Dia do Bibliotecário será comemorado com Caminhada Literária na Orla | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia do Bibliotecário será comemorado com Caminhada Literária na Orla
Entretenimento 07/03/2013 08h50


O Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, não vai passar em branco na capital sergipana. No próximo domingo, dia 10, a partir das 08h, será realizada uma ‘Caminhada Literária’, na Orla de Atalaia para celebrar a data. O evento tem como objetivo divulgar a profissão do Bibliotecário e sua importância na mediação da leitura e formação de novos leitores.

A Caminhada reunirá alunos e professores do Curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além dos profissionais que atuam nas bibliotecas de todo o Estado. Os participantes irão percorrer toda a extensão da Orla de Atalaia distribuindo livros e divulgando a profissão de Bibliotecário.

Como o Bibliotecário é o profissional que, por natureza, deve trabalhar a mediação da leitura e estímulo ao gosto de ler, Cláudia explica que durante a caminhada serão distribuídos diversos livros para adultos e crianças.   Dentre as obras que serão distribuídas está o cordel escrito pelo cordelista sergipano Zezé de Boquim, que retrata a profissão do Bibliotecário e sua importância para a sociedade.

“Quem não conhece a profissão e o que o Bibliotecário faz, poderá, a partir desta leitura de linguagem fácil e poética, passar a ver o profissional com outros olhos, pois o Bibliotecário não é um mero guardador de livros como muitos pensam”, destaca a presidente da Associação Profissional dos Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe (ABPDSE), Cláudia Stocker.

A profissão

O Bibliotecário é o profissional da informação e do conhecimento que atua em bibliotecas, arquivos, museus, centros de documentação, ou qualquer outro local que necessite de informação organizada e acessível. “Este profissional tem importância na organização e gestão destes lugares para que as pessoas possam encontrar de forma rápida e eficiente aquilo que procuram”, acrescenta Cláudia.

No entanto, um dos papéis mais fundamentais do Bibliotecário é o trabalho com a  formação de leitores e incentivo à leitura, “principalmente em bibliotecas escolares e públicas, onde o público alvo além de buscar material para pesquisa, também busca a leitura como lazer”, reforça Cláudia.

Em Sergipe, existem cerca de 200 profissionais formados em Biblioteconomia atuando legalmente em diversas empresas privadas e órgãos públicos. Esse número deverá crescer nos próximos anos por conta da criação do curso de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2009, e que até o final deste ano deverá lançar para o mercado de trabalho aproximadamente 80 novos profissionais qualificados.

Organização

A Caminhada Literária é uma organização da Associação Profissional dos Bibliotecários e Documentalistas de Sergipe (ABPDSE) em parceria com o Centro Acadêmico de Biblioteconomia e Documentação da UFS, com o apoio da Petrobras, Deso, Bibliotecas Públicas Epifânio Dória e Infantil Aglaé Fontes e Manuscrito´s Consultoria em Bibliotecas.

Mais Notícias de Entretenimento
Assessoria de Comunicação
17/04/2024  11h24 Sesc Socorro promove o ‘Sabadou’ com feijoada no próximo sábado (20)
Primeira edição do evento terá a animação da Banda Sambalê e atividades recreativas
reprodução/TV Globo
17/04/2024  07h11 Davi confirma favoritismo e é campeão do BBB 24
Vítima de racismo e perseguições dentro do BBB 24, baiano conquistou o público
Orsse
16/04/2024  19h00 Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta Festival Tchaikovsky em Aracaju
Ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Atheneu a preços populares
Fabio Cunha/Divulgação
16/04/2024  18h11 Edson Gomes, Bell Marques e Xandy Harmonia estão na programação do CarnaTobias
A edição de 2024 ocorre no próximo final de semana, na cidade de Tobias Barreto
Reprodução
16/04/2024  16h09 BBB 24: Davi diz querer filho homem, para “ensinar guri a ser macho”
Davi Brito foi novamente acusado de machismo nas redes sociais após o comentário

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado