Finalista do Concurso Internacional BNDES de piano faz recital sábado | F5 News - Sergipe Atualizado

Finalista do Concurso Internacional BNDES de piano faz recital sábado
Entretenimento 28/11/2011 16h26


Neste sábado (3) o auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dórea recebe uma das revelações do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro. O jovem pianista russo Evgeny Brakhman traz um repertório com obras de Bach, Rachmaninov, Brahms e Prokofiev. O recital faz parte do Festival Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro e será às 19h30, com estrada franca.

Com muitas premiações na carreira, principalmente, nos concursos de Cleveland, de Tiflis e do Rio de Janeiro,conduziram Brakhmana palcos e orquestras famosos: o Severance Hall em Cleveland, Teatre de la Ville em Paris, o Grand Hall do Conservatório de Tiflis, e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Como solista atuou com as orquestras de Cleveland, Nacional Russa, Nacional da Georgia e a Sinfônica Brasileira. No ano Schumann e Chopin tocouem Verona e Pádua, Itália e em Zelazowa Wola, Polonia.

Em 2011 fez turnês com os violinistas Graf Mouja e Sergei Ostrovsky na França e em Israel. Seus próximos concertos na Rússia serão com o trompetista Sergei Nakariakov e o violista Daniil Grishin. Apresenta-se com regularidade em Moscou, Ekaterinburgo, Kostroma e diversas outras cidades russas.

Na oportunidade, também será lançado o livro Guiomar “Novaes do Brasil”, escrito pelos jornalistas Luciana Medeiros e João Luiz Sampaio, que acompanha a carreira de Guiomar Novaes nos Estados Unidos, com ênfase em sua trajetória em Nova York. O conteúdo, levantado em pesquisas e entrevistas no Brasil e nos Estados Unidos, procura relacionar Guiomar e sua época, seguindo a linha de sua carreira americana que foi de 1915 a 1972, sempre aclamada como soberana do piano mundial pelos críticos e pelo público.

O concurso

Com patrocínio exclusivo do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – e as parcerias com a Orquestra Sinfônica Brasileira e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Concurso teve sua primeira edição em 2009, homenageando Jacques Klein; a segunda edição, em 2010, celebrou Guiomar Novaes (1894-1979). A partir de agora, o Concurso passa a ser realizado de dois em dois anos.

Daniil Trifonov, vencedor do Concurso Tchaikovsky 2011; Fábio Martino e Sasha Grynyuk, vencedores do Concurso Internacional BNDES do Rio em 2010 e 2009; Haochen Zhang, vencedor do Concurso Van Cliburn 2009; Lukas Geniusas, segundo lugar do Concurso Chopin 2010; Kotaro Fukuma e Evgeny Brakhman, segundo e terceiro colocados no Concurso Internacional BNDES do Rio em 2010, se apresentarão no Rio de Janeiro, no Teatro Municipal e no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ. Em seguida, Martino, Brakhman, Fukuma e Sasha Grynyuk - vencedores do Concurso Internacional BNDES do Rio em 2009 e 2010 - apresentam-se em concertos no Rio de Janeiro, Manaus, Recife, Belém, Aracaju e Fortaleza.

A premiação do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro é das mais vultosas da atualidade e alcançou, em 2010, R$ 200 mil, um dos maiores valores do mundo em concursos. O vencedor do primeiro lugar recebeu R$ 80 mil e também a realização de concertos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Em cada edição, os concorrentes apresentaram uma obra de compositor brasileiro homenageado. Na primeira edição, Cláudio Santoro e na segunda, Edino Krieger.

Fonte: Assessoria de imprensa local

Mais Notícias de Entretenimento
Felipe Goettenauer/PMA
23/05/2022  07h17 Forró Caju 2022: Circuito Folclórico inova o maior evento junino de Sergipe
O Circuito será ‘um esquenta do Forró Caju’ na área central da capital sergipana
Reprodução/Twitter
22/05/2022  21h30 Look de Ana Maria Braga no Domingão gera onda de memes no Twitter
Jurada no Dança dos Famosos, ela usou uma roupa vermelha com plumas nas mangas
Globo/Divulgação
21/05/2022  14h40 Silvio de Abreu: plástica causou demissão de Stênio Garcia da Globo
Ator demitido em 2020 alegou que era perseguido por Silvio de Abreu na emissora
Metrópoles/Reprodução
21/05/2022  11h35 Zé Neto volta atrás e pede desculpas após críticas a Anitta em shows
Cantor afirmou que não teve intenção de incitar ódio e disse respeitar talento dela
Assessoria de Imprensa/ Reprodução
20/05/2022  16h13 Celda Fontes & Sany Fontes e Samba de Moça Só são atrações em Aracaju
Musicais gratuitos acontecem no sábado (21) e no domingo, no Shopping Jardins