“A motivação, a confiança e a força de vontade são fundamentais” | F5 News - Sergipe Atualizado

“A motivação, a confiança e a força de vontade são fundamentais”
Aconselha multicampeão pan-americano de Tênis de Mesa
Entretenimento 14/04/2012 12h10


Por Márcio Rocha

Hugo Hoyama é o maior vencedor de medalhas de ouro de jogos Pan-americanos que o Brasil produziu em toda sua história no esporte. O multicampeão esteve em Sergipe durante esta semana, para participar da Copa Brasil de Tênis de Mesa, evento realizado no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju. O atleta, citado inclusive em séries internacionais de TV  como um dos maiores esportistas do mundo, conversou com o F5 News sobre carreira, esporte e sua vida. Confira a entrevista especial com o detentor de dez medalhas de ouro no Pan, sendo a mais recente conquistada no ano passado em Guadalajara.

F5 News - Por que a vinda a Sergipe?

Hugo Hoyama – Eu vi que, em meu calendário, teria tempo para disputar uma etapa da Copa Brasil. Quando me certifiquei que era em Aracaju, decidi vir, pois é bom vir disputar torneios no nordeste e em especial nessa cidade tão prazerosa.

F5 News - Como avalia sua participação no evento?

HH – Isso ajuda bastante a divulgar o esporte como um todo. Quero ajudar a divulgar para a criançada da região o esporte. O intuito é fazer com que os praticantes se atraiam mais e os que não conhecem se tornem novos adeptos.

F5 News  - Qual seu conceito sobre o Tênis de Mesa em nível nacional?

HH – O Tênis de Mesa vem crescendo bastante. O exemplo é Aracaju mesmo. Da última vez que eu vim jogar aqui, em 2010, eu percebi o quanto o esporte cresceu em Sergipe. Isso se reflete em nível de Brasil. O número de pessoas aumenta muito a cada ano. E isso é o que importa: ver o crescimento do esporte. O Tênis de Mesa aumentou o número de atletas não apenas nos clubes, mas também nas escolas. A região sudeste ainda é o maior celeiro de atletas e de prática do esporte, mas o Tênis de Mesa cresce a cada dia no Brasil como um todo.

F5 News - Qual sua opinião sobre o nível técnico do Tênis de Mesa Brasileiro em proporções internacionais?

HH - Crescemos muito. Temos atletas se destacando em várias categorias, desde o infantil, juvenil, até a adulto, com grandes nomes levando o Brasil com potencial para o exterior. Ficamos em quarto lugar no campeonato mundial por equipes, em nossa divisão. Sempre fomos respeitados lá fora. Agora,estamos crescendo e nos colocando como potência do esporte. O Tênis de Mesa brasileiro passou a figurar definitivamente entre os melhores quando aparecemos o Cláudio Kano, o Thiago Monteiro e eu. Isso fez com que uma garotada despontasse no esporte, trazendo títulos e disputando campeonatos mundiais com garra e vontade.

F5 News - Em se falando em Cláudio Kano, lembramo-nos do acidente que o vitimou fatalmente em 1996. O que mudou em sua vida depois disso, tendo que carregar sobre si todas as esperanças do esporte à época?

HH – Foi difícil. A perda de um grande amigo, como se me fosse um irmão. O Cláudio era um grande jogador, dedicado e meu parceiro. Foi duro suportar a perda do amigo. Entretanto, coloquei na cabeça que faria por mim e por ele, pois sempre foi seu objetivo. Se o Cláudio estivesse aqui, estaria batalhando pelo esporte, como sempre fez. Tenho certeza que ele continua ajudando de alguma maneira, pois encontrei ainda mais força e capacidade pra seguir.

F5 News - Qual o segredo para figurar por mais de 20 anos entre os melhores atletas do mundo, inclusive sendo lembrado na série The Office* como tal?

HH – A motivação, a confiança e a força de vontade são fundamentais para um bom desempenho. Mas a coisa mais importante, o que sempre digo à garotada com quem trabalho, é colocar objetivos no esporte. Nunca treinei para ver onde podia chegar, sempre treinei para chegar ao lugar. Para chegar e vencer. Contudo, meu maior objetivo, desde criança, era dar orgulho aos meus pais. Hoje estou com 42 anos e continuo fazendo isso. Ver a família feliz com isso me dá motivação para seguir lutando.

F5 News – Hugo Hoyama é considerado o maior ícone do Brasil em jogos pan-americanos. De que maneira lida com essa questão?

HH – Eu acho bacana ter esse reconhecimento, pois foram mais de 35 anos de treinamento constante para buscar sempre o melhor para meu país. Eu sinto muito orgulho de ser brasileiro. Não é fácil participar de competições ao longo de tantos anos, muito menos conquistar dez medalhas de ouro nos jogos Pan-americanos. São 26 anos de seleção brasileira, participando de várias competições em todo o mundo. Pra mim, isso é motivo para dar exemplo para as novas gerações, essa garotada que vem aí e estará em breve brilhando no topo do Tênis de Mesa mundial.

F5 News - Em Sergipe, o Governo do Estado está desenvolvendo escolas de esportes. Outros atletas desenvolvem trabalhos sociais com crianças e adolescentes. Qual o trabalho de Hugo Hoyama para o crescimento da sociedade?

HH – Desde o ano passado, nós estamos em atividade com o Instituto Hugo Hoyama, pra promover a integração social através do esporte. Temos um projeto no instituto que trabalha a implantação do Tênis de Mesa nas escolas. Para dar as condições de prática do esporte, o instituto dará todo o material para as escolas proverem as aulas. O que queremos é formar, na garotada, cidadãos disciplinados e dedicados, pois o esporte formula uma sociedade melhor, mais concentrada e mais inteligente. Quando eu comecei, meu técnico me exigia que tivesse boas notas na escola, pois o atleta não pode ser displicente. A criança deve ser não só dedicado ao esporte, bem como um bom aluno.

F5 News – Hoje está mais fácil a integração entre os praticantes do esporte?

HH – Antigamente era muito dispendioso. Só nos falávamos por telefone em vários cantos do Brasil e isso era muito caro. Hoje, com a internet e as mídias sociais em evidência, ficou muito mais fácil promover a integração dos mesatenistas e o intercâmbio de atletas. Manter a comunicação é fundamental para criar boas relações.

F5 News – Qual a importância do esporte para a formulação de uma sociedade?

HH – O esporte faz com que a pessoa se dedique e se foque nos objetivos. Forma cidadãos mais capazes de lidar com as mais diversas situações. Também, por meio do esporte, temos uma juventude mais sadia e crianças mais disciplinadas. Investir no esporte é investir na cidadania das futuras gerações. Um atleta disciplinado e concentrado é um ser humano muito melhor em toda sua vida.

F5 News – Hugo Hoyama por Hugo Hoyama?

HH – O Hugo Hoyama é um brasileiro japonesinho que gosta muito do esporte, é louco pelo Tênis de Mesa, dedicado a fazer fortalecer o esporte e crescer o Tênis de Mesa. Hugo Hoyama é um cara comum, que é atleta. Um atleta que gosta de ensinar, para ver o esporte crescer e se difundir.

 

*Hugo Hoyama é citado no oitavo episódio da quarta temporada da série norte-americana The Office, como um dos maiores atletas do mundo, exemplo de dedicação, quando o personagem Dwight menciona o seu nome. A citação vem de seu criador Ricky Gervais.

Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação
15/04/2024  19h08 Estande de Sergipe na WTM Latin America 2024 destaca sergipanidade
Visitantes têm a experiência de imersão pelas belezas naturais, cultura e gastronomia
Divulgação
15/04/2024  12h30 Academia da Berlinda celebra duas décadas com turnê e lançamentos
Grupo pernambucano também promete lançamento de dois novos álbuns
Divulgação
13/04/2024  09h56 Obra escrita por Antônio Camilo retrata trajetória do cronista esportivo Magá
Ele é considerado o maior nome da crônica esportiva de Sergipe
Divulgação
12/04/2024  09h51 Mudança: “Aproveite a Festa” será no teatro Tobias Barreto
Espetáculo com humorista Flávio Andradde acontecerá nesta sexta-feira (12)
Reprodução
11/04/2024  18h37 Paramount anuncia novo filme da franquia Todo Mundo em Pânico
Iniciada nos anos 2000, a franquia arrecadou mais de US$ 270 milhões mundialmente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado