Museus de São Cristóvão trazem diversão e conhecimento nas férias | F5 News - Sergipe Atualizado

Museus de São Cristóvão trazem diversão e conhecimento nas férias
Espaços culturais reúnem boa parte da história de Sergipe
Entretenimento 14/06/2019 14h40 - Atualizado em 14/06/2019 15h35


Com a chegada das férias escolares, São Cristóvão costuma ser um dos destinos mais procurados no estado por turistas de fora do estado e pelos próprios sergipanos. A história da quarta cidade mais antiga do país aliada a suas construções, que vão desde igrejas a museus, fazem do município uma referência no que diz respeito ao Turismo Cultural e Religioso. Os museus e espaços culturais reúnem boa parte da história de Sergipe, oferecendo aos visitantes uma mistura de diversão, conhecimento e reconhecimento. A Prefeitura de São Cristóvão listou as opções encontradas no Centro Histórico para quem deseja diversão, embasamento histórico e arte.

Museu Histórico de Sergipe

Localizado no coração da Praça São Francisco, Centro Histórico de São Cristóvão, o Museu Histórico de Sergipe (MHS) é um marco na vida cultural sergipana. Fundado no ano de 1960, o prédio reúne um acervo valiosíssimo sobre o patrimônio cultural do estado, sua gente, curiosidades e é claro, arte. Entre outras curiosidades, atualmente o local abriga parte do acervo do Museu do Homem Sergipano (que ficava em Aracaju), além da Sala dos Canhões que reúne peças do século XVIII. Já na parte superior, o visitante pode apreciar artes plásticas, mobílias, louças e imagens católicas. Neste setor, um detalhe: o visitante precisa usar as tradicionais pantufas, para não desgastar o assoalho que por si só já uma obra de arte. Além do acervo fixo, o local conta com exposições itinerantes. Atualmente, o espaço possui uma mostra em alusão aos festejos juninos e outra que detalha a história dos Mestres de Capoeira.

O Museu funciona de terça a sábado (das 10h às 16h) e nos domingos e feriados (das 9h às 13h). A entrada custa R$ 6. Tem direito a meia-entrada: idosos, jovens de 15 a 29 anos, pertencentes à família de baixa renda e estudantes regularmente matriculados. Moradores da cidade de São Cristóvão, mediante representação de comprovante de residência tem entrada gratuita.

Museu de Arte Sacra

Abrigado em uma ala da antiga Ordem Terceira de São Francisco, ao lado do Convento que leva o mesmo nome, o Museu de Arte Sacra é um dos mais importantes do Brasil, nesse tipo de acervo, e abriga obras que vão do século XVII ao XX. Nos dois pisos do prédio, os visitantes poderão contemplar altares em madeira e ouro, imagens articuladas, móveis, artefatos antigos e a Capela do Convento (aberta somente em datas religiosas específicas).

Ao todo, o museu, que fica localizado nas imediações da Praça São Francisco, dispõe de mais de 500 peças catalogadas, todas elas que já estavam no estado de Sergipe. O prédio conta com acervo fixo, exposições temporárias. Neste mês, o local está recebendo as exposições de "Corpus Christi" e da "Procissão do Fogaréu". De acordo com o historiador Jorge Maklin, no período de férias, o local costuma receber um número maior de visitantes. “Geralmente nos meses de junho e julho temos uma procura muito grande. A média de visitantes aqui, nos outros meses, é de 400 pessoas por mês. Já nos meses relacionados às férias escolares chegamos a atingir quase mil visitantes mensais”, afirmou.  

O museu segue o seguinte horário de funcionamento: de terça a sábado (das 10h às 16h) e nos domingos e feriados (das 9h às 13h). A entrada custa R$ 6. Tem direito a meia entrada idosos; professores ; e estudantes regularmente matriculados. Moradores da cidade de São Cristóvão, mediante representação de comprovante de residência também têm entrada franca.

