Direitos Humanos
Confira 6 filmes para refletir sobre racismo e suas várias expressões
Entre filmes brasileiros e documentários americanos, indicações relatam casos reais
Entretenimento | Por Saullo Hipolito 05/06/2020 12h00 - Atualizado em 05/06/2020 12h14

Os últimos dias foram marcados por protestos contra o racismo em diferentes países. O tema ganhou força após a morte de George Floyd, homem negro que foi sufocado até perder a consciência e morrer logo após, por um policial branco, no estado de Minneapolis, nos Estados Unidos. O episódio estadunidense se somou à morte de outros negros no país e no mundo, como o caso de João Pedro, de 14 anos, no Brasil, assassinado dentro de casa por disparos de fuzil M16 calibre 556, em São Gonçalo, região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Para que o nosso internauta entenda bem os protestos que acontecem no país norte americano, no Brasil, e em outros países, F5 News montou uma lista de seis filmes e documentários, entre tantos existentes, que devem ser assistidos para dar mais embasamento ao tema. Confira:

Olhos Que Condenam

A série é baseada em fatos, o que dá ao público ainda mais sensação de impotência diante do que aconteceu. Jovens negros são acusados e incriminados injustamente pelo estupro de uma mulher branca e passam anos presos por isso. Na Netflix, há também um documentário sobre o caso, feito por Oprah Winfrey.

Cidade de Deus 10 Anos Depois

Aqui a indicação vale por dois. É importante que seja assistido o filme Cidade de Deus, antes de se chegar ao documentário, que é baseado nele, mostrando o dia-a-dia das comunidades brasileiras e também como é para jovens pretos viverem em um universo de muita violência. O documentário, agora, acompanha como estão os atores que atuaram no longa (indicado a quatro Oscars) e se a vida deles mudou ou não com o sucesso comercial da trama. “Tem que ter mais negro contando as histórias de negros”, relata um deles na época.

Todo Mundo Odeia o Chris

Uma série comédia super conhecida no Brasil e que, de forma sutil, nos apresenta problemas raciais enfrentados por uma família negra. Por exemplo: Chris é o único garoto negro da escola e isso é sempre colocado em questão pela professora, a Senhora Morello. Veja um compilado de partes racistas:

Se a Rua Beale falasse

O filme é baseado num romance de James Baldwin. A história gira em torno de um casal preto que é separado após Fonny ser preso e acusado injustamente de um crime por um policial branco racista.

Cara Gente Branca

O seriado mostra um grupo de estudantes pretos em uma faculdade americana e revela as agressões diárias do racismo que essas pessoas sofrem. Um episódio necessário para se assistir é o quinto da primeira temporada, em que um policial branco aponta uma arma para a cabeça do personagem Reggie.

What Happened, Miss Simone?

O documentário, produzido pela Netflix, traz depoimentos e cenas raras para retratar a vida de Nina Simone, pianista, cantora e ativista pelos direitos dos negros e das mulheres em época de grande tensão civil nos Estados Unidos. Nina Simone, tida como uma das artistas mais importantes – e incompreendidas – do século passado, é colocada de forma mais crua e transparente como poucas vezes vimos antes.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Entretenimento
Foto: Divulgação
26/09/2020  13h18 Gustavinho Playboyzinho fará participação na Live de Alisson Lima
Confira 13 bares que já estão operando a pleno vapor em Aracaju
25/09/2020  07h30 Confira 13 bares que já estão operando a pleno vapor em Aracaju
Pedro Escobar/Divulgação
24/09/2020  16h42 Festival Nordestino de Teatro chega à 27ª edição em novo formato
Foto: Reprodução/ Redes Sociais
22/09/2020  16h10 Modelo de Itabaiana faz aparição no clipe de Anitta - “algo surreal”
Exposição fotográfica destaca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
22/09/2020  14h36 Exposição fotográfica destaca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência