UFS informa desligamento de ar condicionado nos campi para economizar | F5 News - Sergipe Atualizado

UFS informa desligamento de ar condicionado nos campi para economizar
Medida entra em vigor na próxima segunda (4) e busca enfrentar cortes no orçamento
Economia | Por Monica Pinto 02/07/2022 07h40

A Universidade Federal de Sergipe informou em seu perfil nas redes sociais a publicação de uma normativa que estabelece medidas de contenção de despesas com energia elétrica. A UFS atribui a decisão ao “agravamento da situação orçamentária recorrente do bloqueio e corte de recursos”

A principal medida determina que sejam desligados os equipamentos de ar condicionado a partir da próxima segunda-feira (4), com vigência “enquanto durar a situação de restrição orçamentária”.

“Fica restrito o uso do ar condicionado em todos os campi e unidades da universidade nos três turnos do dia, incluindo as unidades acadêmicas e administrativas”, diz a publicação da UFS, que completa: “Para minimizar os efeitos da falta de climatização, as janelas e portas das salas de aula, quando possível, deverão ser mantidas abertas”.

A providência confirma a declaração feita pelo Pró-Reitor de Planejamento da UFS, Sérgio Sávio, em entrevista coletiva no dia 20 passado, para explicar o quadro preocupante no qual se vê imersa a instituição, em meio ao corte orçamentário sobre todas as universidades e institutos federais do país.

 “Estamos verificando medidas para realmente economizar nos gastos e prolongar o funcionamento da universidade. Os editais que estavam em andamento foram suspensos, além das viagens a campo, estamos fazendo de tudo para economizar e manter o campus funcionando”, disse ele, conforme F5News registrou.

O cenário adverso ao extremo foi alvo de alerta por parte do reitor da UFS, Valter Santana: “se não houver uma reversão no caso, só iremos conseguir manter as aulas presenciais até dezembro”.

Ele dimensionou ainda o impacto sobre os estudantes. “Estamos nos esforçando ao máximo para a situação não chegar aos alunos, porém começa a apertar um pouco e infelizmente eles sentirão esse impacto, pois os nossos sistemas de condução, e até o restaurante da universidade, que disponibiliza alimentação por R$ 1, serão muito afetados”.

Leia também:

UFS tem bloqueio de mais de R$ 15 milhões no orçamento de 2022

 

Mais Notícias de Economia
Apple Lab Senac Sergipe/Senac/SE/Reprodução
16/08/2022  13h00 Sergipe irá contar com curso na área de Inteligência Artificial
Agência Sergipe/Reprodução
16/08/2022  11h06 Sergipe estuda como qualificar mão de obra para setor de petróleo e gás
Fernando Frazão/Agência Brasil
16/08/2022  09h56 Auxílio Taxista começa a ser pago com parcela dobrada
Faese / Senar / divulgação
15/08/2022  17h00 Feira Agropecuária do Estado de Sergipe acontece de 17 a 21 de agosto
Governo de São Paulo/Reprodução
15/08/2022  16h35 São Paulo marca leilão do Rodoanel Norte para janeiro de 2023