Centro Cultural de Aracaju recebe Exposição Kokife de Mário Grangeon | F5 News - Sergipe Atualizado

Cultura
Centro Cultural de Aracaju recebe Exposição Kokife de Mário Grangeon
A mostra apresenta mais de 90 peças até o dia 30 de julho
Entretenimento | Por Agência Aracaju 17/07/2019 10h04


A Prefeitura de Aracaju inaugurou a exposição “Kokife: objetos e coleções - da concepção a criação do artista”, do português Mário Grangeon Carcomo Lobo, no Centro Cultural da capital, equipamento vinculado à Fundação Cultura de Aracaju (Funcaju). A mostra, instalada no Museu Cidade de Aracaju, traz um acervo rico tanto no valor cultural, quanto no valor histórico de suas peças.  

A exposição apresenta mais de 90 peças, incluindo objetos colecionados e quadros pintados com a arte da pirogravura, uma técnica que utiliza o fogo e projeta um desenho em couro ou madeira. Nesse tipo de arte é muito comum encontrar o desenho cru, que é a madeira com o desenho em preto. Um diferencial da pirogravura de Kokife são os pigmentos coloridos, incomum nesse tipo de arte, que dão uma performance diferenciada as telas.

É impossível não se admirar e se encantar com a técnica única do artista. Outro fator interessante é que todas as suas peças são únicas e ele não titula as suas obras, pois vê a pintura como algo espiritual e não comercial. ”Eu fujo da arte comercial. Esse é um trabalho de vida, é um trabalho de muita inspiração e concentração espiritual, por isso nunca repito nenhuma peça”, explicou Mário Lobo.

Ainda segundo Mário, essa exposição foi de grande importância, pois além de mostrar seu trabalho, serviu para reestimular a sua vida como artista. “Eu estava há um ano e meio sem trabalhar e pensando em desistir. Na cidade onde moro os artistas não são muito valorizados como em Aracaju. Foi aí que veio essa oportunidade de expor o meu trabalho aqui, no Centro Cultural, e isso veio como um incentivo para não parar nunca mais”, comentou.

Para o coordenador do Centro Cultural, Mário Dias, receber essa exposição foi uma grande gratificação para Aracaju. “Aqui é um espaço de diversidade e fomento da cultura em todos os seus âmbitos e de todos os lugares. Saber que, ao receber essa mostra, reestimulamos um grande artista como Kokife, nos trouxe um sentimento de dever cumprido”, disse. 

A exposição “Kokife: objetos e coleções - da concepção a criação do artista” permanece até o dia 30 de julho, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão, considerada o marco zero da capital. O horário de funcionamento é de terça a sexta, das 9h às 17h e aos sábados, das 8:30h às 13h. As escolas que quiserem agendar visitas devem entrar em contato pelo número (79) 3214-5387. A entrada é gratuita. 

Mais Notícias de Entretenimento
Gasú
23/04/2024  18h30 Danilo Duarte se junta aos Beneditos para apresentar canções autorais
Com entrada gratuita, a apresentação é fruto do edital da Lei Paulo Gustavo
Divulgação
23/04/2024  12h23 Chef Claudinha Ramos inaugura o “Âmago” com toda sua essência gastronômica
O ristrot possui dois ambientes no bairro Salgado Filho, em Aracaju
Divulgação
23/04/2024  12h00 Atheneu receberá peça ‘Nunca Desista de seus Sonhos’: 
Espetáculo é baseado na obra de Augusto Cury e será apresentado no dia 5 de maio
Instagram/Reprodução
22/04/2024  18h31 Taylor Swift revela significado das músicas presentes no novo álbum
The Tortured Poets Department foi lançado no dia 19 de abril e conta com 31 faixas
Redes Sociais/ Reprodução
22/04/2024  15h54 Exclusivo: Mani Rego aluga casa para pai de Davi morar
Dermeval de Brito deixou o imóvel em Cajazeiras e conta com a ajuda da ex-nora

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado