Sergipe não aparece entre destinos mais procurados em junho e julho | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe não aparece entre destinos mais procurados em junho e julho
Cadeia produtiva projeta baixo movimento e cobra planejamento antecipado
Economia | Por Will Rodriguez 26/06/2019 10h56 - Atualizado em 26/06/2019 16h21


O estado de Sergipe ficou de fora da lista de destinos brasileiros mais procurados para os meses de junho e julho, segundo uma pesquisa inédita do Ministério do Turismo (MTur). A sondagem apontou os dez locais mais buscados para viagens nacionais durante o período de festas juninas e férias a partir de uma pesquisa feita com duas mil agências de viagens do país. 

Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Natal (RN), todas no Nordeste, lideram o ranking e a principal razão, segundo o levantamento, são as belezas naturais, já que 49% da demanda dos turistas é por destinos de sol e praia. Em seguida vem a procura por atrativos culturais e patrimônio histórico (16%), enquanto viagens a trabalho (10%) e por ecoturismo (9%) ocupam a terceira e quarta posições, respectivamente. Outras três cidades nordestinas, duas na Bahia e uma em Pernambuco, também aparecem na lista. 

Já no caso de Sergipe, apesar de conter todos os atrativos apontados pela pesquisa, nenhuma cidade aparece como opção para a maioria dos turistas. O apontamento da pesquisa é constatado na prática. Embora tenha registrado uma taxa de ocupação superior a 90% no feriadão de São João, a rede hoteleira de Aracaju estima que o mês termine com uma taxa de ocupação média de 50%, a metade do que já chegou a registrar em anos anteriores.

E as projeções da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE) indicam que a reserva de leitos deve cair ainda cerca de 10% no mês de julho, uma situação que preocupa a cadeia produtiva do segmento. "Infelizmente, já largamos na corrida nas últimas colocações, com um evento sem planejamento e com pouca divulgação, muito diferente de destinos como Bahia e Alagoas", disse o presidente da entidade, Antônio Carlos Franco Sobrinho, em entrevista recente ao F5 News. 

Para quem opera no setor, a receita para reverter esse cenário não possui mágica, mas demanda esforço do setor público, assim como dos empresários, que neste ano já articularam ações para promoção do destino e buscaram praticar tarifas mais competitivas. "Você tem que vender o turismo este ano já para o próximo ano, para que os hotéis e bares possam se programar, empresas de outros estados possam vender",  afirmou o vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Seccional Sergipe (Abrasel), Hamilton Santana, ao F5 News no começo do mês. 

Consciente do forte impacto econômico que a atividade turística pode gerar,  o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, enxerga a pesquisa como um balizador das políticas públicas na área. “Precisamos monitorar o comportamento do setor turístico brasileiro e ver se as ações chegam na ponta. O aumento da geração de empregos é realidade comprovada com esta pesquisa. O turismo no centro da agenda econômica proporciona isso”, afirma, ressaltando que a sondagem também apresentou a medição dos estados de origem de cada uma das agências. 

Procurada pelo F5 News, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) disse ter realizado ações que resultaram na lotação dos hotéis da capital sergipana. A pasta cita a divulgação em um shopping da cidade de Salvador (BA), em maio. "No estande montado no centro de compras, além da exposição de artesanatos, degustação de comidas típicas e apresentação de artistas da terra, uma quadrilha junina se apresentou todos os dias mostrando a força de nossa cultura", detalhou.

A Setur também destacou a presença em feiras nacionais de turismo, realizando junto com a ABIH/SE a capacitação de agentes de turismo de várias cidades brasileiras no ano de 2018. A Secretaria também realiza em parceria com as Prefeituras de Aracaju e Estância uma ação promocional levando trio pé de serra e casais caracterizados no tema junino para a sala de desembarque do Aeroporto Santa Maria, "transformando o local em um verdadeiro arraial". 

No mês de Julho, acrescentou a Setur, Sergipe voltará a receber o voo direto para Salvador e até o final do ano há previsão de outro voo para São Paulo (Viracopos), operado pela empresa Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A, através da redução do ICMS do querosene de aviação concedida pelo Governo do Sergipe no último dia 13 de junho.

Mais Notícias de Economia
Igor Matias/Agência Sergipe
19/04/2024  15h32 Custo da construção em Sergipe aumentou 0,4% em março
Comparado com o ano anterior, o custo apresentou um acréscimo de 4,4%
José Cruz/Agência Brasil
19/04/2024  15h05 Sergipe já aportou quase R$ 300 milhões para pagamentos de precatórios
O investimento tem contribuído para reduzir a fila por recebimento desses valores
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
19/04/2024  11h36 Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
18/04/2024  07h23 Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
PL reajusta para R$ 2.259,20 o limite de renda que não precisa pagar o imposto
Senado Federal
16/04/2024  18h30 Sergipe participa de debate sobre impactos no mercado de gás, em Brasília
Discussão aconteceu em celebração aos três anos de vigência da Lei do Gás

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado