Dos palcos da Europa para o solo sergipano: conheça Sabino Martemucci | F5 News - Sergipe Atualizado

Dos palcos da Europa para o solo sergipano: conheça Sabino Martemucci
Cantor lírico italiano está no Brasil para realização de master class e descobrir talentos
Entretenimento 18/10/2018 07h22


Descobrir talentos e formar novos cantores líricos: esta é a missão do maestro italiano Sabino Mastermucci. O músico está no Brasil para organizar uma série de master class em Aracaju e Salvador com o objetivo de ensinar técnicas de canto clássico, preparar novos artistas e selecionar alguns para apresentações na Europa.

O projeto, de acordo com Sabino, é desmistificar a ideia de que estudar música clássica é uma realidade distante para muitas pessoas. Sobretudo para os brasileiros. Ele reconhece o potencial dos artistas locais e, por essa razão, realizará uma série de aulas e apresentações nos meses de novembro e dezembro.

“O brasileiro é muito talentoso. Muitos não sabem, mas existe bons cantores líricos aqui, mas que precisam ser descobertos e lapidados. Vim para o Brasil com este objetivo: descobrir esses talentos e treiná-los para uma carreira musical neste maravilhoso mundo da ópera”, explica.

Quem é Sabino

Nascido na cidade de Bari, na região costeira da Itália, o músico iniciou seus estudos ainda criança com aulas de piano. Já na adolescência, começou a ter aulas de canto lírico, estudando com nomes como o barítono Cláudio Desderi e os tenores Luciano Pavarotti e Nicola Martinucci. E, a partir do ano de 1999, tem participado de centenas de produções mundiais.

A carreira musical sempre esteve atrelada à vida acadêmica. Tanto que, no ano de 2005, graduou-se no Conservatorio Statale di Musica Egidio Romualdo Duni Istituzione di Alta Cultura, em Matera, também na Itália. Seis anos depois, recebeu o título de Doutor em Canto e Ópera. Seu currículo acadêmico musical também inclui passagens pela Escola de Música Fiesole e Academia de Santa Cecília de Roma.

Sua dedicação à música erudita rendeu participações e prêmios nos concursos. “Participei do Concurso Lírico realizado no Conservatório San Pietro a Majella de Nápoles; da Competição Internacional Maria Caniglia Sulmona; do Internacional City Of Matera; do XV edição do Concurso Francesco Albanês, realizada em Herculaneum; e T. Internacional Traetta”, explica.

Além de estudar música clássica desde a infância, Sabino também participou de grandes produções ao redor do mundo. Apresentando-se no Teatro Alla Scala di Milano, Teatro Massimo de Palermo, Teatro Petruzzelli de Bari, Teatro Politeama de Lecce, Teatro Comunale de Ferrara, Bolonha, Florença, Pisa, Teatro del Giglio Lucca, Teatro Marrucino de Chieti,   Olimpico de Vicenza, Teatro Verdi de Sassari; para além de outros países, como Espanha, França, Alemanha, Turquia, Grécia, Inglaterra, Suíça,   Noruega, Polónia, Áustria, Portugal, EUA e Brasil.

Sabino foi protagonista de montagens como a Le Nozze diFigaro, Cosi' fan   tutte, Don Giovanni,   L’italiana in Algeri, La   Traviata, Falstaff, Madama Butterfly, Catone in Utica, La Boheme, La fille du   régiment, IlMatrimonio segreto, Il Cavaliere Errante, Il Barbiere di Siviglia, Lo Speziale , L'elisird'amore,   Rigoletto, Cavalleria   Rusticana, Tosca, Un Ballo in Maschera, Iltrovatore, Fedora, Carmen, Pagliacci, entre outras.

Na música sacra, o tenor já interpretou obras como Missa em Sol Maior, de F. Schubert, Ladainha por F. Durante,  Petite Messe Solenelle e  Stabat Mater de Rossini,  Stabat Mater de F.JHaydn, Requiem de Mozart, Requiem de Verdi, entre outras.

“Também já interpretei obras como Missa em Sol Maior, de F. Schubert, Ladainha por F. Durante,  Petite  Messe  Solenelle  e  Stabat  Mater de Rossini,  Stabat Mater  de F.JHaydn, Requiem de Mozart, Requiem de Verdi, entre outras”, pontua.

Passando o conhecimento adiante

O conhecimento adquirido em anos de estudos fez com que Sabino Martemucci se dedicasse, também, a outra paixão: ensinar. Por isso, ele tem dividido a carreira artística com aulas de  canto lírico no  Conservatório  P.I.  Tchaikovsky  de Nocera Terinese (CZ), incluindo a realização de master class internacionais na Chiusi della Verna (Arezzo) e no Campus Afam da Universidade Própria, na Naxos Winter Camp Workshop, Val Tidone Summer Camp. O tenor é, ainda, diretor Artístico do "Festival delle Murge" que chegou a 18° edição este ano; do "Stagione Concertistica Mozartiana" desde 2005 e do "Festival delle culture  Mediterrâneo" desde 2014.

“Tenho realizado inúmeros master class voltados para formação do cantor lírico em outros países, como França, Espanha, Alemanha, República Checa, Grécia, Turquia, Tunísia, Portugal e Brasil. No ano passado, dei cursos de Ópera nas cidades de Aracaju, Salvador, Maceió e Brasília. Agora, me preparo para as próximas turmas do master class Sergipe e Bahia que serão abertas em breve”, assegura.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação
27/03/2024  19h15 Igrejas evangélicas celebram a Páscoa com programação especial em Aracaju
Entre as atividades estão os musicais, o Sermão do Monte e o Auto da Páscoa
Redes Sociais/ Reprodução
27/03/2024  14h41 “Agora somos 4”, afirma Mel Fronckowiak ao anunciar segunda gravidez
A jornalista usou o Instagram para anunciar que sua família com vai aumentar
reprodução/TV Globo
26/03/2024  06h32 BBB 24: internautas pedem expulsão de Davi e MC Bin Laden após briga
Davi e MC Bin Laden precisaram ser separados pelos colegas de confinamento
Divulgação
26/03/2024  06h00 Orquestra Jovem faz concerto gratuito em comemoração a seus dez anos
O evento irá acontecer no Teatro Tobias Barreto, com participações especiais
Metrópoles/ Reprodução
25/03/2024  17h10 Anne Hathaway revela ter sofrido aborto durante estreia na Broadway
Em entrevista, a atriz relembrou o caso de aborto espontâneo que sofreu em 2015

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado