Oficina de fotografia para jovens negros está com inscrições abertas | F5 News - Sergipe Atualizado

Aracaju
Oficina de fotografia para jovens negros está com inscrições abertas
O curso vai acontecer de maneira presencial entre os dias 4 e 8 de outubro
Entretenimento | Por Agência Aracaju 25/09/2021 09h00 - Atualizado em 26/09/2021 17h05

Pensando na inclusão de adolescentes negros na cena cultural, o artista e fotógrafo Michel de Oliveira está promovendo uma oficina de fotografia mobile, através dos editais executados pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), financiados com recursos da Lei Aldir Blanc. O curso vai acontecer de maneira presencial entre os dias 4 e 8 de outubro, das 8h às 12h, na Escola de Artes Valdice Teles, na rua Vila Cristina, 354, bairro São José.

Michel de Oliveira explica que a fotografia, enquanto ação criativa, ainda é uma atividade restrita às classes com maiores condições socioeconômicas.

"Isso se dá, principalmente, por causa do alto custo dos equipamentos fotográficos. Com a popularização dos smartphones, abriu-se a possibilidade de utilizar esse recurso para ampliar o acesso à criação fotográfica. No entanto, sem o devido estímulo, muitos jovens sequer consideram a possibilidade de fotografar outras coisas que não sejam selfies por desconhecimento das potências criativas dos aparelhos celulares”, detalha.

No escopo do projeto do artista, está a proposta de oportunizar esse grupo social. “Por sermos um país de herança escravista, o racismo impede que muitos adolescentes e jovens negros tenham acesso aos bens culturais e à formação artística. A ideia de oficina é possibilitar o acesso ao conhecimento formal sobre fotografia, mas utilizando os recursos que esses adolescentes utilizam no dia a dia, que é o smartphone, para suscitar o desejo inicial de fotografar, que pode ser desdobrado posteriormente como recurso expressivo ou profissional”, conclui.

Para se inscrever na oficina, o candidato precisa preencher o formulário disponível no link (https://forms.gle/L7KsmqTh8udDbK5D8), com todos os dados exigidos, e ter um smartphone para utilizar como ferramenta de estudo.

Escola de Artes Valdice Teles

Além desta oficina, a Escola de Artes Valdice Teles está com inscrições abertas para preenchimento de 767 vagas do calendário trimestral da unidade, que corresponde ao período entre os meses de outubro e dezembro de 2021. As inscrições seguem até este domingo, 26. Confira detalhes aqui.

Mais Notícias de Entretenimento
Lula Ribeiro convida Roberta Campos, no Teatro Atheneu
08/12/2021  10h00 Lula Ribeiro convida Roberta Campos, no Teatro Atheneu
Paris dos trópicos: conheça os principais atrativos de Manaus
08/12/2021  07h00 Paris dos trópicos: conheça os principais atrativos de Manaus
 ‘Locke & Key’ e ‘A Roda do Tempo’: a fantasia e seus lucros levados muito a sério
08/12/2021  06h00  ‘Locke & Key’ e ‘A Roda do Tempo’: a fantasia e seus lucros levados muito a sério
Sollares terá edição ainda em dezembro em Aracaju; veja line-up
07/12/2021  07h00 Sollares terá edição ainda em dezembro em Aracaju; veja line-up
Luzes natalinas são acesas no Parque da Sementeira e na Orla da Atalaia
06/12/2021  23h10 Luzes natalinas são acesas no Parque da Sementeira e na Orla da Atalaia