Corrida Cidade de Aracaju: o que o atleta deve fazer antes da prova | F5 News - Sergipe Atualizado

Esporte
Corrida Cidade de Aracaju: o que o atleta deve fazer antes da prova
O evento esportivo que celebra 164 anos da capital acontece neste final de semana
Entretenimento | Por Agência Aracaju 22/03/2019 07h52


Faltam poucos dias para a 36ª Corrida Cidade de Aracaju e a capital sergipana já respira o tradicional evento esportivo. Por todos os cantos da cidade, o que se vê são corredores ansiosos com o grande dia. Alguns até esquecem de diminuir o ritmo de treino e acabam ultrapassando o recomendável. Para que tudo ocorra dentro do previsto, são necessárias orientações de profissionais capacitados.

Segundo o preparador físico Diego Torres, o corredor precisa desacelerar quando estiver perto da data da prova. "A musculatura vem de um desgaste grande, ocasionado por treinos mais fortes, por isso é preciso tirar o pé do acelerador e começar a fazer um polimento, três semanas antes da prova. A pessoa deve diminuir a intensidade e o volume e preparar a musculatura para o grande dia da corrida", explicou.

Agora, está enganado quem pensa que apenas o treinamento é fundamental para obter um resultado satisfatório na corrida. "A pessoa precisa chegar no dia 23 com tudo 100%. Para alcançar esse objetivo é importante ter uma malhação, corrida, alimentação e hidratação adequadas. O conjunto é que vai fazer com que o corredor chegue 100% na Cidade de Aracaju", colocou.

Este ano, o evento promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), será realizado no dia 23 de março, encerrando as festividades do aniversário de 164 anos da capital. Mais de quatro mil pessoas, de várias partes do país, vão participar da corrida. A prova  conta com percursos de 5km, 10 km e 24 km.

A nutricionista Amanda Souza aproveita e faz o alerta para quem vai correr. "Uma das estratégias nutricionais é otimizar a utilização de gordura como fonte de energia. É interessante também fazer uma restrição de carboidrato um mês antes da corrida. Na semana que antecede a prova, a pessoa deve aumentar a concentração para favorecer o estoque de carboidrato.  Como o corpo está acostumado a utilizar a gordura como fonte de energia pela restrição do carboidrato, no momento da corrida, ele consegue ter um desempenho melhor", alertou.

Outra dica é não testar novos alimentos dias antes da prova, pois eles podem se tornar vilões e ocasionar desconfortos como diarreia e azia. "A recomendação é utilizar fontes de carboidratos, a exemplo de frutas, cereais, aveia e arroz. O corredor também pode comer tapioca, pão integral e raízes. É interessante destacar nesse contexto, a última refeição do dia que antecede a prova, pois ela deve ter um aporte bacana de carboidrato. É necessário ainda evitar consumo exagerado de fibras e de difícil digestão. A pessoa também precisa se hidratar bastante para manter o sistema circulatório bem ativo, fornecendo nutrientes", orientou.

Mais Notícias de Entretenimento
Gasú
23/04/2024  18h30 Danilo Duarte se junta aos Beneditos para apresentar canções autorais
Com entrada gratuita, a apresentação é fruto do edital da Lei Paulo Gustavo
Divulgação
23/04/2024  12h23 Chef Claudinha Ramos inaugura o “Âmago” com toda sua essência gastronômica
O ristrot possui dois ambientes no bairro Salgado Filho, em Aracaju
Divulgação
23/04/2024  12h00 Atheneu receberá peça ‘Nunca Desista de seus Sonhos’: 
Espetáculo é baseado na obra de Augusto Cury e será apresentado no dia 5 de maio
Instagram/Reprodução
22/04/2024  18h31 Taylor Swift revela significado das músicas presentes no novo álbum
The Tortured Poets Department foi lançado no dia 19 de abril e conta com 31 faixas
Redes Sociais/ Reprodução
22/04/2024  15h54 Exclusivo: Mani Rego aluga casa para pai de Davi morar
Dermeval de Brito deixou o imóvel em Cajazeiras e conta com a ajuda da ex-nora

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado