Mostra competitiva: Curta-se divulga lista dos longas selecionados | F5 News - Sergipe Atualizado

Mostra competitiva: Curta-se divulga lista dos longas selecionados
Entretenimento 27/08/2011 08h00


Diversidade. Essa é a palavra que marcará a programação do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe - Curta-SE – 2011. A mistura de estilos, consequentemente aumentará o interesse do público nos filmes que serão exibidos. A variedade temática e regional ajudou a construir a história do Curta-SE. Este ano, os filmes selecionados para a mostra competitiva representam quatro regiões diferentes e exploram a identidade do povo.

A 11ª edição do Curta-SE acontecerá de 12 a 17 de setembro, apresentando 65 filmes em sua mostra competitiva. O festival é incentivado pela Lei Rouanet/SAV/Ministério da Cultura, tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Governo de Sergipe, apoio cultural do Banco do Nordeste e Cinemark e apoio do Banese Card e da Mega Collor.

 

Na escolha dos longas, a equipe do Curta-se vai preparar uma grande viagem. Indo da jornada de um nômade himalaio para salvar seu povo, passando pela vida de um escritor que cria a próxima obra em seu subconsciente. Seja mostrando o modo de vida amador de seis indivíduos na cidade espanhola de Valhadolide ou a aventura psicológica do homem que enxerga poesia em toda sua realidade, até a história de uma atriz que em seu cotidiano interpreta si mesma.

 

Saiba mais sobre cada longa

O documentário ‘Terra da Lua Partida’ apresenta Sonam, um velho nômade do Himalaia que mora com sua tribo em uma das regiões mais isoladas do globo. A mudança repentina no clima da região coloca em xeque a vida daquele povo e obriga o nômade a iniciar uma jornada em busca de soluções e questionamentos. Os realizadores Marcos Negrão e André Rangel permitem que o público conheçam as particularidades do seu protagonista e sua gente, a relação desta com o ambiente em que vive e sua fé, numa forma envolvente e reveladora.

Já o longa ‘Aficionados’, do espanhol Arturo Duñenas, leva o público a conhecer as vidas de um bibliotecário, uma executiva de sucesso, um professor do ensino primário, uma mãe solteira, um ineficiente cozinheiro italiano e uma especialista de informática. Os seis estranhos se reúnem semanalmente para discutir seus hobbys e suas carências afetivas, tendo em comum, um modo não planejado como dirigem suas vidas.

O cinema português também brilha no Curta-se. O longa ‘Sonho de Verão’, de Paulo César Fajardo, acompanha a busca de um escritor pela inspiração que o guiará no seu próximo livro. Suas personagens tomam forma em um mundo alternativo, onde ficção e realidade se confundem, e, seu ator se vê como o personagem principal em uma estória maior que sua própria vida. No documentário ‘Luz Teimosa’, de Luiz Alves de Matos, o expectador vai acompanhar a trajetória surrealista do escritor e desenhista Fernando Lemos, explorando de maneira muito natural a sua mente inquieta.  

Enquanto isso, o brasileiro ‘Riscado’, de Gustavo Pizzi, narra a história de Bianca, uma atriz sem sucesso, que repentinamente é escolhida para trabalhar em uma grande produção internacional. Neste contexto, o cineasta que a contrata acaba inspirado pela personalidade da recém-contratada, e modifica a personagem do seu roteiro em uma versão da própria Bianca. Riscado levou os prêmios de Direção, Atriz (Karine Teles) e Roteiro no Festival de Gramado.

 

 

Mais Notícias de Entretenimento
Redes Sociais/ Reprodução
27/03/2024  14h41 “Agora somos 4”, afirma Mel Fronckowiak ao anunciar segunda gravidez
A jornalista usou o Instagram para anunciar que sua família com vai aumentar
reprodução/TV Globo
26/03/2024  06h32 BBB 24: internautas pedem expulsão de Davi e MC Bin Laden após briga
Davi e MC Bin Laden precisaram ser separados pelos colegas de confinamento
Divulgação
26/03/2024  06h00 Orquestra Jovem faz concerto gratuito em comemoração a seus dez anos
O evento irá acontecer no Teatro Tobias Barreto, com participações especiais
Metrópoles/ Reprodução
25/03/2024  17h10 Anne Hathaway revela ter sofrido aborto durante estreia na Broadway
Em entrevista, a atriz relembrou o caso de aborto espontâneo que sofreu em 2015
Redes Sociais/ Reprodução
25/03/2024  16h48 Esposa de Davi é convidada para virar apresentadora no SBT e na Record
Mani Reggo estuda convites feitos por afiliadas das emissoras e já agendou teste

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado