Tradição
Marinete do Forró proporciona alegria aos turistas em Aracaju
Passeios acontecem de quinta a sábado partindo sempre da Orla da Atalaia
Entretenimento | Por Agência Aracaju 06/06/2019 19h54

Não há quem resista à brincadeira.  A Marinete do Forró faz o convite para um mergulho na cultura nordestina. Do ponto de partida ao de chegada, o ritmo é o do autêntico forró. O passeio, proporcionado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), em parceria com a empresa Viação Progresso, é feito em um ônibus do tipo jardineira, decorado para o período junino.

O ponto de encontro com os visitantes é sempre em frente ao Oceanário de Aracaju, na Orla da Atalaia, zona sul da cidade. O veículo sai pontualmente às 14h30 e percorre os principais pontos da capital sergipana, às quintas-feiras e sextas-feiras.  Neste mês de junho, foi preparado um roteiro especial para ampliar a oferta de locais visitados. Aos sábados, o passeio é feito para a Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi, na Zona de Expansão da capital.

A cada parada, a alegria tomava conta dos turistas. O registro fotográfico era regra. Tânia Barbosa é nordestina, natural do Ceará, mas mora em São Paulo. Ela fez questão de gravar o momento. “Estou matando a saudade do meu Nordeste querido, é maravilhoso estar aqui na minha região, pertinho de onde nasci. Aracaju está linda, muito linda. Uma menina falou para mim no aeroporto quando desembarquei sobre a marinete e fiquei curiosa. Vou fazer ótimas recomendações”, afirmou.

O vocalista do Trio Forrozão Bola de Ouro, Edson Bezerra, estava encantado com a energia dos visitantes. Para ele, este momento representa a valorização da cultura sergipana. “É uma emoção muito grande poder mostrar nossa cultura para quem chega. Aracaju está de parabéns. A Marinete é só alegria. A regra é se balançar. Quem sabe dançar, dança, e quem não sabe, dança também”, brincou.

A catarinense Sandra Rodrigues Carvalho arriscava os passinhos. No ritmo ou não, o importante era se divertir.  “Acho muito legal a cultura de vocês. Em Santa Catarina, a gente não tem essa tradição. Então, vir para cá e usufruir de tudo isso é bem legal. Estamos adorando esse passeio. É uma oportunidade também para conhecer a cidade e o povo hospitaleiro daqui”, destacou.

Quem também amou a marinete foi a professora Odith Fabres Cidade, do Rio Grande do Sul. Ela nunca esteve no Nordeste, mas garante que vai levar na memória a felicidade do povo de Aracaju. “Estou adorando. No Sul, a gente não tem isso. É uma experiência incrível. A cidade é maravilhosa e limpa. A gente não vê sujeira. O administrador está de parabéns, estão todos de parabéns”, enfatizou, bem sorridente, ao ritmo do trio pé de serra.

Percurso

O passeio é gratuito e durante o mês de junho passa pelos seguintes pontos turísticos: Praia Formosa, Largo da Gente Sergipana, Centro de Artesanato Chica Chaves, no bairro Industrial; Mercados Centrais de Aracaju, Centro Cultural e o Centro de Turismo.  Depois, os visitantes retornam ao ponto de partida, a Orla da Atalaia. O tempo total da viagem é de quatro horas, mas no período junino há exceções. Cada parada dura entre 10 e 25 minutos.

Para o secretário municipal de Turismo, Marlysson Magalhães, a ampliação da Marinete durante o mês de junho, é um atrativo a mais para quem visita a capital sergipana. “A gente fica feliz ao ver a felicidade dos turistas. Eles se divertem bastante e isso mostra que estamos no caminho certo. É sempre uma euforia, desde a saída à chegada aos hotéis. Todos dançam, fazem fotos e com certeza levam o melhor de Aracaju para os estados de origem deles”, ressaltou.

Mais Notícias de Entretenimento
Foto: Divulgação/Assessoria
11/12/2019  15h37 Arena Samba Clube acontece neste domingo, 15, no Atlanta Chopperia
Ingressos podem ser adquiridos em lojas físicas e no site Guichê Web
Foto: Andre Moreira/PMA/ Reprodução
10/12/2019  19h25 Confira a programação do Natal Iluminado do Centro nos próximos dias
Shows e atividades promovidas pelo Senac e pelo Sesc animam a festa em Aracaju
Foto: divulgação
10/12/2019  10h55 Banda Sol Kids comanda ‘Bailinho de Pijama’ em Aracaju
Festa temática acontece em 13 de dezembro no Shopping Jardins
Confira as atrações do Natal no Museu da Gente Sergipana
10/12/2019  09h28 Confira as atrações do Natal no Museu da Gente Sergipana
Além do museu, a programação se estenderá para a Praça Camerino,
Artistas vão comandar a Quermesse Franciscana do Externato
10/12/2019  09h24 Artistas vão comandar a Quermesse Franciscana do Externato
Evento acontece neste sábado; confira a programação