Museu dos Ex-votos

Em consequência da celebração do quarto centenário da cidade de São Cristóvão e aos milagres atribuídos ao Senhor dos Passos, no dia primeiro de janeiro de 1990 surgiu espontaneamente na Igreja da Ordem Terceira Carmelita, o "Museu dos Ex-votos". Inaugurado no claustro da Igreja-Convento do Carmo, o espaço guarda objetos que documentam a relação de fé entre o devoto e o Senhor dos Passos.

O acervo do museu é formado por fotografias, objetos, quadros e réplicas em gesso ou madeira de partes do corpo humano (braços, pernas, mão, cabeça), dados como forma de agradecimento pela graça alcançada. O espaço funciona de terça a sexta das 8h e 13h, com entrada franca.

Museu da Polícia Militar

Criado em 1969, inicialmente funcionando no Quartel do Comando da Polícia Militar – rua Itabaiana, 336, Centro de Aracaju. Em 2012 foi transferido para a rua Ivo do Prado em São Cristóvão (em Sergipe). Considerado o berço da Polícia Militar, o prédio possui: sala de uniformes, sala de armas e equipamentos, sala da história da PM em Sergipe e a sala de atividades atuais.

 “Nossa missão é divulgar a história e as tradições da Polícia Militar de Sergipe, preservando seu patrimônio material. Nós recebemos cerca de 7 mil visitantes anualmente, e além do acervo, temos os projetos sociais. Temos a sala de valorização do artista sergipano, e temos uma ação educativa onde os alunos podem trabalhar seu lado artístico aqui”, contou o diretor do Museu da Polícia Militar, Coronel Dilson Ferraz.

O local funciona de domingo a domingo, das 9h às 16h. Entrada gratuita.

Memorial Irmã Dulce

Localizado no Convento do Carmo, o Memorial de Irmã Dulce foi fundado em 2009 e retrata a passagem de 19 meses do “Anjo Bom do Brasil” em São Cristóvão. O espaço conta com objetos que remetem à história da sua Cerimônia de Vestição, quando recebeu o hábito da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição e, para sua surpresa, o nome religioso de Irmã Dulce, em homenagem a sua falecida mãe. 

O local está aberto à visitação de terça a domingo, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h. Entrada franca.

Casa do Folclore

Situada na Praça São Francisco, a Casa do Folclore Zeca de Norberto possui peças que remetem aos grupos folclóricos do município e do estado. Além disto, o espaço recebe exposições itinerantes. Neste mês, por exemplo, dispõe de uma exposição que celebra os Festejos Juninos, que permanecerá aberta até o dia 7 de julho, retratando imagens e painéis dos três santos do ciclo junino: Santo Antônio, São João e São Pedro.

A Casa do Folclore Zeca de Norberto funciona de segunda-feira a sexta, das 8h às 16h, e nos sábados, domingos e feriados das 9h às 13h. Entrada gratuita.

 

Fonte: Assessoria de comunicação

 

 

 

 

Mais Notícias de Entretenimento
Reprodução
16/04/2024  16h09 BBB 24: Davi diz querer filho homem, para “ensinar guri a ser macho”
Davi Brito foi novamente acusado de machismo nas redes sociais após o comentário
Reprodução Metrópoles
16/04/2024  14h58 O que há por trás da briga de Fê Paes Leme e Bruno Gagliasso
A coluna descobriu, com exclusividade, os bastidores do desentendimento entre o marido de Giovanna Ewbank e a atriz
Divulgação
15/04/2024  19h08 Estande de Sergipe na WTM Latin America 2024 destaca sergipanidade
Visitantes têm a experiência de imersão pelas belezas naturais, cultura e gastronomia
Divulgação
15/04/2024  12h30 Academia da Berlinda celebra duas décadas com turnê e lançamentos
Grupo pernambucano também promete lançamento de dois novos álbuns
Divulgação
13/04/2024  09h56 Obra escrita por Antônio Camilo retrata trajetória do cronista esportivo Magá
Ele é considerado o maior nome da crônica esportiva de Sergipe

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado