Exposição Manifestações Culturais em Sergipe é inaugurada | F5 News - Sergipe Atualizado

Cultura
Exposição Manifestações Culturais em Sergipe é inaugurada
Mostra fica aberta no Centro Cultural de Aracaju até setembro
Entretenimento | Por Agência Aracaju 11/08/2018 09h13


Em comemoração ao mês que celebra o folclore, a Fundação Cultural Cidade de Aracaju, em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos de Aracaju (Aaplasa), abriu nesta sexta-feira (10), a exposição ‘Manifestações Culturais de Sergipe’. A mostra reúne, no Centro Cultural da capital, 27 obras de 25 artistas sergipanos que contam e resgatam a história dos grupos folclóricos de Sergipe.

O curador da mostra e presidente da Aaplasa, Chico Só, destacou o apoio cultural recebido da Funcaju. “É maravilhoso ter uma fundação que incentiva as manifestações culturais, populares e tradicionais do estado. O resultado dessa união é o reconhecimento e a preservação dos seus saberes populares para as novas gerações. Além, é claro, de estimular e valorizar os artistas plásticos da terra”.

O coordenador do Centro Cultural de Aracaju, Mário Dias, acrescentou que este é um dos pilares desenvolvidos pela Funcaju. “Dialogar com a cultura é reconhecer esses artistas plásticos que preservam nossa cultura através de suas obras. Estamos contentes com a realização dessa exposição, pois aqui o visitante poderá fazer uma viagem cultural pelas esculturas que homenageiam os diversos grupos folclóricos existentes em Sergipe, como por exemplo: Parafusos, Cacumbi, Reisado, entre outros”.

O funcionário público Bruno Andrade comentou que é a primeira vez que participa de uma exposição que aborda as manifestações culturais de Sergipe. “Estou achando muito interessante conhecer o nosso estado através da arte de cada artista. Espero que esse apoio cultural perdure muito, pois é a primeira vez que participo e irei recomendar a várias pessoas”, afirmou.  

Segundo a bordadeira e expositora na exposição, Maria Goes, retratar a cultura através da visão do artista é gratificante. “Contar a história do barco de fogo de Estância por meio do meu bordado é algo extremamente especial e recompensador”, comentou. Já o artista plástico Dutra Xavier explicou que quando recebeu o convite para participar da mostra pensou na musicalidade do pífano. “Quis mostrar algo que não estamos vendo diariamente e que é peça importante da história sergipana”, ressaltou.

Para a representante comercial e apreciadora da arte, Vânia Aquino a exposição é também uma oportunidade de conhecer novos artistas plásticos. “Todos os envolvidos estão de parabéns. A exposição está belíssima e de um bom gosto incrível. Além de apreciar as obras, estamos valorizando o nosso folclore”, afirmou.

Programação

A exposição ‘Manifestações Culturais de Sergipe’ segue aberta ao público até o dia 11 de setembro. Escolas interessadas em realizar visitas guiadas ou outras atividades no Centro Cultural de Aracaju, podem entrar em contato pelo telefone 3214-5387. O Centro Cultural de Aracaju fica localizado na praça General Valadão, no Centro da capital. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Entrada gratuita. 
 

Mais Notícias de Entretenimento
Gasú
23/04/2024  18h30 Danilo Duarte se junta aos Beneditos para apresentar canções autorais
Com entrada gratuita, a apresentação é fruto do edital da Lei Paulo Gustavo
Divulgação
23/04/2024  12h23 Chef Claudinha Ramos inaugura o “Âmago” com toda sua essência gastronômica
O ristrot possui dois ambientes no bairro Salgado Filho, em Aracaju
Divulgação
23/04/2024  12h00 Atheneu receberá peça ‘Nunca Desista de seus Sonhos’: 
Espetáculo é baseado na obra de Augusto Cury e será apresentado no dia 5 de maio
Instagram/Reprodução
22/04/2024  18h31 Taylor Swift revela significado das músicas presentes no novo álbum
The Tortured Poets Department foi lançado no dia 19 de abril e conta com 31 faixas
Redes Sociais/ Reprodução
22/04/2024  15h54 Exclusivo: Mani Rego aluga casa para pai de Davi morar
Dermeval de Brito deixou o imóvel em Cajazeiras e conta com a ajuda da ex-nora

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado