Conheça Klaas Kleber, artista brasileiro que faz sucesso em Portugal | F5 News - Sergipe Atualizado

Conheça Klaas Kleber, artista brasileiro que faz sucesso em Portugal
Ele chegou a participar da competição de talentos Got Talent Portugal
Entretenimento | Por Laís de Melo 16/06/2021 06h00 - Atualizado em 16/06/2021 09h44


Samba, carimbó, xote e baião…esses são alguns dos ritmos que Klaas Kleber exibe pelas ruas das cidades portuguesas, acompanhado de Djanira, sua boneca de mamulengo. O artista chama atenção pelo gingado, alegria e molejo que tanto representam a cultura brasileira. 

De São João del Rei, Minas Gerais, para o mundo, Klaas Kleber, pseudônimo artístico de Kleber Santos, 52 anos, faz sucesso em Portugal, onde vive há cerca de 12 anos. Apesar de não ser só a arte de rua que faz parte do caminhar artístico deste brasileiro, foi assim que ele chegou ao famoso programa de reality show de talentos 'Got Talent Portugal'. 

Para ele, o convite para participar do programa, uma adaptação do original britânico Britain´s Got Talent, foi irrecusável, e aconteceu por causa do trabalho com Djanira, bastante difundido nas redes sociais em Portugal. A boneca, segundo Klaas, foi criada em parceria com o músico e marionetista da Paraíba Júnior Natureza, e ela foi inspirada no trabalho do mestre pernambucano Miro dos Bonecos e nos tradicionais mamulengos do Nordeste brasileiro. 

“Além da visibilidade que esse programa tem, pelo recorde de audiência, me deu uma ótima oportunidade para fazer novos contatos, haja vista que esse show de talentos agrupa um grande número de artistas portugueses e estrangeiros. Tudo se concentra na maturidade do artista, ou seja, são novas experiências, novas aprendizagens e novas possibilidades. Sair do anonimato é importante. Porque não dizer, também foi um espaço de abertura para difundir um pouco mais a nossa arte e cultura brasileira”, contou Kleber ao F5News.

Mas, a relação com a arte e a inserção neste universo começou há muitos anos. Segundo Klaas, desde criança desejava ser artista, quando o principal divertimento era ler histórias, desenhar e colorir. No entanto, foi obrigado a adiar o sonho e se formou em curso técnico de Administração, chegando a exercer funções em diversas empresas. 

Aos 27 anos de idade, Klaas se deu conta de que não era profissionalmente feliz e o desejo de ser artista, apesar de adormecido, ainda vivia dentro dele. Então, o brasileiro criou coragem e abandonou a área administrativa e também deu um ‘até logo’ para a sua cidade natal, mudando-se para Ouro Preto, em Minas Gerais. 

“Me matriculei na Fundação de Artes de Ouro Preto para fazer Ateliê de Desenho e Pintura, visando ingressar, por conseguinte, no Curso Técnico em Conservação e Restauro. Nesse ínterim, sedento por arte e por orientação do cenógrafo e figurinista Raul Belém Machado, me matriculei e fui selecionado para o Curso Técnico de Formação de Atores da Universidade Federal de Ouro Preto”, relembra o artista. 

E a vida acadêmica não parou por aí. Klaas Kleber fez parte da primeira turma do curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto. “Minha mudança para essa cidade foi um marco, um divisor de águas em minha vida. Finalmente eu me assumi artista, um homem do teatro”, disse ao F5News

O envolvimento do artista com grandes projetos de caráter sociocultural o levou à criação da Trupizupi Cia Teatral. Ele também foi professor regente por seis anos do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, de São João del Rei. 

No ano 2009, Klaas pegou o avião rumo a Portugal e deixou o Brasil. Chegando em terras lusas, ele ingressou no curso de mestrado, onde se formou em Teatro, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, e também cursou doutorado em Estudos Culturais na Universidade de Aveiro. De acordo com o artista, não é fácil se inserir no mercado teatral português, mas esse não é motivo para desistir.

[GALERIA][/GALERIA]

“Estou residindo atualmente na cidade do Porto, onde sou professor de Ensino Superior e também artista de rua. Meu maior desejo ainda é adentrar no mercado teatral, seja como encenador ou ator. Portugal tem sido o destino de muitos artistas brasileiros que migram em busca de oportunidades ou para cursar uma pós-graduação. Mas as dificuldades, contratempos e insucessos são muitos, nem tanto por falta de talento, mas por falta de oportunidades. Conquistar espaço e prestígio cultural em solo luso é uma missão quase que impossível para nós, artistas brasileiros, principalmente no atual cenário de pandemia”, explica. 

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Entretenimento
Redes Sociais/ Reprodução
29/03/2024  08h55 Zé Felipe diz sentir vergonha de rap feito para defender Virginia
Freepik
29/03/2024  06h30 Cinco filmes para assistir durante a Páscoa com a família
Divulgação
27/03/2024  19h15 Igrejas evangélicas celebram a Páscoa com programação especial em Aracaju
Redes Sociais/ Reprodução
27/03/2024  14h41 “Agora somos 4”, afirma Mel Fronckowiak ao anunciar segunda gravidez
reprodução/TV Globo
26/03/2024  06h32 BBB 24: internautas pedem expulsão de Davi e MC Bin Laden após briga

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado