Porto da Folha inaugura sede do Ponto de Cultura | F5 News - Sergipe Atualizado

Porto da Folha inaugura sede do Ponto de Cultura
Entretenimento 28/05/2012 13h23


A região do Alto Sertão Sergipano já pode contar com mais um Ponto de Cultura, viabilizado através de parceria entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Secretaria do Estado da Cultura (Secult). O novo espaço dedicado à disseminação das artes no interior do Estado está localizado no município de Porto da Folha.

O projeto do Ponto de Cultura intitulado ‘Centro de Cultura, Artesanato e Arte de Porto da Folha’ é uma iniciativa do Instituto Vida Ativa, que já vem atuando no município há mais de dez anos. Na última quarta-feira, dia 23, a sede do Ponto de Cultura foi aberta à comunidade e recebeu também estudantes, que puderam participar de oficinas de artesanato no período da manhã.

As oficinas foram ministradas por índios da tribo dos Xocós e integrantes da comunidade quilombola do povoado Mucambo. “Os estudantes ficaram muito entusiasmados. Eles puderam produzir e levar para casa uma mostra do artesanato da região”, ressaltou Maria Lúcia Matos Silva, coordenadora do projeto.

A inauguração da sede do ponto contou ainda com a realização do 1° Encontro Municipal do Ponto de Cultura de Porto da Folha. “O encontro foi o espaço para apresentar à comunidade a proposta do nosso projeto e de convidar a população de Porto da Folha a participar das nossas ações”, explicou Maria Lúcia.

O objetivo do projeto é fortalecer o artesanato da região e dar maior visibilidade às comunidades tradicionais, como os índios Xocós e os quilombolas. Para tanto, além da realização de oficinas, o espaço da sede do ponto foi transformada em um local de divulgação do artesanato e da cultura local.

“Nós montamos uma exposição permanente na nossa sede com vários artigos produzidos pelos artesãos do município e a nossa intenção é divulgar o trabalho deles. Não é um espaço de comercialização. É um espaço de referencia do artesanato da nossa região”, explica Lúcia. A sede do projeto fica localizada na Rua Dr. João Lima, s/n, Centro, município de Porto da Folha.

Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura ‘Centro de Cultura, Artesanato e Arte de Porto da Folha’ foi contemplado pelo último edital promovido pela Secult, em 2010, através do qual 16 iniciativas da sociedade civil foram contempladas através de recursos para viabilizarem suas ações.

Atualmente, Sergipe conta com 29 Pontos de Cultura atuando nos oito territórios do estado. Só na região do Alto Sertão, existem cinco Pontos que estão contribuindo para o fortalecimento da cultura sergipana através de suas ações nas mais diversas vertentes culturais.

O ‘Pontos de Cultura’ é uma ação que ocorre a nível nacional dentro do Programa Cultura Viva, do Minc em parceria com a Secult. Através de recursos oriundos dessa parceria, iniciativas e projetos culturais já desenvolvidos pela sociedade civil, são potencializados.

 

Fonte: Divirta-se

Mais Notícias de Entretenimento
Divulgação
27/03/2024  19h15 Igrejas evangélicas celebram a Páscoa com programação especial em Aracaju
Entre as atividades estão os musicais, o Sermão do Monte e o Auto da Páscoa
Redes Sociais/ Reprodução
27/03/2024  14h41 “Agora somos 4”, afirma Mel Fronckowiak ao anunciar segunda gravidez
A jornalista usou o Instagram para anunciar que sua família com vai aumentar
reprodução/TV Globo
26/03/2024  06h32 BBB 24: internautas pedem expulsão de Davi e MC Bin Laden após briga
Davi e MC Bin Laden precisaram ser separados pelos colegas de confinamento
Divulgação
26/03/2024  06h00 Orquestra Jovem faz concerto gratuito em comemoração a seus dez anos
O evento irá acontecer no Teatro Tobias Barreto, com participações especiais
Metrópoles/ Reprodução
25/03/2024  17h10 Anne Hathaway revela ter sofrido aborto durante estreia na Broadway
Em entrevista, a atriz relembrou o caso de aborto espontâneo que sofreu em 2015

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado