Mostra competitiva: Curta-se divulga lista dos longas selecionados | F5 News - Sergipe Atualizado

Mostra competitiva: Curta-se divulga lista dos longas selecionados
Entretenimento 27/08/2011 08h00

Diversidade. Essa é a palavra que marcará a programação do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe - Curta-SE – 2011. A mistura de estilos, consequentemente aumentará o interesse do público nos filmes que serão exibidos. A variedade temática e regional ajudou a construir a história do Curta-SE. Este ano, os filmes selecionados para a mostra competitiva representam quatro regiões diferentes e exploram a identidade do povo.

A 11ª edição do Curta-SE acontecerá de 12 a 17 de setembro, apresentando 65 filmes em sua mostra competitiva. O festival é incentivado pela Lei Rouanet/SAV/Ministério da Cultura, tem patrocínio da Petrobras, co-patrocínio do Governo de Sergipe, apoio cultural do Banco do Nordeste e Cinemark e apoio do Banese Card e da Mega Collor.

 

Na escolha dos longas, a equipe do Curta-se vai preparar uma grande viagem. Indo da jornada de um nômade himalaio para salvar seu povo, passando pela vida de um escritor que cria a próxima obra em seu subconsciente. Seja mostrando o modo de vida amador de seis indivíduos na cidade espanhola de Valhadolide ou a aventura psicológica do homem que enxerga poesia em toda sua realidade, até a história de uma atriz que em seu cotidiano interpreta si mesma.

 

Saiba mais sobre cada longa

O documentário ‘Terra da Lua Partida’ apresenta Sonam, um velho nômade do Himalaia que mora com sua tribo em uma das regiões mais isoladas do globo. A mudança repentina no clima da região coloca em xeque a vida daquele povo e obriga o nômade a iniciar uma jornada em busca de soluções e questionamentos. Os realizadores Marcos Negrão e André Rangel permitem que o público conheçam as particularidades do seu protagonista e sua gente, a relação desta com o ambiente em que vive e sua fé, numa forma envolvente e reveladora.

Já o longa ‘Aficionados’, do espanhol Arturo Duñenas, leva o público a conhecer as vidas de um bibliotecário, uma executiva de sucesso, um professor do ensino primário, uma mãe solteira, um ineficiente cozinheiro italiano e uma especialista de informática. Os seis estranhos se reúnem semanalmente para discutir seus hobbys e suas carências afetivas, tendo em comum, um modo não planejado como dirigem suas vidas.

O cinema português também brilha no Curta-se. O longa ‘Sonho de Verão’, de Paulo César Fajardo, acompanha a busca de um escritor pela inspiração que o guiará no seu próximo livro. Suas personagens tomam forma em um mundo alternativo, onde ficção e realidade se confundem, e, seu ator se vê como o personagem principal em uma estória maior que sua própria vida. No documentário ‘Luz Teimosa’, de Luiz Alves de Matos, o expectador vai acompanhar a trajetória surrealista do escritor e desenhista Fernando Lemos, explorando de maneira muito natural a sua mente inquieta.  

Enquanto isso, o brasileiro ‘Riscado’, de Gustavo Pizzi, narra a história de Bianca, uma atriz sem sucesso, que repentinamente é escolhida para trabalhar em uma grande produção internacional. Neste contexto, o cineasta que a contrata acaba inspirado pela personalidade da recém-contratada, e modifica a personagem do seu roteiro em uma versão da própria Bianca. Riscado levou os prêmios de Direção, Atriz (Karine Teles) e Roteiro no Festival de Gramado.

 

 

Mais Notícias de Entretenimento
Lula Ribeiro convida Roberta Campos, no Teatro Atheneu
08/12/2021  10h00 Lula Ribeiro convida Roberta Campos, no Teatro Atheneu
O cantor retoma projeto na capital sergipana neste final de semana
Paris dos trópicos: conheça os principais atrativos de Manaus
08/12/2021  07h00 Paris dos trópicos: conheça os principais atrativos de Manaus
Com 2 milhões de habitantes. Já foi uma das cidades mais ricas do Brasil
 ‘Locke & Key’ e ‘A Roda do Tempo’: a fantasia e seus lucros levados muito a sério
08/12/2021  06h00  ‘Locke & Key’ e ‘A Roda do Tempo’: a fantasia e seus lucros levados muito a sério
Sucessos na Netflix e no Prime Video, respectivamente, atestam o vigor do gênero
Sollares terá edição ainda em dezembro em Aracaju; veja line-up
07/12/2021  07h00 Sollares terá edição ainda em dezembro em Aracaju; veja line-up
Atrações foram confirmadas no dia 25 de dezembro
Luzes natalinas são acesas no Parque da Sementeira e na Orla da Atalaia
06/12/2021  23h10 Luzes natalinas são acesas no Parque da Sementeira e na Orla da Atalaia
Em 2021, o Natal Iluminado se expandiu para diversos pontos da cidade