Sergipe estuda como qualificar mão de obra para setor de petróleo e gás | F5 News - Sergipe Atualizado

Desenvolvimento
Sergipe estuda como qualificar mão de obra para setor de petróleo e gás
O objetivo é estimular a ampliação do mercado de trabalho sergipano na área
Economia | Por Ana Luísa Andrade 16/08/2022 11h06 - Atualizado em 16/08/2022 12h55


A partir do projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), firmado entre o Governo de Sergipe e a Petrobras, o Estado vem se preparando para a futura ampliação do cenário do mercado de petróleo e gás natural. 

A expectativa é que, no decorrer dos próximos anos, se instalem no estado diversos empreendimentos do setor, mantendo uma escalada de geração de empregos e renda para a população.

Nesse sentido, o poder público vem buscando formas de viabilizar a qualificação dos diversos atores que irão atuar nesse mercado - equipes da administração pública, micro e pequenas empresas sergipanas que irão atender as futuras demandas do setor - a partir do treinamento e capacitação de mão de obra que irá compor esse cenário.

Em conversa entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e o deputado federal Laércio Oliveira, relator da Lei do Gás, foi destacada a importância de buscar parcerias com instituições de ensino que atuem nessa área. 

Dessa forma, foi realizada, na manhã desta terça-feira (16), reunião entre a Sedetec, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e representantes do setor energético e da educação no estado.

O objetivo foi discutir futuras parcerias estratégicas para viabilizar a qualificação dos profissionais que irão compor a mão de obra das empresas que vierem se instalar em Sergipe. 

De acordo com Marcelo Menezes, superintendente da Sedetec, esse preparo se faz necessário para que, com a chegada dessas novas empresas, o estado possa gerar empregos para os próprios sergipanos, não sendo preciso importar mão de obra.

A primeira etapa desse processo será a realização de levantamento para identificar quem são esses profissionais, quais são as demandas e necessidades dessas empresas e como será o treinamento profissional.

Lei do Gás
A Lei nº 14.134 - conhecida como Nova Lei do Gás -, sancionada em abril do ano passado, tem como objetivo abrir o mercado de gás natural, estimulando a concorrência nos diversos elos da cadeia. O arcabouço legal teve relatoria do deputado federal por Sergipe Laércio Oliveira.

Instituto de Petróleo e Gás
Por meio da Universidade do Setor de Petróleo e Gás (Unipb), o IPB dispõe de inúmeros cursos dentro do segmento. É parceiro de empresas como Petrobrás, Carmo Energy e ENEVA.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
18/04/2024  07h23 Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
Senado Federal
16/04/2024  18h30 Sergipe participa de debate sobre impactos no mercado de gás, em Brasília
F5 News/Ilustrativa
16/04/2024  17h56 Vendas do comércio sergipano caíram 0,6%, em fevereiro de 2024
Ricardo Stuckert/PR
16/04/2024  15h11 Mercado Livre investirá R$ 23 bilhões no Brasil
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
15/04/2024  17h39 Governo Federal propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado