Egbé exibe mostra de Cinema Negro de Sergipe através da Aperipê TV | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Egbé exibe mostra de Cinema Negro de Sergipe através da Aperipê TV
Ação integra programa relativo à semana da Consciência Negra e exibirá dez filmes
Entretenimento 16/11/2021 18h03


A Egbé, Mostra de Cinema Negro de Sergipe, em parceria com a Aperipê TV, canal 6.1, exibe dez filmes dirigidos por realizadores negros e negras entre os dias 15 e 22 de novembro. A ação integra a programação da semana da Consciência Negra, promovida pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap).

Para Luciana Oliveira, produtora da Egbé, ações como essa são extremamente importantes para democratizar o acesso a filmes que, geralmente, ficam na esfera das salas de cinemas dos festivais. "Ter nosso cinema preto sendo exibido na TV aberta leva a produção para pessoas que, de outra forma, não teriam acesso aos nossos filmes. Além de estar disponível para o público geral, nossos filmes também ficam acessíveis para quem não faz uso das redes sociais, por exemplo, e esse movimento é muito importante para o fomento da nossa cultura", ressalta a produtora. 

Hector Sousa, diretor do curta Duplo R, também ressalta a relevância da ação promovida pela Egbé. "Acho importante exibir o curta na TV aberta para mostrar à população que existem, sim, produções que trazem debates sérios em forma de humor. Para além do Duplo R, exibir obras sergipanas e produzidas por pessoas negras na televisão é um passo importante já que, infelizmente, os curta-metragens têm pouco espaço por não serem tão comerciais. Fico muito feliz que minha obra tenha esse alcance e espero que o público goste do filme", afirma o realizador.

Duplo R é um falso-documentário que se passa em um grupo de apoio para pessoas que sofrem de racismo reverso. Essas pessoas contam os motivos e as angústias que passam por serem brancas. "O filme traz uma crítica satírica falando de pessoas que sofrem de racismo reverso, justamente para mostrar o quão caricato e absurdos são esses discursos. O curta usa o humor para trazer esse debate e refletir nos personagens, pessoas que existem no nosso cotidiano" destaca Hector, acrescentando que o filme foi produzido em 2019.

Todos os filme exibidos na Aperipê TV também estão disponíveis, gratuitamente, no Portal Egbé: https://egbesergipe.com.br 

Programação

Quarta-feira (17), 19h30


Nadir da Mussuca Dir. Alexandra  Dumas (SE)

O Dia de Jerusa Dir. Viviane Ferreira (SP)

Odo Pupa Dir. Carine Fiuza (PB)


Sábado (20), 18h


Caixa D'água, quilombo é esse? Dir. Everlane Moraes (SE)  

D'Acelino: Revisitação Dir. Luciano Freitas (SE)


Segunda-feira (22), 19h

Quilombo Caixa D'água dir. Marcos Santos (SE)

Corre Dir. Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo (SE)

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Entretenimento
Redes Sociais/Reprodução
19/04/2024  16h17 Lagarto comemora 144 anos com shows de Bell Marques e Durval Lellys
Divulgação
19/04/2024  16h00 Sarauzin acontecerá dia 18 de maio no Museu da Gente Sergipana
Agência Sergipe
19/04/2024  16h00 Pôr do Som: confira a programação deste sábado (20) e domingo (21)
Divulgação
19/04/2024  11h58 Raquel Diniz e Saulo Ferreira Celebram a Música de Milton Nascimento
Vilella Produções
18/04/2024  19h40 Confira a programação cultural da Vilella Produções para o mês de maio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado