Sergipe supera limite de gastos com funcionalismo em 2017, aponta Tesouro Nacional | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe supera limite de gastos com funcionalismo em 2017, aponta Tesouro Nacional
Lei determina que os Estados não podem comprometer mais de 60% das receitas com salários
Economia | Por Will Rodriguez 15/11/2018 07h20


O Governo de Sergipe fechou o ano de 2017 descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) em relação aos gastos com a folha de pagamento. A informação foi divulgada esta semana pela Secretaria do Tesouro Nacional em um relatório detalhando a situação fiscal dos Estados brasileiros.

De acordo com o Tesouro, no ano passado, o Governo sergipano comprometeu 63% das Receitas Correntes com o pagamento do funcionalismo, situação agravada pelo aporte feito para pagamento de pensões e aposentadorias dos servidores, atrelada à perda de receita tributária durante a recessão.

O cálculo da STN é feito com base no Regime de Recuperação Fiscal, criado pelo governo federal ano passado e que prevê o alívio no pagamento da dívida em troca de medidas de ajuste. No entanto, a secretaria observa que há diferença nas metodologias de cálculo das despesas com pessoal, sancionadas pelos Tribunais de Contas estaduais.

“Há diversos critérios de apuração da despesa com pessoal. Nesse sentido, alguns Estados, por exemplo, não consideram em suas despesas com pessoal algumas rubricas importantes, como as despesas com pensionistas, imposto de renda retido na fonte e com obrigações patronais”, afirma.

No caso de Sergipe, pelo cálculo do Executivo estadual, o Governo fechou o ano acima do limite prudencial (46,55%), com a destinação de 49% das Receitas para pagar os salários, e por isso, está sujeito às restrições previstas na LRF.

Ao F5 News, o governo disse que a perspectiva é que o desempenho das contas estaduais seja melhor este ano, mas continua estudando medidas para equilibrar as finanças. “O governo tem trabalhado constantemente no enxugamento da folha, mas existem limites para isso, porém todos os esforços nesse sentido estão sendo realizados”, afirmou o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto. 

Para tentar padronizar as informações, em março deste ano a Secretaria do Tesouro Nacional firmou convênio com os Tribunais de Contas estaduais. O objetivo é que todos os Estados da Federação passem a usar os mesmos parâmetros para atestar o cumprimento, por exemplo, de limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, como os gastos com pessoal. Para a secretaria, a falta de uma padronização dificulta a comparação entre as situações fiscais dos Estados.

As restrições são relacionadas à concessão de reajustes (apenas os aumentos determinados por contratos e pela Justiça são autorizados), à contratação de pessoal (exceto reposição de funcionários na saúde, na educação e na segurança), ao pagamento de horas-extras e à proibição de alterar estruturas de carreiras. Quem estoura o limite máximo também fica proibido de contrair financiamentos, de conseguir garantias de outras unidades da Federação para linhas de crédito e de obter transferências voluntárias.

Mais Notícias de Economia
Agência Brasil
28/03/2024  10h13 Desemprego fica em 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro
Taxa é superior aos 7,5% registrados no trimestre anterior, diz IBGE
Ascom/Emsurb
28/03/2024  07h32 Semana Santa: confira a média de preços dos pescados em Aracaju
Procon orienta sobre cuidados que o consumidor deve adotar na hora das compras
Pixabay
28/03/2024  07h22 Governo Federal prorroga Desenrola Brasil até 20 de maio
Medida provisória com a prorrogação deve ser publicada nesta quinta-feira (28)
Secom/PMA
27/03/2024  19h03 Aracaju é a 2ª capital que mais ampliou investimentos, diz Valor Econômico
A capital sergipana registrou um aumento de 132,7% nos investimentos realizados em 2023
Marcelo Camargo/Agência Brasil
27/03/2024  16h07 Sergipe registra saldo positivo de 1.579 empregos em fevereiro
O saldo é resultado de 11.285 admissões e 9.706 desligamentos registrados no mês

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado