Exposição mostra importância do hábito do colecionismo | F5 News - Sergipe Atualizado

Exposição mostra importância do hábito do colecionismo
Entretenimento 05/06/2012 15h50


Sempre uma ótima opção de lazer, tanto para os sergipanos quanto para os turistas que vêm conhecer o estado de Sergipe, os museus estão constantemente trazendo novidades para os visitantes. Com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a novidade de junho é a exposição ‘Cédulas, moedas e selos brasileiros: memória e história na palma da mão’, que acontece a partir desta terça, dia 5 de junho, no Museu Histórico de Sergipe (MHS), localizado na cidade de São Cristóvão.

A exposição, que estará em cartaz no MHS até o dia 8 de julho, tem como objetivo principal mostrar aos sergipanos e turistas a importância do hábito do colecionismo. “Os museus nasceram daí. Foi a partir deste hábito que eles surgiram, portanto, é importantíssimo incentivá-lo para a sociedade”, destaca Thiago Fragata, diretor do MHS.

Quem for visitar a exposição terá acesso à coleção particular do sergipano Waldemar Fontes Neto, composta por moedas, cédulas, selos e muitos outros objetos, incluindo uma nota de três reais, pouco conhecida pela população. Além disso, o visitante terá a oportunidade de conhecer a raríssima moeda de Tobias Barreto, o único sergipano a ter o rosto estampado em peças monetárias do Brasil.

Segundo Thiago, o colecionador reuniu todas as suas peças através de esforço próprio, sem apoio de nenhuma empresa ou instituição.  Ainda segundo o diretor do MHS, a exposição é fundamental para demonstrar a importância desta parceria entre a população e as unidades museais.

“O ato de ceder temporariamente, ou doar alguns objetos aos museus é o que nos enriquece, o que enriquece nosso acervo. Portanto, é imprescindível mostrar isso à população. Os museus necessitam deste apoio do povo”, comenta Thiago.

Exposição

A exposição ‘Cédulas, moedas e selos brasileiros: memória e história na palma da mão’ ficará aberta à visitação no horário de funcionamento do Museu - de terça a domingo, das 10h e 16h. Também poderão ser agendadas visitas guiadas, uma ótima oportunidade para as escolas que se interessarem em levar seus estudantes. Vale lembrar que a entrada é gratuita.

Outro ponto forte da exposição será a palestra realizada no dia 16 de junho, que terá como tema o curador da exposição, Waldemar Fontes Neto. O objetivo é mostrar a importância de pessoas como ele, colecionadores dos mais diversos objetos, e do próprio hábito de colecionar.

‘Cédulas, moedas e selos brasileiros: memória e história na palma da mão’ é uma exposição que conta com o apoio da Secult e a parceria de empresas como os Correios e várias outras instituições. O diretor do MHS enfatiza que sem o apoio da Secretaria, dos Correios e demais parceiros a exposição não poderia ser realizada.

Thiago Fragata ressalta ainda a importância da realização de exposições temporárias como essa no espaço do museu. “Exposições temporárias são nosso diferencial. Não dá para conhecer a história do estado em meia hora de visita, então é através destas exposições temporárias que nós tentamos trazer os mesmos visitantes várias vezes ao museu. É uma forma de mostrar a sociedade objetos, documentos, artistas que não são fixos do museu. Essa é a nossa terceira exposição só neste ano e nós já estamos preparando a próxima”.

 

Fonte: Divirta-se

Mais Notícias de Entretenimento
Assessoria de Comunicação
17/04/2024  11h24 Sesc Socorro promove o ‘Sabadou’ com feijoada no próximo sábado (20)
Primeira edição do evento terá a animação da Banda Sambalê e atividades recreativas
reprodução/TV Globo
17/04/2024  07h11 Davi confirma favoritismo e é campeão do BBB 24
Vítima de racismo e perseguições dentro do BBB 24, baiano conquistou o público
Orsse
16/04/2024  19h00 Orquestra Sinfônica de Sergipe apresenta Festival Tchaikovsky em Aracaju
Ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Atheneu a preços populares
Fabio Cunha/Divulgação
16/04/2024  18h11 Edson Gomes, Bell Marques e Xandy Harmonia estão na programação do CarnaTobias
A edição de 2024 ocorre no próximo final de semana, na cidade de Tobias Barreto
Reprodução
16/04/2024  16h09 BBB 24: Davi diz querer filho homem, para “ensinar guri a ser macho”
Davi Brito foi novamente acusado de machismo nas redes sociais após o comentário

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado