Dia do Selo: exposição e palestra explicam a história | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia do Selo: exposição e palestra explicam a história
Na palestra, estudantes aprenderam curiosidades sobre a data
Entretenimento 01/08/2012 16h18


Por Míriam Donald

Para celebrar o Dia Nacional do Selo, comemorado hoje (1º de agosto), a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) realiza várias atividades. Aqui em Sergipe, os Correios desempenham uma mostra filatélica especial para o público, com selos de vários países, além de ter proporcionado a alunos da rede pública estadual, uma palestra sobre a história dos selos ministrada pelo presidente da Associação Filatélica e Numismática de Sergipe (Afinse), Eduardo Pereira. A mostra está exposta na Agência Central, rua Laranjeiras, centro comercial.

Criado na Inglaterra em 1840 e com 169 anos de entrada em circulação no Brasil, o primeiro selo brasileiro e o segundo do mundo foi denominado “Olho de Boi” (imagem abaixo), por formato redondo, em preto e branco e conter os valores 30, 60 ou 90 no meio do círculo. Em seguida veio o “Olhos de Cabra”, em formato menor. Após estes vieram os “Inclinados”, mas sempre com os mesmos valores. E começaram a ser um livro aberto da história da Pátria com figuras da História, Geografia, Ciências Naturais, personagens da Literatura, música, esporte, flora e fauna, trabalho, progresso tecnológicos, viagem interplanetária, batalhas, brasões, personalidades, etc.

Segundo Eduardo Pereira, a Inglaterra criou o selo porque anterior ao período de criação, as entregas de correspondências eram pagas pelo destinatário e não por quem  as enviava. “Eles tinham muitos problemas na cobrança porque quem não tinha boas condições, não queria pagar e devolvia a correspondência e quando a correspondência já vinha cheia de sinais que demonstravam o que continha internamente e destinatário nem abria, devolvia e não pagava. Isso era uma fraude dos correios ingleses sofriam e o selo foi então criado para ser pré-pago”, conta. 

Ele explica ainda que isso também ocorreu no Brasil e o imperador D. Pedro II resolveu implantar o mesmo sistema. Em sua grande maioria, os selos representam a história do país e lançamento é de acordo com ao fato. “Os selos contam histórias, feitos, datas comemorativas, personalidades. É uma história, uma informação a transmitir”, afirma.

Enriquecimento cultural

Na palestra, os estudantes se informaram a cerca de curiosidades mais profundas, a exemplo do surgimento do primeiro selo com cheiro, e as temáticas.  O primeiro selo com cheiro remete-se a um protesto contra as queimadas realizadas nas matas brasileiras e tinha o cheiro de madeira queimada. Eduardo Pereira também mostro

u imagens de selos de personalidades já falecidas com data de nascimento e falecimento de escritores como Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes, o poeta Castro Alves, personalidades da música como Raul Seixas, Elis Regina, Cazuza e Luiz Gonzaga e do esporte como Ayrton Senna. Além disso, também expôs selos de conquistas esportivas conquistadas no esporte como a do tenista Gustavo Kuerten em Roland Garros.

Para a professora Angleide Mendonça é um enriquecimento cultural.  “Além de ser uma atividade diferente, eles puderam ter acesso a novas informações, ainda mais hoje que não é tão comum a prática de colecionar selos. Pode ser um estímulo para eles. Podem de interessar por uma coleção, por um assunto, aprofundarem os conhecimentos”, diz.

 

 

Fotos: Ascom Correios

 

Mais Notícias de Entretenimento
Vilella Produções
18/04/2024  19h40 Confira a programação cultural da Vilella Produções para o mês de maio
Sergipanos terão uma variedade de espetáculos para encantar e divertir a família
Montagem F5 News/Redes sociais
18/04/2024  18h22 Sergipanos Maysa Reis e Clevinho Santana são selecionados para reality show
Entre famosos e anônimos, competidores enfrentarão provas, eliminações e desafios
Redes Sociais/ Reprodução
18/04/2024  17h15 Belo e Gracyanne Barbosa estão separados, diz colunista
O casal teria terminado o relacionamento, segundo o colunista Lucas Pasin
Joédson Alves/Agência Brasil
18/04/2024  14h31 Apostas online só poderão ser pagas por Pix, transferência ou débito
Transações estão restritas a operações diretas autorizadas pelo Banco Central
Assessoria de Comunicação
17/04/2024  11h24 Sesc Socorro promove o ‘Sabadou’ com feijoada no próximo sábado (20)
Primeira edição do evento terá a animação da Banda Sambalê e atividades recreativas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado