju 10/05/2022 12h10 - Atualizado em 10/05/2022 20h55


Com o equilíbrio fiscal conquistado nos últimos anos, a Prefeitura de Aracaju pôde pleitear empréstimos para financiar obras e melhorias para a capital, a exemplo dos 75 milhões de dólares da operação de crédito junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

Os primeiros resultados dessa parceria já podem ser conferidos pela população, com a entrega de quatro praças no bairro 17 de Março e dois ecopontos, nos bairros Ponto Novo e Inácio Barbosa. Também está em fase de execução a obra de revitalização do Parque da Sementeira, com a troca de todo o cercamento, ampliação da área de estacionamento e projeto visual e paisagístico; além de mais quatro praças no 17 de Março.

O secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, comenta que além das obras entregues ou que estão em andamento, já foram licitadas mais duas praças no Santa Maria, uma Casa Lar e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ambos no 17 de Março, além dos projetos de infraestrutura das Unidades Habitacionais do Lamarão e o projeto topográfico e Urbanístico do Parque da Sementeira.

A proposta abrange ainda um ecoponto já licitado, no 18 do Forte, e outros projetos que estão em licitação, como mais dois ecopontos, nos bairros Jardim Centenário e Farolândia; os trechos 1 e 4 da Avenida Perimetral Oeste; além das propostas que já estão sendo executadas com acompanhamento da área ambiental da Prefeitura: o Inventário de Arborização de Aracaju (zona sul), Plano de Manejo Poxim, e Estudos para implantação de Unidade de Conservação no Lamarão.

Planejamento Estratégico

O financiamento do BID participa de um projeto prioritário do Planejamento Estratégico 2021-2024, com ações, indicadores, cumprimento de metas e pontos de controle sendo monitorados periodicamente para garantir a execução da proposta. O prazo previsto para finalizar todas as obras financiadas pelo empréstimo é novembro de 2024.

Augusto Fábio destaca que uma operação de crédito dessa complexidade só é possível graças à gestão integrada desenvolvida pela gestão municipal. “É um projeto gerido por ações intersetoriais, executada de forma coordenada para que os resultados sejam apresentados no menor espaço de tempo. Nesses projetos estão envolvidas a Seplog, Seminfra, Emsurb, Emurb, Sema e demais parceiros que somam esforços para viabilizar a execução dos projetos”, enfatiza.

O secretário relata que a administração municipal precisa ter uma grande expertise para atender às exigências envolvidas no financiamento. “Fizemos a capacitação da nossa equipe técnica para atender a todos os quesitos exigidos. Contamos também com a assistência do BID, que está sempre disponível para sanar qualquer dúvida e orientar todos os passos”, afirma Augusto Fábio.

Impacto social

As propostas financiadas pelo BID levam em conta o impacto social das obras realizadas, o que potencializa os benefícios para a população. Para a secretária da Assistência Social, Simone Passos, essa visão de desenvolvimento urbano e social é de fundamental importância, pois o BID entende que as obras sozinhas não trazem resultados naquele território onde está sendo realizada. É preciso que, aliado às construções dos equipamentos públicos, sejam desenvolvidos trabalhos sociais junto a essas famílias.

“A entrega das primeiras praças no 17 de Março tem gerado um impacto social importante para a comunidade, porque não existia nenhum tipo de lazer no bairro. O trabalho social que vem sendo realizado a partir da construção das praças é no sentido das preservações patrimoniais e ambientais. O objetivo é mostrar à comunidade daquele território que recebeu a obra que a população faz parte dela, sendo dona do projeto”, pontua Simone.

Além desses benefícios, o financiamento do BID terá um impacto ainda mais direto na assistência social de Aracaju, com a construção de uma Casa Lar e do maior Creas de Aracaju, no bairro 17 de Março.

“Esses novos equipamentos atenderão adolescentes vítimas de violência e em situação de vulnerabilidade social, que precisam ter os seus direitos garantidos enquanto cidadãos em pleno desenvolvimento”, informa a secretária.

Outro grande impacto urbano e social será mobilizado pela construção da Avenida Perimetral Oeste. Os moradores do entorno da obra serão realocados no conjunto habitacional que será construído no Lamarão, transformando a vida das famílias que estão em habitações subnormais ou de aluguel.

 

Mais Notícias de Economia
F5 News
25/04/2024  10h04 Prefeitura sinaliza primeiro passo para proposta de revitalização do Centro 
Lula Marques/Agência Brasil
25/04/2024  07h22 Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
24/04/2024  18h00 Saldo de crédito em Sergipe atinge R$ 34,1 bilhões em fevereiro de 2024
Arthuro Paganini/Ilustrativa
24/04/2024  16h35 Inscrições para vender no Arraiá do Povo e na Vila do Forró estão abertas
Desenvolve-SE
24/04/2024  15h29 Equiplex anuncia fábrica em Sergipe com investimento de R$ 350 milhões

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado