Em Laranjeiras, Festa do Lambe Sujo e Caboclinho atrai multidão | F5 News - Sergipe Atualizado

Em Laranjeiras, Festa do Lambe Sujo e Caboclinho atrai multidão
Entretenimento 10/10/2011 16h49


Conhecida como a capital da cultura sergipana, o município de Laranjeira, distante 18 km de Aracaju, preserva uma das mais antigas tradições de Sergipe: a festa dos Lambe Sujos e Caboclinhos, encenada há mais de cem anos.

A festa tem início às 4h da manhã com alvorada, cortejo dos Lambe Sujos e Caboclinhos pelas principais ruas da cidade. Os visitantes são batizados com a tinta usada na brincadeira de melar, uma mistura de mel de cabaú misturado ao pó xadrez. A funcionária pública Helem Tarollin não perde a festa. Ela reside em Aracaju e afirmou que se contagia com as brincadeiras. "Neste dia, todos se misturam e viram Lambe Sujos e Caboclinhos, independente da posição social. Não  perco este momento por nada", disse.

Quem vai à festa já sabe que o uso de roupas velhas é um requisito a ser levado a sério. “Você pode correr e se esconder, mas em algum momento um lambe sujo vai te dizer, dá, dá, iô iô e mesmo que você dê o dinheiro que ele pede, o agradecimento será um abraço bem melado”, contou o empresário Roberto Junior.

Tradição

O evento dura o dia inteiro e é considerada uma das maiores manifestações de teatro espontâneo ao ar livre do mundo. A festa do Lambe Sujo e Caboclinhos conta a história dos escravos africanos e como suas fugas e artifícios confundiam os capitães do mato. O termo "Lambe Sujo" vem da camuflagem que os escravos aplicavam sobre o corpo para facilitar sua fuga.

O Lambe Sujo possui um número ilimitado de participantes: existe o rei, o primeiro e segundo feitores, mãe Suzana, princesa e negros. Nos Caboclinhos, as personagens são  o rei e a rainha, cacique, pajé e caboclinhos. De short e gorro vermelhos são os adereços pessoais de cada brincante que colore as ruas da cidade. Os lambes sujos pintam o corpo com uma mistura de tinta preta e melaço de cana e carregam uma foice símbolo da luta pela liberdade. Já os caboclinhos pintam o corpo de vermelho e se vestem como índios, com saiote e colar de penas

No período da tarde, é vez das figuras reais dos grupos entrarem em cena. Enquanto os lambe - sujos buscam seu rei, o pai Juá e sua mãe Susana, os caboclinhos buscam seus príncipes e princesas. Começa então a fase crucial da festa aonde os grupos folclóricos encenam a derrota dos negros. Toda a encenação é acompanhada por grupos musicais.

Fotos: Ascom/Setur

Mais Notícias de Entretenimento
Leo Aversa
25/04/2024  15h09 Diogo Nogueira apresenta seu novo show em Aracaju
Atração faz parte do Festival 35, que celebra o aniversário do RioMar Shopping
Divulgação
25/04/2024  15h07 Projeto Pôr do Som valoriza artistas locais e fomenta o turismo em Aracaju
A segunda edição acontece aos finais de semana do mês de abril
Redes Sociais/ Reprodução
25/04/2024  14h50 Jojo Todynho arma barraco na porta de festa com jornalista da RedeTV
O jornalista Thiago Sodré a chamou de “ordinária” durante um programa
Divulgação
25/04/2024  12h00 Sesc prorroga inscrição para o 4º Concurso de Quadrilhas Juninas ‘Seu Menino’
Divulgação
25/04/2024  11h40 Show "O Retorno" do Grupo Memórias acontece nesta sexta (26)
Apresentação promete reviver a época de ouro da música mundial

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado