Jornalistas sergipanos lançam livro-reportagem sobre forró eletrônico | F5 News - Sergipe Atualizado

Cultura
Jornalistas sergipanos lançam livro-reportagem sobre forró eletrônico
Intitulada “Oxente Music”, obra relata a evolução diacrônica do ritmo nordestino
Entretenimento 27/10/2021 12h41


A história de sucesso do forró eletrônico é retratada no livro “Oxente Music”, de autoria dos jornalistas sergipanos Aparecido Santana e Leonardo Dias. O livro-reportagem relata a evolução diacrônica desse ritmo nativo do Nordeste que conquistou todo o Brasil.

Baseando-se em um extenso trabalho de pesquisa, e através de entrevistas com alguns dos mais eminentes membros da indústria fonográfica nordestina, os autores tentam pintar uma imagem ampla da história da popularização do forró.

“Nós somos apaixonados pelo universo do forró eletrônico, e desde a infância já acompanhávamos a trajetória das bandas, estávamos inseridos em fóruns de discussões na web sobre o gênero e até colecionávamos CD’s. Tudo isso convergiu para que nós tivéssemos a ideia de escrever este livro que busca elencar as transformações que o ritmo mais característico do Nordeste vivenciou ao longo do tempo”, destacou Leonardo.

O “Oxente Music” foi lançado após o forró eletrônico completar exatos 30 anos de uma história marcada por uma narrativa de empreendedorismo e modernização.

“Nessas três décadas muita coisa mudou, e quando a gente fala sobre essas mudanças, a gente fala de transformações na sonorização, letras de música, vestimentas de cantores, saída do ballet, novas formas de produzir e gerenciar a carreira das bandas, a transição da venda de CD’s e DVD’s para o mercado do download na web e até a onda do streaming”, garante Aparecido.

Partindo de Luiz Gonzaga, passando pelas composições da Rita de Cássia ao Dorgival Dantas; das músicas românticas das bandas Mastruz com Leite, Brasas do Forró, Magníficos e Limão com Mel a sensualidade da Calcinha Preta, Saia Rodada e Aviões do Forró; de Wesley Safadão a Jonas Esticado, Zé Vaqueiro e Barões da Pisadinha, o fato é que o forró se transformou, não deixando de atrair a crítica daqueles que defendem a essência do forró tradicional. 

“Para a conclusão desse trabalho, saímos de Aracaju, fomos até o Ceará, estado com maior número de bandas forrozeiras para entrevistar cantores, compositores, empresários, produtores musicais, pessoas que tiveram uma grande contribuição para evidenciar esse que se tornou um grande do show/business da música fonográfica. Além disso, buscamos contatos com outras pessoas que possuem grande relevância para o gênero em toda a região”, conta Aparecido.

O livro traz ainda o prefácio do Emanuel Gurgel, empresário que popularizou o estilo gerenciando cerca de 11 bandas. 

“O Oxente Music proporciona a todos os leitores embarcarem nas emoções de um ritmo que apaixona, encanta e se reinventa. O estilo que implementei há 30 anos ao trazer uma nova abordagem musical, quando criei a banda mãe do forró eletrônico a Mastruz com Leite, se mantém crescente, firme e em estado ativo nos palcos de todo o país até hoje”, destacou.

Fonte: Assessoria de imprensa

Mais Notícias de Entretenimento
Freepik
29/03/2024  06h30 Cinco filmes para assistir durante a Páscoa com a família
Divulgação
27/03/2024  19h15 Igrejas evangélicas celebram a Páscoa com programação especial em Aracaju
Redes Sociais/ Reprodução
27/03/2024  14h41 “Agora somos 4”, afirma Mel Fronckowiak ao anunciar segunda gravidez
reprodução/TV Globo
26/03/2024  06h32 BBB 24: internautas pedem expulsão de Davi e MC Bin Laden após briga
Divulgação
26/03/2024  06h00 Orquestra Jovem faz concerto gratuito em comemoração a seus dez anos

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado