‘Novembro Negro’ leva exposição ao Mirante da 13 de Julho | F5 News - Sergipe Atualizado

‘Novembro Negro’ leva exposição ao Mirante da 13 de Julho
Entretenimento 11/11/2011 15h52


Como parte das comemorações do movimento ‘Novembro Negro', o Mirante da 13 de Julho, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), inaugurou na última quinta-feira, 10, uma exposição com obras inspiradas na cultura afrobrasileira.  A mostra, alusiva ao ‘Dia da Consciência Negra' (celebrado oficialmente no próximo dia 23), também é uma forma de homenagear Severo D'Ascelino, considerado o precursor do movimento negro em Sergipe.

Para o coordenador de eventos da Associação dos Artistas Plásticos de Aracaju (AAPLASA), Wiley Oliveira, essa exposição, além de conscientizar as pessoas sobre a questão da cultura negra no estado, visa valorizar o artista plástico da terra. "Através de obras inspiradas no contexto da cultura afrobrasileira, os artistas usaram a criatividade e mostraram que em Sergipe também existe arte de qualidade", ressaltou.

Já Ancelmo Petrey, um dos organizadores do ‘Novembro Negro', afirma que a exposição é uma importante ferramenta para a disseminação do movimento na capital sergipana e parabeniza a Funcaju pela sua realização: "Fazer arte em Aracaju é muito difícil, mas a Funcaju tem nos dado muito apoio nos trabalhos realizados pelo grupo. Seja divulgando ou participando ativamente dos nossos eventos, a entidade sempre está presente".

Segundo Wansley Santana, estudante de design gráfico, a realização da mostra lhe marcou bastante. "Fiquei encantado com a leveza das peças que vi aqui. É impressionante como esses artistas conseguiram expressar um pouco da cultura negra com tanta delicadeza e harmonia. Estou feliz de saber que, em Sergipe, se produz arte de qualidade", comemora.

A exposição

A exposição do movimento ‘Novembro Negro' fica em cartaz até o próximo dia 25. O Mirante da 13 Julho está localizado na avenida Beira Mar e o seu horário de funcionamento é de segunda à sexta, das de 9h ás 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h ás 15h.

Mais Notícias de Entretenimento
Agência Sergipe/ Reprodução
28/01/2022  19h00 Museu da Gente Sergipana exibe 'Madonna e a Cidade Paraíso'
Programação celebra o Dia Nacional da Visibilidade Trans, a entrada é gratuita
Gabriela Schmidt/Divulgação
28/01/2022  16h59 Anitta revela inspirações para criação de Boys Don’t Cry
Cantora também falou sobre a pressão pelo sucesso
SEDURBS/ Reprodução
28/01/2022  06h00 Parque da Cidade: conheça um ambiente de pura natureza em Aracaju
Localizado na Zona Norte da capital, espaço conta com lindas paisagens naturais
Assessoria de imprensa/ Reprodução
27/01/2022  14h37 Circuito de brincadeiras promove diversão e solidariedade em Aracaju
As sessões têm duração de 20 minutos e são limitadas a 20 participantes por vez
Reprodução
27/01/2022  11h17 BBB22: internautas apoiam Natália após choro por Lucas e Eslo
"Eu acho que não sou tão forte. Ninguém gosta de mim", lamentou a sister