ORSSE recebe maestro Jamil Maluf e pianista Karin Fernandes | F5 News - Sergipe Atualizado

ORSSE recebe maestro Jamil Maluf e pianista Karin Fernandes
Entretenimento 02/04/2012 14h17


 

O mês de abril começa com uma programação cultural de encantar os amantes da boa música. Na próxima quarta-feira, 4 de abril, a partir da 20h30, a Orquestra Sinfônica de Sergipe leva ao palco do Teatro Tobias Barreto, através de sua série Mangabeiras, dois importantes músicos do cenário artístico nacional. São eles o regente Jamil Maluf e a pianista Karin Fernandes. O intuito da série é apresentar obras inéditas para o público sergipano, visando à formação de plateia e a popularização do acesso à música clássica.
 
Segundo o regente titular e diretor artístico da ORSSE, Guilherme Mannis, o concerto aliará o melhor da música moderna a dois grandes ícones do romantismo, Wagner e Liszt. “Além disso, trará dois grandes músicos, o maestro Jamil Maluf, cujo trabalho com a Orquestra Experimental de Repertório, em São Paulo, é irrepreensível e formou gerações de excelentes profissionais, e a pianista Karin Fernandes, que é um dos grandes ícones da nova geração”, destaca.

A Orquestra Sinfônica é mantida pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Instituto Banese e Banese Card. Com estes apoios, o organismo continua a potencializar com destreza a música clássica no Estado, proporcionando à população experiências com renomados artistas nacionais e internacionais.

Programa

A apresentação chega como o segundo concerto da série Mangabeiras e traz ao público peças importantes do mundo sinfônico como Abertura da ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg”, de Richard Wagner; o concerto para piano nº1, S.124, em mi bemol maior, de Franz Liszt; e a suíte orquestral “O Pássaro de Fogo”, de Igor Stravinsky. Ambas as peças são marcantes e remontam, cada uma ao seu tempo, parte da trajetória destes importantes compositores.

O concerto também é a primeira apresentação do ano com regentes convidados, reforçando o projeto da Orquestra que visa intercambiar com renomados músicos e regentes do cenários nacional e internacional.

Jamil é maestro, pianista e compositor brasileiro nascido em Piracicaba, São Paulo. É também o fundador da Orquestra Experimental de Repertório e seu regente titular. Estudou regência orquestral na Alemanha com Francis Travis e Cláudio Santoro e graduou-se em regência orquestral na Escola Superior de Música de Detmoldst. Jamil Maluf foi também maestro titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná, onde permaneceu até 2002.

Já a pianista Karin Fernandes se dedica aos estudos pianísticos desde os sete anos de idade. Aos dez, recebeu o primeiro prêmio em um concurso de piano, e também o prêmio de “Melhor intérprete de Música Brasileira”. Suas premiações incluem vinte e um primeiros prêmios, com destaque para o “X Prêmio Eldorado de Música”, em 1999.

Como pianista solista, Karin já se apresentou em todas as regiões brasileiras, e também em Portugal, Inglaterra, Argentina e Paraguai. No Brasil, com algumas das orquestras mais importantes do país, tais como Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Campinas, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Sinfonia Cultura, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, entre outras, atuando com os maestros John Neschling, Lutero Rodrigues, Benito Juarez, Roberto Farias, Emmanuele Baldini, Richard Markson, Fernando Berti, Edson Beltrami, Jean Reis, Rafael Sans-Espert, dentre outros.

Serviço

Serie Mangabeiras II
Teatro Tobias Barreto
Dia 04 de abril de 2012, às 20h30

Jamil MALUF, regente convidado
Karin FERNANDES, piano

Richard WAGNER (1813-1883)
Abertura da ópera “Os Mestres Cantores de Nuremberg”

Franz LISZT (1811-1886)
Concerto para piano nº1, S.124, em mi bemol maior
1. Allegro maestoso
2. Quasi adagio
3. Allegretto vivace - Allegro animato
4. Allegro marziale animato

Intervalo

Igor STRAVINSKY (1182-1971)
“O Pássaro de Fogo”, suíte orquestral (versão de 1919)
1. Introdução—A Dança do Pássaro de Fogo- Variação
2. Rondó das Princesas Khorovod
3. Dança Infernal do rei Kastchei
4. Berceuse
5. Finale.

Mais Notícias de Entretenimento
Rafael Borgatto
19/04/2024  08h00 Feirinha da Gambiarra apresenta vasta programação musical neste domingo
O evento ocorrerá na Praça de Eventos da Orla da Atalaia com 100 expositores
Vilella Produções
18/04/2024  19h40 Confira a programação cultural da Vilella Produções para o mês de maio
Sergipanos terão uma variedade de espetáculos para encantar e divertir a família
Montagem F5 News/Redes sociais
18/04/2024  18h22 Sergipanos Maysa Reis e Clevinho Santana são selecionados para reality show
Entre famosos e anônimos, competidores enfrentarão provas, eliminações e desafios
Redes Sociais/ Reprodução
18/04/2024  17h15 Belo e Gracyanne Barbosa estão separados, diz colunista
O casal teria terminado o relacionamento, segundo o colunista Lucas Pasin
Joédson Alves/Agência Brasil
18/04/2024  14h31 Apostas online só poderão ser pagas por Pix, transferência ou débito
Transações estão restritas a operações diretas autorizadas pelo Banco Central

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado