Concerto faz homenagem às tartarugas marinhas no Teatro Tobias Barreto | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Concerto faz homenagem às tartarugas marinhas no Teatro Tobias Barreto
Evento celebra a marca de 40 milhões de tartarugas protegidas pelo Tamar
Entretenimento | Por F5 News 17/09/2019 17h00 - Atualizado em 17/09/2019 19h12


Um grande concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) será realizado em homenagem às tartarugas marinhas, em Aracaju. O evento acontece nesta quarta-feira (18) no Teatro Tobias Barreto, recém reinaugurado, a partir das 20h30, e demonstra a importância da preservação dessa espécie, celebrando a marca de 40 milhões de tartarugas protegidas e devolvidas ao oceano pelo Projeto Tamar.

Já na próxima temporada de desova, o Tamar vai completar 40 anos e atingir a marca de 40 milhões de tartarugas marinhas protegidas. Segundo a Petrobras, que atua em conjunto com o Tamar em parceria de 39 anos no Programa Petrobras Socioambiental, este número representa um marco nos resultados do projeto, reconhecido internacionalmente como uma das mais bem-sucedidas iniciativas de conservação marinha do mundo.

“Podemos dizer que a tartaruga de número 40 milhões já existe e navega em uma viagem transcontinental rumo às praias brasileiras. Mas é importante lembrar que a cada mil tartarugas que nascem, apenas uma ou duas sobrevivem. Ainda há muito a fazer para livrar esses animais da ameaça de extinção”, diz o fundador do Projeto Tamar, Guy Marcovaldi.

Sob regência do maestro Gruilherme Mannis, o concerto estará apresentando em prelúdio a suíte denominada o Lamento Oceânico. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado no dia do evento nas bilheterias do Teatro, a partir das 12h. A orquestra também executará de forma inédita a Sinfonia Quelônica, obra do maestro soteropolitano Luciano Calazans, que contará com três movimentos em referência à três das espécies protegidas pelo projeto: Eretmochelys imbricata (tartaruga-de-pente), Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda) e Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva), além de outras programações musicais. 

Segundo a Fundação Aperipê, essa será uma estreia mundial de obras compostas pelo maestro que traz para as notas musicais sua vivência no Projeto Tamar. O Concerto marca também a estreia do Coro Sinfônico da Orsse com a regência do maestro Daniel Freire e preparação vocal de Verônica Santos.

À tarde, o início do ciclo reprodutivo da tartaruga marinha 40 milhões será anunciado com a soltura de filhotes, na Praia do Atalaia, em Aracaju, às 16h. Crianças da rede pública de Aracaju foram convidadas a participar da soltura e conferir de perto os filhotinhos irem para o mar. Adicionalmente, as crianças terão oportunidade de conhecer as atividades do Oceanário do Tamar na cidade, com uma visita guiada.

Atuação

O litoral de Sergipe é um dos principais destinos de desova das tartarugas marinhas da costa brasileira. O Projeto Tamar tem como objetivo a conservação de cinco espécies, todas ameaçadas de extinção. Atualmente, o Projeto está presente em 26 localidades, distribuídas em áreas prioritárias de desova, alimentação, migração e descanso. Segundo o projeto, estudos científicos mostram que as populações de tartarugas marinhas no Brasil estão se recuperando.

São animais de ciclo de vida longo, que levam de 20 a 30 anos para se reproduzir. A cada temporada reprodutiva o número de filhotes que nasce nas praias monitoradas pelo Projeto passa de 2 milhões, além de muitas tartarugas jovens e adultas que são protegidas e salvas da captura incidental na pesca. Acidentes com redes e anzóis, atropelamentos, trânsito de veículos nas praias e plástico são fatores de risco para as tartarugas.

Pesquisa e desenvolvimento científico

O Projeto Tamar contribuiu, em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio), para o início da recuperação - comprovada cientificamente - das populações de quatro espécies de tartarugas marinhas: tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente, tartaruga-cabeçuda e tartaruga-de-couro, e pela estabilidade da tartaruga-verde em Fernando de Noronha (PE) e Trindade (ES).

A ação do Tamar se estende por cerca de 1.100 km de praias, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, de Sergipe, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, do Ceará, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Santa Catarina. A principal missão é a pesquisa, a conservação e o manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas, todas ameaçadas de extinção.

Outro aspecto relevante é o fato de todo esse trabalho contar com o apoio das comunidades costeiras dos locais onde há a ocorrência das espécies ameaçadas. Anualmente, são atendidas diretamente cerca de 800 pessoas em ações socioeducativas, de valorização da cultura, de capacitação e inclusão social.

O Tamar é membro da Rede de Projetos de Biodiversidade Marinha (Rede Biomar), grupo composto também pelos Projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo e Golfinho Rotador, todos patrocinados por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Juntos, esses projetos atuam em diferentes frentes e são um símbolo da atuação da Petrobras na conservação marinha no Brasil. 

*Com informações da Funcap/SE e da Petrobras

Atualizado para acréscimo de informações

Mais Notícias de Entretenimento
Vilella Produções
18/04/2024  19h40 Confira a programação cultural da Vilella Produções para o mês de maio
Sergipanos terão uma variedade de espetáculos para encantar e divertir a família
Montagem F5 News/Redes sociais
18/04/2024  18h22 Sergipanos Maysa Reis e Clevinho Santana são selecionados para reality show
Entre famosos e anônimos, competidores enfrentarão provas, eliminações e desafios
Redes Sociais/ Reprodução
18/04/2024  17h15 Belo e Gracyanne Barbosa estão separados, diz colunista
O casal teria terminado o relacionamento, segundo o colunista Lucas Pasin
Joédson Alves/Agência Brasil
18/04/2024  14h31 Apostas online só poderão ser pagas por Pix, transferência ou débito
Transações estão restritas a operações diretas autorizadas pelo Banco Central
Assessoria de Comunicação
17/04/2024  11h24 Sesc Socorro promove o ‘Sabadou’ com feijoada no próximo sábado (20)
Primeira edição do evento terá a animação da Banda Sambalê e atividades recreativas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado