Finalista do Concurso Internacional BNDES de piano faz recital sábado
Entretenimento 28/11/2011 16h26Neste sábado (3) o auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dórea recebe uma das revelações do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro. O jovem pianista russo Evgeny Brakhman traz um repertório com obras de Bach, Rachmaninov, Brahms e Prokofiev. O recital faz parte do Festival Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro e será às 19h30, com estrada franca.
Com muitas premiações na carreira, principalmente, nos concursos de Cleveland, de Tiflis e do Rio de Janeiro,conduziram Brakhmana palcos e orquestras famosos: o Severance Hall em Cleveland, Teatre de la Ville em Paris, o Grand Hall do Conservatório de Tiflis, e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como solista atuou com as orquestras de Cleveland, Nacional Russa, Nacional da Georgia e a Sinfônica Brasileira. No ano Schumann e Chopin tocouem Verona e Pádua, Itália e em Zelazowa Wola, Polonia.
Em 2011 fez turnês com os violinistas Graf Mouja e Sergei Ostrovsky na França e em Israel. Seus próximos concertos na Rússia serão com o trompetista Sergei Nakariakov e o violista Daniil Grishin. Apresenta-se com regularidade em Moscou, Ekaterinburgo, Kostroma e diversas outras cidades russas.
Na oportunidade, também será lançado o livro Guiomar “Novaes do Brasil”, escrito pelos jornalistas Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio, que acompanha a carreira de Guiomar Novaes nos Estados Unidos, com ênfase em sua trajetória em Nova York. O conteúdo, levantado em pesquisas e entrevistas no Brasil e nos Estados Unidos, procura relacionar Guiomar e sua época, seguindo a linha de sua carreira americana que foi de 1915 a 1972, sempre aclamada como soberana do piano mundial pelos críticos e pelo público.
O concurso
Com patrocínio exclusivo do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – e as parcerias com a Orquestra Sinfônica Brasileira e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Concurso teve sua primeira edição em 2009, homenageando Jacques Klein; a segunda edição, em 2010, celebrou Guiomar Novaes (1894-1979). A partir de agora, o Concurso passa a ser realizado de dois em dois anos.
Daniil Trifonov, vencedor do Concurso Tchaikovsky 2011; Fábio Martino e Sasha Grynyuk, vencedores do Concurso Internacional BNDES do Rio em 2010 e 2009; Haochen Zhang, vencedor do Concurso Van Cliburn 2009; Lukas Geniusas, segundo lugar do Concurso Chopin 2010; Kotaro Fukuma e Evgeny Brakhman, segundo e terceiro colocados no Concurso Internacional BNDES do Rio em 2010, se apresentarão no Rio de Janeiro, no Teatro Municipal e no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ. Em seguida, Martino, Brakhman, Fukuma e Sasha Grynyuk - vencedores do Concurso Internacional BNDES do Rio em 2009 e 2010 - apresentam-se em concertos no Rio de Janeiro, Manaus, Recife, Belém, Aracaju e Fortaleza.
A premiação do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro é das mais vultosas da atualidade e alcançou, em 2010, R$ 200 mil, um dos maiores valores do mundo em concursos. O vencedor do primeiro lugar recebeu R$ 80 mil e também a realização de concertos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Em cada edição, os concorrentes apresentaram uma obra de compositor brasileiro homenageado. Na primeira edição, Cláudio Santoro e na segunda, Edino Krieger.
Fonte: Assessoria de imprensa local


O Circuito será ‘um esquenta do Forró Caju’ na área central da capital sergipana

Jurada no Dança dos Famosos, ela usou uma roupa vermelha com plumas nas mangas

Ator demitido em 2020 alegou que era perseguido por Silvio de Abreu na emissora

Cantor afirmou que não teve intenção de incitar ódio e disse respeitar talento dela

Musicais gratuitos acontecem no sábado (21) e no domingo, no Shopping Jardins