Centro de Arte e Cultura J. Inácio, em Aracaju, fecha para reforma | F5 News - Sergipe Atualizado

Centro de Arte e Cultura J. Inácio, em Aracaju, fecha para reforma
Artesãos que expõem no local acompanham o processo. A obra tem previsão de 120 dias
Entretenimento 17/12/2018 14h45


A partir desta segunda-feira, 17 de dezembro, o Centro de Arte e Cultura J. Inácio será temporariamente fechado para ampla reforma. De acordo com a Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh), responsável pelo espaço, a obra está sendo realizada preventivamente, para corrigir – entre outras coisas - pontos de corrosão na estrutura metálica, que devido à localização na Orla de Atalaia, sofre com a ação severa da maresia.

Segundo a secretária Mitzy Matos, a Seidh tem estado atenta aos desgastes estruturais do Centro, com acompanhamento da Defesa Civil. “Solicitamos vistorias, que apontam para a necessidade de reforma no prédio. Ao longo do ano, enquanto se viabilizava o processo licitatório de contratação da empresa para iniciar a obra, fizemos uma série de reparos paliativos para que a casa seguisse funcionando em segurança. Mas diante da conclusão da licitação e da real necessidade, é chegada a hora de iniciar a reforma de maneira mais ampla, para evitar riscos a quem expõe ou transita no local”, disse a gestora.

O relatório técnico produzido pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil aponta a existência de processo de oxidação, corrosão e perda de seção nos elementos da cobertura metálica, pontos de infiltração e desplacamento da pintura nas salas de exposição; recomendando reforma geral para sanar as ocorrências e garantir a estabilidade estrutural do prédio. A obra tem previsão de 120 dias, sob supervisão daCompanhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).

Os artesãos que expõem no local têm acompanhado o processo, desde a licitação, sendo notificados sobre o início da obra. A secretária tem se reunido frequentemente com a presidente da Associação dos artesãos que comercializam no J. Inácio e oferecido todo o apoio necessário. Para que não sofram grandes perdas na comercialização das suas peças neste período de grande movimento, será realizada a Feira de Verão.

“Estamos atendendo a um pedido dos próprios artesãos e organizando uma feira na área localizada em frente ao prédio, onde já realizamos tradicionalmente a Feirinha do Jota. Para começar, estamos dependendo apenas de alinhar a disponibilidade do fornecedor da estrutura”, explicou a secretária Mitzy Matos. Os detalhes da Feira de Verão e a data de início serão anunciados nos próximos dias.

 

Fonte e foto: Ascom SEIDH

Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação
15/04/2024  19h08 Estande de Sergipe na WTM Latin America 2024 destaca sergipanidade
Visitantes têm a experiência de imersão pelas belezas naturais, cultura e gastronomia
Divulgação
15/04/2024  12h30 Academia da Berlinda celebra duas décadas com turnê e lançamentos
Grupo pernambucano também promete lançamento de dois novos álbuns
Divulgação
13/04/2024  09h56 Obra escrita por Antônio Camilo retrata trajetória do cronista esportivo Magá
Ele é considerado o maior nome da crônica esportiva de Sergipe
Divulgação
12/04/2024  09h51 Mudança: “Aproveite a Festa” será no teatro Tobias Barreto
Espetáculo com humorista Flávio Andradde acontecerá nesta sexta-feira (12)
Reprodução
11/04/2024  18h37 Paramount anuncia novo filme da franquia Todo Mundo em Pânico
Iniciada nos anos 2000, a franquia arrecadou mais de US$ 270 milhões mundialmente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado