Concluída a licitação do equipamento cênico do Teatro Atheneu | F5 News - Sergipe Atualizado

Concluída a licitação do equipamento cênico do Teatro Atheneu
Entretenimento 28/09/2011 12h03


A licitação para compra do equipamento cênico do Teatro Atheneu foi concluída e em breve um dos maiores espaços teatrais do Estado terá suas portas abertas ao público sergipano. A modernização do espaço será possível graças à liberação da verba pleiteada pelo governador do Estado, Marcelo Déda, junto ao Ministério da Cultura (MinC). O investimento total na revitalização do Atheneu beira os R$ 3 milhões, sendo que a reforma estrutural já está pronta.

Cinco empresas participaram do certame e a vencedora foi a 'Palácio das Cortinas', de São Paulo, que cobrou o menor preço para realizar o serviço. Será ela a responsável pela compra de mesa de luz e dimmer digital; diversos tipos de refletores, lâmpadas, máquina de fumaça e varas energizadas; sonofletores amplificados, console digital de mixagem com 32 canais, amplificadores, microfones, reprodutor e gravador de DVD.

Será adquirida ainda nova vestimenta cênica (cortinas, carpetes e similares), nova maquinaria de palco e reforma das poltronas, que garantirão mais beleza e conforto ao local.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, a conclusão da licitação é muito importante e muito desejada pelo Governo e principalmente pelos agentes e produtores culturais do Estado. "Estamos muito felizes por poder entregar um novo, belo e moderno teatro aos artistas e sociedade de Sergipe em breve. Acreditamos que, até dezembro, toda a estrutura cênica estará instalada e o teatro pronto para a reinauguração", explica a gestora.

A partir de agora, com a definição da empresa que realizará o serviço, tudo ocorrerá de forma gradativa. Segundo o diretor de Administração e Finanças da Secult, Iedo Filho, as intervenções devem começar logo. "A empresa terá um prazo de 90 dias para realizar todo o serviço. Esperamos entregar o teatro à população até o fim do ano, dentro de todos os padrões exigidos", ressalta.

A assessora jurídica da Secult, Aline Magna Lima, destaca que o processo de reforma do Teatro Atheneu foi conduzido dentro dos parâmetros legais exigidos e, acima de tudo, com respeito ao dinheiro público. "Toda a documentação é produzida e analisada com muito zelo, página por página, sempre submetida à apreciação e autorização dos órgãos competentes", explica.

Sobre a empresa

O Palácio das Cortinas é uma empresa que atua no ramo de decoração e modernização de espaços cênicos há mais de 30 anos. Entre as grandes obras realizadas pela empresa estão o Teatro Deodoro, em Maceió, que foi reinaugurado em 2010; o Teatro Nelson Rodrigues, em Guarulhos, na Grande São Paulo; e o Teatro Municipal de Marília, também em São Paulo. Além disso, a empresa realiza diversos serviços para o Sesc de Pernambuco.

Segundo o sócio técnico do Palácio das Cortinas, José Garotti, todo o material para instalação no Teatro Atheneu já está sendo providenciado e o processo de conclusão será bastante rápido. "Compraremos todo o material da mecânica cênica e depois iniciaremos a montagem dentro das medidas do espaço. A medida que a montagem da mecânica for acontecendo, a parte de iluminação e sonorização também estará sendo instalada, agilizando ainda mais o processo", promete.

Reforma estrutural

Muitas melhorias foram feitas no Teatro, como substituição do sistema de ar condicionado, reforma da bilheteria, administração e hall de entrada, assentamento de carpete na parte da platéia, pintura interna e externa, além de reforma da cobertura. O projeto se preocupou, também, em atender os deficientes, através de uma completa adequação de sanitários, construção de rampas e instalação de poltronas na platéia para deficientes visuais e cadeirantes.

Outras áreas que também receberam melhorias foram o assoalho do palco e o telhado, que estavam degradados pelo tempo. Além disso, alguns percalços ocorreram no decorrer na obra, como vazamentos nas paredes, que surgiram depois das fortes chuvas de inverno; necessidade de ajustes no projeto elétrico, que foi detalhadamente refeito; separação da parte hidráulica, sanitária e de esgotamento, que anteriormente era interligada ao Colégio Atheneu; e a troca do piso de mármore da escadaria de entrada.

 

Fonte: Ascom/Secult

Mais Notícias de Entretenimento
Redes Sociais/Reprodução
19/04/2024  16h17 Lagarto comemora 144 anos com shows de Bell Marques e Durval Lellys
O evento, que terá início às 21h, contará com shows de grandes nomes da música
Divulgação
19/04/2024  16h00 Sarauzin acontecerá dia 18 de maio no Museu da Gente Sergipana
Balada conceito do Clube, 30ª edição do evento terá o tema “São João Caipira”
Agência Sergipe
19/04/2024  16h00 Pôr do Som: confira a programação deste sábado (20) e domingo (21)
Evento segue animando os finais de semana de abril na Orla Pôr do Sol, em Aracaju (SE)
Divulgação
19/04/2024  11h58 Raquel Diniz e Saulo Ferreira Celebram a Música de Milton Nascimento
Apresentação acontecerá nesta sexta (19), no Café da Gente Sergipana
Vilella Produções
18/04/2024  19h40 Confira a programação cultural da Vilella Produções para o mês de maio
Sergipanos terão uma variedade de espetáculos para encantar e divertir a família

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado