Editorial
Para não enxugar gelo no combate à dengue
Todos têm a tarefa de evitar propagação do Aedes Aegypti
Editorial | Por Monica Pinto 08/06/2019 15:00 - Atualizado em 09/06/2019 10:21

Esta semana, a Vigilância Sanitária de Sergipe fez o alerta de que o estado está perigosamente próximo de enfrentar uma epidemia de dengue, com quase 1700 casos notificados, dos quais 456 já confirmados por exame laboratorial. O órgão acredita, porém, que haja subnotificação, o que revela um panorama ainda mais preocupante, como mostrou F5News em reportagem

O fato é que, entre os casos confirmados, a doença disseminada pelo mosquito Aedes Aegypti já matou cinco crianças em Sergipe este ano e pode ter levado ainda mais uma, cuja causa mortis está sob análise, para confirmar ou não se foi - de novo - a dengue. É um sofrimento imensurável vivido por essas famílias, exclusivamente pela propagação do vetor sem qualquer controle. 

Nesse sentido, são muito bem vindos os esforços conjuntos de Estado e Municípios, com estratégias traçadas em uma reunião também esta semana, entre as quais promover ações educativas nas escolas, de modo a fazer de seus respectivos alunos agentes multiplicadores da necessidade de todos se unirem no combate ao Aedes Aegypti. É preciso lembrar que o mosquito transmite também chikungunya, zika e a febre amarela urbana. 

Obviamente que os poderes públicos precisam cumprir sua missão, com o recolhimento apropriado de resíduos domésticos e com a passagem dos carros fumacê, por exemplo. Agora, se parte da população insistir em deixar nos seus quintais verdadeiros criadouros do mosquito transmissor da dengue, qualquer iniciativa será equivalente ao que prega a expressão popular: enxugar gelo. A próxima vítima pode ser o vizinho, você ou alguém de sua família. 

 

Mais Notícias de Editorial
 Que sua festa só tenha explosão de alegria
20/06/2019 13:00 Que sua festa só tenha explosão de alegria
Cuidados no manuseio de fogos evitam acidentes
Um gás na esperança
17/06/2019 13:20 Um gás na esperança
Capa do Estadão destaca campos descobertos em Sergipe
Animais domesticados: grandes companheiros de jornada
03/06/2019 16:30 Animais domesticados: grandes companheiros de jornada
Benefícios da interação com humanos são diversos e comprovados
Quando a boa intenção produz uma péssima ideia
25/05/2019 14:50 Quando a boa intenção produz uma péssima ideia
Evento para estimular adoção em MT gera polêmica
Clautenis José dos Santos poderia ser você
09/04/2019 20:00 Clautenis José dos Santos poderia ser você
Sociedade aguarda ansiosa pelas respostas da Segurança Pública
Veja Mais