Cultura
Biblioteca homenageia o centenário do poeta sergipano Santo Souza
Exposição mostra histórias e obras fundamentadas no Orfismo, que trata de temas sacros
Entretenimento 12/01/2019 08:20

Com o objetivo de valorizar a  história da literatura popular sergipana, a Biblioteca Municipal Clodomir Silva, unidade vinculada à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realiza mais uma exposição do ‘Prazer em Conhecer’, que homenageia, neste mês, o centenário do poeta sergipano ‘Santo Souza’. A mostra foi iniciada na quarta-feira (9), com uma exposição repleta de histórias e obras de José dos Santos Souza.  

‘Santo Souza’ nasceu em 1919 no município sergipano de Riachuelo. Escreveu pequenos versos aos 10 anos de idade. Aos 17 anos passou a residir em Aracaju. A sua poesia é fundamentada no Orfismo, que trata de temas sacros, o bem e o mal da natureza humana. Através dessa corrente, seus versos buscam mostrar as condições humanas, as divindades e os heróis mitológicos, criando um elo entre o passado e o presente.

“Ele era um grande poeta e o temos como patrono do nosso auditório, então, é outro motivo para homenageá-lo. Nós temos todas as obras dele e buscamos sempre ter cuidado com as histórias nelas escritas. Ele completaria 100 anos, por isso, além de homenageá-lo como poeta, nós também homenageamos o seu centenário. Toda a homenagem é merecida por ele ter sido tão significativo para a literatura sergipana”, destacou a coordenadora da Clodomir Silva, Fabiana Bispo.

A aposentada Maria Ferreira comenta que frequenta constantemente a Clodomir Silva e acha essencial esse trabalho da biblioteca que exalta escritores da literatura sergipana. “Eu, particularmente, não sabia que Santo Souza era tão importante, que era autodidata e que tinha tantas obras publicadas. Achei super bacana essa história de vida e arte exposta aqui. Precisamos conhecer mais as nossas histórias e aqui oportuniza isso”, considerou. 

A biblioteca Clodomir Silva fica localizada na rua Santa Catarina, nº 314, no bairro Siqueira Campos, e está aberta para receber as escolas. A unidade vinculada à Funcaju conta com mais de 20 mil livros, gibiteca e cordelteca. Para visitar em grupo a exposição e participar dos projetos é necessário fazer um agendamento através do telefone (79) 3179-3742.

 

Fonte: Ascom Funcaju

Mais Notícias de Entretenimento
19/03/2019 11:10 Sesc lança palco giratório com espetáculos em todo o país
18/03/2019 15:50 CineMaterna apresenta ‘Capitã Marvel’ em sessão especial
Longa-metragem é a próxima atração do projeto no Shopping Jardins
18/03/2019 10:45 Forrozão da Sergipe: liberada a venda de ingressos do 1º lote
16/03/2019 06:44 Forrozão da Sergipe: reunião define esquema de segurança e logística
Evento acontece no dia 4 de maio e abre os festejos juninos do Estado
15/03/2019 17:35 Evento “Komboio” chega a Aracaju e reúne interessados no tema
Grupo de viajantes de Kombi compartilham suas experiências