Setor hoteleiro deverá manter boa taxa de ocupação no Pré-caju | F5 News - Sergipe Atualizado

Setor hoteleiro deverá manter boa taxa de ocupação no Pré-caju
Economia 20/01/2014 17h30


Por Sílvio Oliveira

Bahia, Alagoas, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal são os principais polos emissores de turistas para Sergipe, nesta temporada de alta estação. E para garantir que a taxa de ocupação hoteleira continue girando na média dos 90%, o setor aposta na chegada do Pré-Caju, considerada uma das melhores prévias carnavalescas do país.

No hotel Mercure, a ocupação é considerada alta desde o inicio de dezembro e deverá se manter durante o período do Pré-Caju, de 24 a 26 próximos. “Em fevereiro deve haver uma queda. Quem tinha férias já tirou e o turismo corporativo ainda está desaquecido”, afirmou Marcos Schonert, gerente.

Ele acredita que o Pré-caju é um atrativo a mais no final de semana, mas que a taxa de ocupação do hotel continuaria positiva, mesmo que não houvesse a prévia carnavalesca.

Rodrigo Galvão, gerente do Aruanã Eco Praia Hotel, vê o Pré-caju como um atrativo a mais e ressalta que, com a diminuição de quatro dias para três, o empreendimento hoteleiro que gerencia perdeu em ocupação, não só por conta dos hóspedes, mas também pela menor quantidade de pessoas que se hospedam por trabalhar no Pré-Caju, a exemplo das bandas.

Quanto à permanência da alta taxa de ocupação, Rodrigo Galvão é enfático ao afirmar que os preços retornam para a tabela de baixa estação. “Não acredito que a taxa permaneça alta. Deve ter uma queda, mas podemos também nos deparar com uma boa ocupação”, afirmou.

Turismo de eventos e de lazer

Em janeiro, o público que aquece o setor hoteleiro de Sergipe é aquele que vem com a família, o companheiro, que está de férias e quer conhecer uma novidade, ou seja, o turismo de lazer. Também se inserem nessa perspectiva os meses de  junho (festejos juninos) e julho (férias escolares). O que impulsiona o setor nos outros meses é o turismo corporativo ou o turismo de negócios, principalmente de funcionários que vêm ao estado por conta do trabalho em empresas petroquímicas da região, ou por conta de feiras e eventos. “Temos um turismo de lazer muito sazonal, um feriado, uma temporada, o São João. Para turismo de lazer temos o mês de junho, o final de ano depois do natal, janeiro, carnaval e os feriados prolongados”, disse Carlos Henrique, gerente do hotel Radisson e integrante da Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH/SE).

Carlos Henrique Dutra avalia que o ano de 2012 foi um dos melhores para o turismo nacional, e para Sergipe não foi diferente. Já em 2013 os investimentos foram menores. “No ano de 2011 para 2012 tivemos um crescimento de 20% no setor hoteleiro e em 2013 tivemos uma queda. Mas em 2014 a esperança é de crescermos ainda mais para chegarmos ao patamar do ano de 2012”, destacou.

Foto: Emsetur

 

Mais Notícias de Economia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
19/04/2024  11h36 Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Diferença entre rendimentos é a menor já registrada, mostra IBGE
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
18/04/2024  07h23 Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
PL reajusta para R$ 2.259,20 o limite de renda que não precisa pagar o imposto
Senado Federal
16/04/2024  18h30 Sergipe participa de debate sobre impactos no mercado de gás, em Brasília
Discussão aconteceu em celebração aos três anos de vigência da Lei do Gás
F5 News/Ilustrativa
16/04/2024  17h56 Vendas do comércio sergipano caíram 0,6%, em fevereiro de 2024
Comparado ao mês de fevereiro em 2023, houve um crescimento no setor de 11,0%
Ricardo Stuckert/PR
16/04/2024  15h11 Mercado Livre investirá R$ 23 bilhões no Brasil
A expectativa é de que o quadro da empresa no país chegue a 30 mil funcionários

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado