Conservatório de Música traz Quarteto de Trompas da Bahia
Evento promove concerto didático com pianista Hércules Gomes
Entretenimento | Por Agência Sergipe 15/10/2019 07h05

O Conservatório de Música de Sergipe (CMS) promoverá nesta quarta-feira (16), às 18h, a apresentação “Danças do Mundo”, com o Quarteto de Trompas da Bahia. A entrada é gratuita e trará trompetistas formados por Davi da Silva Brito, Orlando Afanador Florez, Uriel Borges Vieira Silva e Paula Graziele Guimarães Santos.

Formado por trompistas das principais instituições musicais de Salvador e Aracaju, a apresentação pretende promover e divulgar a interpretação da trompa, além de incentivar compositores e arranjadores interessados em escrever música para este tipo de formação.

O Quarteto de Trompas da Bahia participou como convidado do III Encontro de Trompistas Brasileiros, na cidade de Niterói (RJ), e na versão 49 da International Horn Society, na cidade de Natal (RN). Atualmente realiza um importante labor artístico e pedagógico na cidade de Salvador (BA), com projeção a expandir ao interior do estado e outras regiões do Brasil.

No próximo dia 29 de outubro, às 14h, na sala Henrique Souza, será a vez de o renomado pianista paulista Hércules Gomes apresentar seu mais novo trabalho sobre música brasileira pianística. O evento promovido em parceria com o grupo de pesquisa JPMB – UFAL e o Conservatório de Música de Sergipe faz parte da série “Concertos Didáticos”, e a entrada também será gratuita.

Para Heitor Mendonça, diretor do CMS, atualmente Hércules Gomes trabalha sobre a obra da pianista pernambucana Tia Amélia, um dos ícones da história do Choro Brasileiro, sendo considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, não somente por suas habilidades técnicas, mas também pela escolha do seu expressivo repertório.

Hercules Gomes tem uma longa carreira como pianista e professor, ministrando palestras, oficinas e workshops em importantes festivais, como a 32ª Oficina de Música de Curitiba, o II Festival de Piano de Natal, o Savassi Festival 2016, o VIII Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS) e o 18th Annual Brazilian Music Institute, em Miami (EUA).

Em 2013, lançou seu primeiro trabalho solo no qual demonstra suas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita aliados a uma técnica refinada, traduzindo ao piano seu universo sonoro. Com seis composições próprias e seis arranjos para músicas de compositores como Edu Lobo, Hermeto Pascoal e Ernesto Nazareth, o CD Pianismo traz fotografias panorâmicas do piano brasileiro com muito ritmo e lirismo. Em 2018 lançou seu segundo álbum intitulado “No tempo da Chiquinha”, em comemoração aos 170 anos da pianista e compositora Chiquinha Gonzaga.

Mais Notícias de Entretenimento
Cine Vitória deve estrear cinema drive-in no mês de agosto em Aracaju
03/07/2020  12h00 Cine Vitória deve estrear cinema drive-in no mês de agosto em Aracaju
Organização providencia emissão de licenças junto aos órgãos responsáveis
Foto: AAN/Reprodução
02/07/2020  15h12 Programa Janela para as Artes recebe 250 propostas culturais
Serão escolhidos 120 artistas e grupos para primeiro momento do projeto
Documentário retrata os desafios dos imigrantes na quarentena em Sergipe
30/06/2020  14h35 Documentário retrata os desafios dos imigrantes na quarentena em Sergipe
A produção revela a angústia e esforço para sobreviver à pandemia e à invisibilidade
Reprodução redes sociais
30/06/2020  10h39 Renato Aragão, o Didi, deixa Globo após 44 anos
O artista disse que está com novas oportunidades de trabalho
Covid-19: pesquisa revela perda nos setores cultural e criativo
30/06/2020  09h18 Covid-19: pesquisa revela perda nos setores cultural e criativo
Segmentos movimentam R$ 171,5 bi por ano, equivalente a 2,61% da riqueza nacional