Setur discute diretrizes durante Fórum
Evento reúne segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo no Estado Economia 08/06/2011 16h43Aconteceu na manhã dessa terça-feira, 7, no auditório do Hotel Parque dos Coqueiros, a 18ª reunião ordinária do Fórum Estadual do Turismo de Sergipe (Fortur/SE). O evento contou com a participação de vários segmentos que compõe a cadeia produtiva do turismo no Estado.
Na abertura, o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha Filho, explicou aos presentes todos os projetos e ações da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) para os próximos quatro anos. De acordo com Elber, a política de estruturação do turismo em Sergipe será feita com a participação de todos que fazem parte da cadeia produtiva do turismo. "Este debate serve para que possamos evoluir cada vez mais nossos projetos, a partir de sugestões de quem vivencia o turismo em nosso Estado", disse.
Dentre os projetos apresentados, o secretário Elber Batalha deu destaque ao projeto de interiorização do turismo, com ênfase no resgate da sergipanidade. "Uma das metas do governador Marcelo Déda é fazer com que os sergipanos tenham orgulho de nossa terra, que passem a conhecer nossos destinos turísticos e sejam propagadores de nossas belezas e de nossos roteiros", espera.
O evento foi aberto a participação de faculdades, municípios e entidades que direta ou indiretamente trabalham com o turismo. A professora da Unit, Luciana Rodrigues, parabenizou a Setur pelo projeto de interiorização do turismo em Sergipe. "Fico muito feliz com a informação sobre a valorização do turismo interno", disse. Já a representante do município de Canindé de São Francisco, Ruth Rodrigues, lembrou dos tempos em que morou fora do estado ao também parabenizar o projeto. "Eu não fui criada a apreciar um pinico, uma colher, como vi muito na época que morei em Minas Gerais. Lá eles dão valor a tudo que é produzido por eles. Este projeto veio em uma excelente hora. Canindé agradece o apoio do governo em nossos projetos para o crescimento do turismo no município", falou.
O secretário-adjunto, José Roberto Lima, falou sobre a construção e escolha de Sergipe para ser o um Centro de Treinamento para a Copa de 2014. "Para nós, será um grande desafio, mas com projeções futuras de incremento no turismo. A chegada de um interlocutor direto com o governo só contribuiu para o desenvolvimento do turismo em Sergipe", ressaltou.
Já a representante da Fundação Municipal do Turismo (Funcaju), Tanit Bezerra, além de também explanar as ações da fundação, destacou a parceria com a Setur e a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). "A parceria com a Funcaju/Emsetur é antiga. Especificamente agora para o São João estamos juntos na maioria de nossos produtos. É de suma importância para o incentivo da cultura e do turismo que os órgãos tenham esta afinidade", disse.
Expectativa de alta também para inflação, dólar e selic
Apesar da alta, valor médio da cesta básica na capital sergipana foi o menor entre as capitais pesquisadas
Márcio Rocha acredita na manutenção do crescimento, também pela via dos Serviços
Rodrigo Rocha defende um planejamento estruturado e de longo prazo como estratégia