Oficina com Deborah Finnochiaro chega ao fim | F5 News - Sergipe Atualizado

Oficina com Deborah Finnochiaro chega ao fim
Entretenimento 28/03/2012 12h09

Durante quatro dias, profissionais das artes cênicas de Sergipe tiveram a oportunidade de participar da oficina ‘Espontaneidade e Desenho no Espaço & O Artista Produtor’, ministrada pela atriz gaúcha Deborah Finnochiaro. A atividade, encerrada na manhã desta terça, dia 27, no Teatro Lourival Batista, integrou a programação do II Festival Sergipano de Teatro e foi uma continuidade da oficina realizada na primeira edição do FEST, em 2011.

“Apesar de ter sido a continuidade da oficina do ano passado, para mim foi como um recomeço. Acabei reforçando muito do que foi visto anteriormente e é muito rico ver o quanto eles se lembravam. É muito bom ver como o conhecimento é transformador”, explicou Deborah. Com 27 anos de experiência acumulada, a atriz e diretora já atuou em diversas áreas e ela conta que muito do conhecimento que foi passado na oficina foi adquirido ao longo dos seus anos de carreira.

Para a atriz Lidiane Nobre, a oficina só veio enriquecer o seu trabalho. “Esses quatro dias foram maravilhosos. Os exercícios foram muito bem aplicados e já estão contribuindo para a minha carreira de atriz. Estou muito feliz por ter feito parte dessa oficina com essa grande atriz”, ressaltou a integrante do grupo teatral Riso Cínico, de Estância.

A oficina trabalhou muitos exercícios práticos para os participantes terem uma noção do seu corpo, principal instrumento do seu trabalho. “Durante esses quatro dias tive que trabalhar muita informação, então para potencializar todo o conteúdo eu mesclei muita teoria e prática. Foi muito intenso”, destacou. Foram trabalhados diversos elementos, a exemplo da sensibilização e conscientização corporal e vocal, a percepção espacial, a relação corpo espaço, o movimento criativo, a interação ator-espectador, dentre outros.

O objetivo da oficina, segundo Deborah, foi passar conhecimentos práticos para que os participantes pudessem aprimorar os trabalhos no palco, mas, além disso, muita teoria, resultado de todos os anos de experiência desta renomada atriz gaúcha. “Falamos muito de ética, profissionalismo, e sobre muita coisa que eu acredito. Para mim, ser ator é tão importante quanto atuar em qualquer profissão”, destacou.

Além de ministrar a oficina ‘Espontaneidade e Desenho no Espaço & O Artista Produtor – Parte II’, Deborah apresentou na noite da última sexta-feira, dia 23, junto com a Companhia Teatral Solos e Bem Acompanhados o espetáculo “Pois é, vizinha”. A comédia encenada no palco do Teatro Tobias Barreto contagiou o público sergipano.

Participando pelo segundo ano da programação do Festival Sergipano de Teatro, a atriz não poupou elogios para o evento. “Este é um evento maravilhoso. Em qualquer lugar em que se realize, um festival como esse muda a realidade da comunidade e as contribuições são carregadas para as próximas gerações”, enfatizou. 

Sobre o II FEST

Desde o último dia 14 até esta quarta-feira, dia 28, o II FEST tem tomado conta de diversos espaços como os Teatros Atheneu, Lourival Baptista e Tobias Barreto, além da Praça Fausto Cardoso, Mirante da Treze de Julho e Rua da Cultura. Ao todo, serão apresentados 30 espetáculos teatrais de palco e de rua, sendo 22 de grupos sergipanos e oito de grupos convidados, dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Piauí, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

Realização

O II Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (IACEMA). Tem patrocínio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e co-patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O evento conta também com o apoio cultural da Prefeitura de Aracaju, Fundação Aperipê, Hotel Del Canto, Banco do Nordeste e Sesc. Colaboram com o II FEST o Sated/SE e o Fórum Unificado de Circo, Dança e Teatro.

 

Fonte:Divirta-se

Mais Notícias de Entretenimento
Metrópoles/ Reprodução
19/08/2022  19h17 Disney+ explica por que o filme Avatar saiu do catálogo do streaming
Em nota enviada ao Metrópoles, a plataforma citou o “relançamento dos filmes”
Prefeitura de Riachão do Dantas
19/08/2022  07h00 Confira atrações do 1º Festival Multicultural de Inverno de Riachão do Dantas
Evento é iniciativa do município, aproveitando que ele é um dos mais frios do estado
Reprodução/Instagram
18/08/2022  21h05 Bastidores do fim: saiba o que definiu o término de Simone e Simaria
Fim da dupla sertaneja já era esperado pela imprensa e pelo mercado musical
RedeTV!/ Reprodução
18/08/2022  19h45 Sonia Abrão diz que sempre teve problemas com Ana Maria: “Mente muito”
Jornalista da RedeTV!, que se recupera da Covid-19, detonou apresentadora
Instagram/Reprodução
18/08/2022  18h45 Após vídeo viralizar, Gracyanne conta segredo para se “dobrar ao meio”
A esposa de Belo foi parar nos assuntos mais comentados das redes sociais