Dia do Teatro e do Circo é comemorado no 27 de março | F5 News - Sergipe Atualizado

Dia do Teatro e do Circo é comemorado no 27 de março
Falta de incentivo, vinda do curso superior e comemorações
Entretenimento 27/03/2012 19h27

Por Sílvio Oliveira

No dia 27 de março, comemora-se o Dia Nacional do Teatro e do Circo, mas será que é um dia para comemoração ou para discutir e reavaliar o momento que passa as artes cênicas no país? Para alguns, o dia é sempre de comemoração; para outros, a data não deveria ser comemorada por conta da escuridão que vem passando o momento circense e para a maioria, a data é de reflexão.

Há 20 anos no teatro, Lizete Feitosa acha que Sergipe vive um momento bom, em que se refere à arte teatral, já que aportou no Estado o primeiro curso de Teatro, o que fez reanimar a cena e o debate. “Com o curso de nível superior, parece que colocou gás nas produções, para a discussão da teoria e para a dança também. Estamos em outro momento e por isso é sempre bom comemorar”, avalia.

Lizete Feitosa, formada em História por entender que não se vive da arte do teatro em Sergipe, destaca que quando começou o envolvimento com a arte, havia uma movimentação muito boa, enquanto encontro de artistas, montagens, produções e discussões sobre os temas. Isso nos anos 90, porém, segundo ela, nesse quesito, na contemporaneidade há um ponto negativo. Ela aponta os grandes e pequenos festivais como motivadores do cenário teatral nos anos 90.

O ator Lindolfo Amaral lembrou do II Festival de Teatro Sergipano, no qual diversos grupos de Aracaju, do interior e de outros estados tem realizado apresentações e diz haver uma ebulição na arte cênica, por conseguinte, ressalta que na há uma política pública para o ano todo. “Temos eventos e algumas publicações de editais. O estado tem feito algumas coisas, há leis federais, mas pena que o município não incentiva em nada. Não há uma prática artística”, lamentou.

Lindolfo ainda lembrou da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, segundo ele, criada em 1991 e de autoria do então vereador Edvaldo Nogueira, mas que não funciona na atualidade. “O projeto Verão e Aracaju, o Forrocaju não tem mais nenhum incentivo ao teatro. É lamentável”, ressaltou.

 

Mais Notícias de Entretenimento
Metrópoles/ Reprodução
19/08/2022  19h17 Disney+ explica por que o filme Avatar saiu do catálogo do streaming
Em nota enviada ao Metrópoles, a plataforma citou o “relançamento dos filmes”
Prefeitura de Riachão do Dantas
19/08/2022  07h00 Confira atrações do 1º Festival Multicultural de Inverno de Riachão do Dantas
Evento é iniciativa do município, aproveitando que ele é um dos mais frios do estado
Reprodução/Instagram
18/08/2022  21h05 Bastidores do fim: saiba o que definiu o término de Simone e Simaria
Fim da dupla sertaneja já era esperado pela imprensa e pelo mercado musical
RedeTV!/ Reprodução
18/08/2022  19h45 Sonia Abrão diz que sempre teve problemas com Ana Maria: “Mente muito”
Jornalista da RedeTV!, que se recupera da Covid-19, detonou apresentadora
Instagram/Reprodução
18/08/2022  18h45 Após vídeo viralizar, Gracyanne conta segredo para se “dobrar ao meio”
A esposa de Belo foi parar nos assuntos mais comentados das redes sociais