Prefeitura de Aracaju e parceiros realizam Mutirão do Nome Limpo | F5 News - Sergipe Atualizado

Prefeitura de Aracaju e parceiros realizam Mutirão do Nome Limpo
Evento busca favorecer a negociação de dívidas e trabalhar educação financeira
Economia | Por Agência Aracaju de Notícias 10/12/2019 19h30


Nos próximos dias 11 e 12, das 8h às 17h, no Ginásio da Escola de Ensino Fundamental Roberto Simonsen, acontece o Mutirão do Nome Limpo, uma iniciativa da Prefeitura de Aracaju que visa a promover, junto com diversos parceiros, um espaço favorável à negociação de dívidas e, sobretudo, trabalhar a educação financeira, tratando de forma objetiva questões que impactam na qualidade de vida do cidadão. 

Além da negociação e renegociação de dívidas, o evento, coordenado  pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, da Secretaria Municipal da Defesa Social (Semdec), dará acesso a consultas prévias da situação cadastral dos consumidores junto aos órgãos de proteção ao crédito (SPC  e Serasa), e divulgará material informativo sobre a importância da educação financeira. 

“Buscamos ajudar essas pessoas a recuperarem o crédito e, mais do que isso, prestar a devida orientação para que elas não voltem à mesma situação de endividamento, para que tenham sabedoria ao gastar o que ganham. Esse é o momento propício para ações como essa porque, no final do ano, as pessoas desejam comprar presentes, arrumar a casa ou mesmo começar o ano sem dor de cabeça com dívidas, portanto, é uma ótima oportunidade para o cidadão endividado”, ressalta o secretário municipal da Defesa Social, Luís Fernando Almeida. 

Segundo a pesquisa mais recente da Fecormércio-SE, divulgada no final de outubro, atualmente há 132.617 famílias endividadas na capital sergipana, 7.073 a menos que em setembro, quando o índice apontou 139.690 e 10.189 se comparado a agosto, que apontou a maior quantidade de famílias endividadas na cidade, com 143.406 no total. Mesmo assim, o número de famílias endividadas, segundo a pesquisa, ainda é maior que a média nacional, atualmente em 64,7%, segundo a CNC. 

“O endividamento chega a ser um problema social porque, a partir do momento em que a família está endividada, a produtividade cai, cria-se uma instabilidade emocional que vem a gerar casos de violência, de criminalidade, entre outros fatores. Então, não é um fator isolado. Do lado do empresariado também é negativo porque, com mais pessoas endividadas, o consumo diminui, o desemprego aumenta, é toda uma rede interligada”, frisa o superintendente da Fecomércio-SE, Maurício Gonçalves. 

Participarão do mutirão junto à Prefeitura, além da Fecomércio, o SESI Sergipe, a Energisa, Banco do Estado de Sergipe (Banese), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Aracaju) e Cencosud Brasil Comercial (Gbarbosa).

 

Mais Notícias de Economia
Lula Marques/Agência Brasil
25/04/2024  07h22 Regulamentação da reforma tributária prevê alíquota média de 26,5%
Michael Melo/Metrópoles/Ilustrativa
24/04/2024  18h00 Saldo de crédito em Sergipe atinge R$ 34,1 bilhões em fevereiro de 2024
Arthuro Paganini/Ilustrativa
24/04/2024  16h35 Inscrições para vender no Arraiá do Povo e na Vila do Forró estão abertas
Desenvolve-SE
24/04/2024  15h29 Equiplex anuncia fábrica em Sergipe com investimento de R$ 350 milhões
Governo de Sergipe
24/04/2024  09h56 Sudene aprova incentivos para produção de óleo e gás em Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado