Shoppings centers e galerias poderão reabrir a partir do dia 14 | F5 News - Sergipe Atualizado

Shoppings centers e galerias poderão reabrir a partir do dia 14
Desta quinta, 6, até o próximo dia 13 só poderão funcionar Drive Thru e Delivery 
Economia | Por F5 News 05/08/2020 19h00 - Atualizado em 06/08/2020 08h19


Após reunião do Comitê Gestor de Retomada Econômica - Cogere - de Sergipe, foi definido que, a partir do próximo dia 14, os shoppings centers, galerias e centros comerciais poderão reabrir ao público, no entanto, com algumas condições, inclusive ocupação máxima de  50%. A partir desta quinta-feira (6) até o dia 13, esses estabelecimentos estão autorizados a funcionar apenas nos sistemas Drive Thru e Delivery.

Em entrevista coletiva no Palácio dos Despachos nesta quarta (5), o governador Belivaldo Chagas afirmou que, levando em consideração que o plano de retomada econômica prevê a tomada de decisões sobre a mudança da primeira fase (laranja) para a segunda (amarela), na prática isso se dará a partir do dia 13, quando a equipe deve voltar a se reunir para avaliar os resultados e discutir a reabertura ou ampliação de demais setores, como restaurantes, lanchonetes, sorveterias, bares e atividades religiosas.

"No Plano se espera 14 dias para mudança de uma fase para outra. Resolvemos que não teríamos a flexibilização no sentido de haver a antecipação do que está previsto de reabertura de setores da segunda fase antes do período, de que essa reabertura fosse, portanto, de forma presencial. Estamos cumprindo o Plano para que não haja problema com a Justiça, não passamos de imediato para a bandeira amarela porque não há autorização para funcionamento dos shoppings com pessoas circulando até o dia 13", disse Belivaldo. 

Desta quinta até o próximo dia 13, shoppings e galerias estão autorizadas a fazer reabertura apenas via sistema Drive Thru e Delivery. Não será permitido acesso de clientes ao interior dos estabelecimentos e, quanto aos shoppings, devendo realizar o serviço apenas nas áreas dos estacionamentos. Segundo a Resolução, também deverá haver identificação de distanciamento e evitada qualquer forma de aglomeração, orientando os condutores e passageiros a não saírem dos veículos para coleta das mercadorias.

A partir do dia 14, fica permitida a presença de pessoas, no entanto, cumprindo protocolos sanitários, a exemplo da limitação de 50% de ocupação, distanciamento mínimo de 5 metros entre as pessoas na área interna das lojas e distanciamento na área de circulação. Quanto aos shoppings ainda estará proibido o funcionamento das praças de alimentação, áreas de lazer, agências bancárias, casas lotéricas, Ceac e academias, atividades que ainda estão previstas para serem analisadas na terceira fase. Neste período, foi autorizado o comércio de ordem geral, como artigos de vestuários e acessórios, lojas de departamento e magazines, lojas de variedades, comércio de suvenires, bijuterias e artesanatos etc. 

Fechados desde março, os shoppings centers são exemplos de segmentos comerciais que devem continuar encolhendo mesmo após a reabertura. Um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) aponta que nos cinco centros de compras de Sergipe pelo menos 165 das 826 lojas encerraram as atividades em definitivo até o mês de junho. O setor emprega mais de 26 mil trabalhadores no estado, direta e indiretamente.

De acordo com Belivaldo, a decisão de não fazer a reabertura presencial dos shoppings também tem a ver com a possibilidade de superlotação, tendo em vista o Dia dos Pais, comemorado neste domingo. "É melhor ter cautela e prudência para poder avançar", disse na coletiva. 

Sobre o retorno das creches, o governador informou que ainda não há uma definição e que não há condições para tal até o final de setembro, no entanto, a partir da primeira semana de outubro deve discutir a possibilidade de liberar os estudos presenciais para os alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública diante da proximidade do Enem.

Ainda segundo o governador, a perspectiva é que no final de agosto haja possibilidade de discussões sobre a retomada de serviços incluídos na terceira fase, a exemplo das academias. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Economia
Igor Matias/Agência Sergipe
19/04/2024  15h32 Custo da construção em Sergipe aumentou 0,4% em março
José Cruz/Agência Brasil
19/04/2024  15h05 Sergipe já aportou quase R$ 300 milhões para pagamentos de precatórios
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
19/04/2024  11h36 Renda dos 10% mais ricos é 14,4 vezes superior à dos 40% mais pobres
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
18/04/2024  07h23 Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
Senado Federal
16/04/2024  18h30 Sergipe participa de debate sobre impactos no mercado de gás, em Brasília

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado