Seides e MDS discutem estratégias para a erradicação da pobreza | F5 News - Sergipe Atualizado

Seides e MDS discutem estratégias para a erradicação da pobreza
Economia 31/10/2011 14h49


Por Fernanda Araujo

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) de Sergipe, com a parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), realiza nesta segunda-feira (31) a oficina ‘Busca Ativa para o Plano Brasil sem Miséria’, no Centro de Convenções de Sergipe, localizado no Distrito Industrial de Aracaju.

O evento de importância nacional que ocorre desde as 7h30 e vai até as 17h30, tem o objetivo de estabelecer estratégias para localizar pessoas que vivem em extrema pobreza no país e principalmente no Estado de Sergipe para cadastrá-las e incluí-las nos programas sociais.  Foram apresentados temas como: Plano Brasil sem Miséria; As mudanças no Programa Bolsa Família; Ações de Segurança Alimentar e Nutricional no Plano Brasil sem Miséria, entre outros.

Para o coordenador estadual do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, José Carlos Passos, o evento tem o objetivo de levar os Estados, Municípios e o Governo Federal até os necessitados. “Esse evento vem alavancar e mobilizar os Municípios, trabalhando em parcerias com os Estados, para a gente buscar essas pessoas que estão fora dos programas sociais, seja através de transferência de renda, de inclusão produtiva e de cursos profissionalizantes. Por falta de conhecimento e de acesso às informações, hoje quem vai ter que buscar essas pessoas é o Estado e os municípios e não o beneficiário. O trabalho será inverso”.

José Carlos informou ainda que o cadastramento será de responsabilidade dos Municípios, sendo que os governos federal e estadual irão apoiar o trabalho com questões de logística e de capacitação. 

A secretária da Seides, Eliane Aquino, falou sobre a importância do projeto. “A gente trabalha muito no macro, mas muitas vezes as nossas políticas não chegam a quem realmente precisa, por terem pessoas analfabetas, sem documentação ou que moram em lugares extremamente longínquos, que é difícil chegar. Agora é hora de a gente fazer em sentido contrário, tentar achar essas pessoas, pensar em que políticas iremos levar e transformar a vida dessa pessoa. Nós temos uma média que pode ser mais ou menos de 311 mil pessoas vivendo na linha da extrema pobreza, ou seja, abaixo de 70 reais. São essas pessoas que precisamos identificar”.

Eliane adiantou que foi agendada a presença em Aracaju da ministra do MDS, Tereza Campello, para o dia 17 de novembro, quando acontecerá o lançamento dos planos ‘Sergipe sem Miséria’ e ‘Aracaju sem Miséria’ juntamente com a prefeitura da capital. “Isso pra ter uma ideia de que cada Município deverá ter realmente um plano de ação para a gente achar esse público”, reforçou.

A reunião contou com a presença de representantes nacionais do MDS, como a Secretaria Extraordinária de Erradicação da Pobreza Extrema (Sesep), a Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (Senarc), a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) e a da Assistência Social (SNAS). Participaram ainda representantes de 70 municípios sergipanos, prefeitos e gerentes das proteções básicas e especiais.

Foto: Seides

Mais Notícias de Economia
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
15/04/2024  17h39 Governo Federal propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025
O reajuste segue a projeção de 3,25% para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
15/04/2024  10h29 Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril
Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores terão direito. Caixa pagará neste mês R$ 4 bilhões
Agência Senado
15/04/2024  10h04 Justiça tributária aos MEIs tem relatório pronto para votação no Senado
Brasil tem cerca de 24 milhões de negócios cadastrados nessa modalidade
Divulgação
15/04/2024  08h42 Cerca de 140 mil famílias podem ter desconto na tarifa de energia em SE
250 mil clientes já recebem o benefício. Clientes precisam manter o CadÚnico atualizado
Marcelo Camargo/Agência Brasil
14/04/2024  19h43 Bancos promovem mutirão de negociação financeira até esta segunda
Participantes da Faixa 1 do Desenrola não podem participar

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado