Aluno deficiente da rede estadual vence Corrida Tiradentes | F5 News - Sergipe Atualizado

Aluno deficiente da rede estadual vence Corrida Tiradentes
Entretenimento 24/04/2013 09h24


Aluno do Colégio Estadual Dom Luciano, Danilo Silva Serrano, foi o vencedor da quarta edição da Corrida Universidade Tiradentes, na categoria pessoas com necessidades especiais/deficientes visuais, promovida pela instituição de ensino superior no último domingo, 21. Participaram da competição cerca de 700 atletas, entre jovens, adultos e idosos de Sergipe e de outros estados do Nordeste. Com esta vitória, o esportista agrega mais um troféu para sua coleção, tendo sempre o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed) nos treinos e nas competições.

O rapaz, hoje com 19 anos, pratica o atletismo desde os 11, depois de uma rápida passagem pela natação. "O esporte é a minha vida. Quero viver disso e correr até os meus 90 anos", sonha o garoto, que tem planos de participar das Paralimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. "Vou focar nisso. Meu sonho é entrar na Seleção Brasileira de Atletismo para Deficientes Visuais e fazer parte da delegação que vai representar o Brasil nas próximas Paralimpíadas", projeta Danilo.

Entre as vitórias mais representativas, Danilo tem o bronze nos 100m e 400m das Paralímpiadas Escolares de 2012 e também chegou em terceiro lugar nos 400m da mesma competição em 2011. Em sua opinião, o apoio da Secretaria tem sido fundamental para os resultados. "A Seed tem dado todo o suporte nas viagens, como passagens, hospedagem, alimentação e fardamento. Além disso, disponibiliza o professor, que é o nosso técnico, nosso amigo e nosso maior incentivador", reconhece o atleta.

Vida normal

Danilo é o caçula de quatro filhos da dona de casa Maria de Fátima. Ela conta que o garoto nasceu prematuro após cinco meses e meio de gestação. A deficiência visual total é consequência da prematuridade do nascimento. Mas, segundo a mãe, a condição especial nunca foi um obstáculo para o filho.

"Danilo não foi criado para ficar em casa lamentando pela condição dele. Ele foi criado para brincar, estudar e se comportar como uma criança com a visão normal. Tanto que ele nunca reclamou do fato de não poder enxergar. Isso nunca foi problema para ele. E a família sempre se empenhou para que ele levasse uma vida normal", conta dona Maria de Fátima, que admitiu vibrar de alegria a cada vitória do garoto.

Alegria, foco e determinação

O atleta agora se prepara para a Corrida dos Trabalhadores, que acontece no dia 1º de maio, em Nossa Senhora do Socorro, e para a 1ª Corrida de Prevenção contra a Cegueira, também no mês de maio.
O jovem é treinado pelo professor de educação física da rede estadual, Antônio Ferreira de Melo. Os exercícios acontecem na Praça da Juventude, no bairro Augusto Franco, três vezes por semana. Além de Danilo, outros 14 alunos da rede participam do treinamento em atletismo adaptado. Entre eles, deficientes visuais, físicos e mentais.

Através de uma parceria, os garotos irão treinar em um local ainda mais adequado. "A Seed, através do seu Departamento de Educação Física, fechou uma parceria com a Universidade Federal de Sergipe para que os treinos possam acontecer na pista de atletismo da UFS,  local ideal para essa modalidade" revelou o professor.

Ainda segundo o técnico, Danilo se destaca no grupo pela alegria contagiante. "Sua principal qualidade é a alegria, a descontração. Ele diverte a todos. Não existe tempo ruim com o Danilo. Ele serve como inspiração para mim e para os outros atletas, pois além do espírito esportivo e do bom humor, Danilo tem foco e determinação nos treinos e nas competições", elogia o técnico.

Fonte e foto: ASN

Mais Notícias de Entretenimento
Redes Sociais/Reprodução
19/04/2024  16h17 Lagarto comemora 144 anos com shows de Bell Marques e Durval Lellys
O evento, que terá início às 21h, contará com shows de grandes nomes da música
Divulgação
19/04/2024  16h00 Sarauzin acontecerá dia 18 de maio no Museu da Gente Sergipana
Balada conceito do Clube, 30ª edição do evento terá o tema “São João Caipira”
Agência Sergipe
19/04/2024  16h00 Pôr do Som: confira a programação deste sábado (20) e domingo (21)
Evento segue animando os finais de semana de abril na Orla Pôr do Sol, em Aracaju (SE)
Divulgação
19/04/2024  11h58 Raquel Diniz e Saulo Ferreira Celebram a Música de Milton Nascimento
Apresentação acontecerá nesta sexta (19), no Café da Gente Sergipana
Vilella Produções
18/04/2024  19h40 Confira a programação cultural da Vilella Produções para o mês de maio
Sergipanos terão uma variedade de espetáculos para encantar e divertir a família

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado