A natureza sergipana é tema da Revista Cumbuca | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
A natureza sergipana é tema da Revista Cumbuca
Publicação da Editora do Estado já está disponível; veja os destaques
Entretenimento 19/06/2019 10h28


A 23ª edição da Revista Cumbuca publicada pela Editora Diário Oficial de Sergipe - Edise já está disponível. Tratando sempre de assuntos diversos possíveis, a Revista assume a responsabilidade ímpar para com as múltiplas ramificações sociais. O editor e a produtora, Amaral Cavalcante e a jornalista Cândida Oliveira, respectivamente, seguem o ritmo acelerado das pautas que preenchem o cotidiano de Sergipe.

Nesta edição, a natureza sergipana é destaque. Com texto do jornalista Hugo Sidney e fotografias de Marcos Rodrigues o trabalho de pesquisa desenvolvido por eles enaltece uma nova percepção sobre a natureza sergipana, tema extremamente pertinente na atualidade. “Dessa vez, a capa da Cumbuca apresenta o Guigó-de-Sergipe, um primata que até 1999 era desconhecido pela ciência e que só é encontrado em terras sergipanas”, explica o editor da revista, Amaral Cavalcante.

O artista plástico Antônio da Cruz, com o seu texto ‘Alguém que continua entre nós’, fala da exposição que homenageia o saudoso poeta Araripe Coutinho. A mostra comemorou os 50 anos de nascimento do poeta. O jornalista Yago Andrade apresenta em seu artigo projetos que movimentam a cena artística e cultural na Praia de Atalaia - Cinelândia, a exemplo dos ensaios da ‘Rural do Forró’ e o ‘Som de Calçada’.

O jornalista e fotógrafo Matheus Brito traz um pouco da dura realidade da comunidade LGBTQ+, sublinhando as travestis e transexuais, que, lidando com clientes de várias classes sociais e agressões físicas numa noite, iniciam o dia numa roda do sagrado feminino, um grupo que busca bem-estar e ancestralidade.

O poeta Estácio Bahia também contribui com a produção da Revista, apresenta suas poesias. O radialista e pesquisador Paulo Correa homenageia o cantor e compositor Jackson do Pandeiro, que se estivesse vivo completaria 100 anos dia 31 de agosto de 2019.  Paulo Correa trata também da contribuição de Sergipe na obra do artista. “Sergipe tem uma importante contribuição na obra de Jackson do Pandeiro. E esse elo atende pelo nome de João Mello”.

Todos sabem que os sebos literários de Aracaju são famosos por sua qualidade e quantidade, e o pesquisador e fotógrafo André Teixeira, traz em sua matéria curiosidades acerca dos sebos e suas experiências ante os passeios pela capital sergipana em busca de livros dos mais diversos. “Os sebos são bóias salva vida nesse mar tempestuoso e sombrio de ataque ao conhecimento e de fomento explícito à incultura que se constrói em boa parte do planeta”, afirma André.

Fazendo uma analogia à mitologia grega, Lúcio Prado aborda as artes esculpidas por Zeus, escultor sergipano que tem suas obras espalhadas pelo mundo. Estas obras ímpares extrapolam as fronteiras de Sergipe e do Brasil, colocando-o no patamar dos maiores nomes das artes visuais na atualidade. “Zeus trafega da obra artística para a referência da cultura que a nação nordestina tem na alma, como herança e como identidade”, diz Lúcio Prado.

E como desfecho dessa edição, Jorge Carvalho do Nascimento, historiador sergipano, narra um pouco sobre a história de quatro intelectuais católicos, como Manoel Cabral Machado, José Amado Nascimento, José Silvério Leite Fontes e Luiz Rabelo Leite, que contribuíram para engrandecer a cultura do Estado.

Para o presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe, Ricardo Roriz, a revista Cumbuca logra em seu prestígio à cultura sergipana, e realça importantes abordagens sociais. “Nesta edição, em especial, houve uma diversidade temática, que já é esperada na Cumbuca, pois além de divulgar estes assuntos pouco notados, de fato ensina um pouco mais. Tenho isso como de extrema importância para o desenvolvimento cultural”.
 

Fonte: Ascom Edise

Mais Notícias de Entretenimento
Assessoria de Comunicação
17/04/2024  11h24 Sesc Socorro promove o ‘Sabadou’ com feijoada no próximo sábado (20)
Primeira edição do evento terá a animação da Banda Sambalê e atividades recreativas
reprodução/TV Globo
17/04/2024  07h11 Davi confirma favoritismo e é campeão do BBB 24
Vítima de racismo e perseguições dentro do BBB 24, baiano conquistou o público
Orsse
16/04/2024  19h00 Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta Festival Tchaikovsky em Aracaju
Ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Atheneu a preços populares
Fabio Cunha/Divulgação
16/04/2024  18h11 Edson Gomes, Bell Marques e Xandy Harmonia estão na programação do CarnaTobias
A edição de 2024 ocorre no próximo final de semana, na cidade de Tobias Barreto
Reprodução
16/04/2024  16h09 BBB 24: Davi diz querer filho homem, para “ensinar guri a ser macho”
Davi Brito foi novamente acusado de machismo nas redes sociais após o comentário

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado