Previsões apontam para '1917' como Melhor Filme no Oscar 2020
Cerimônia de entrega de prêmios acontece nesse domingo (09), em Los Angeles
Entretenimento | Por Emerson Esteves* 07/02/2020 16h15 - Atualizado em 07/02/2020 17h42

No próximo domingo (09), em Los Angeles, nos EUA, acontece o maior evento do cinema mundial, a entrega do Oscar. E se depender das premiações que a antecedem,  o filme britânico "1917, dirigido por Sam Mendes, deve sair com o prêmio mais aguardado da noite, o Oscar de Melhor Filme. 

De acordo com os termômetros do prêmio mais cobiçado, o filme sobre a Primeira Guerra Mundial deve bater 'Adoráveis mulheres', "Coringa", 'Era uma vez em Hollywood', 'Ford vs Ferrari', 'História de um casamento', 'Jojo Rabbit', 'O irlandês' e 'Parasita'.

Com os vencedores do Globo de Ouro, Critics Choice Awards, BAFTA. DGA, PGA, WGA e SAG (Sindicatos dos Diretores, Produtores, Roteiristas e Atores, respectivamente) já anunciados, "1917" desponta como franco favorito para o Oscar de Melhor Filme.

O longa já levou o prêmio de melhor filme no Globo de Ouro, BAFTA e pelo Sindicato dos Produtores da América (PGA), além de ter sido premiado pelo Sindicato dos Diretores da América (DGA) com a melhor direção. 

Parasita, filme sul-coreano, dirigido por Bong Joon-ho, é cotado como uma possível surpresa. Com o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro praticamente certo, a expectativa é que a produção conquiste também prêmios nas categorias principais.

Nos termômetros que antecedem o Oscar, o filme foi escolhido com o melhor elenco pelo SAG e com o melhor roteiro original pelo WGA, além de vencer no BAFTA como melhor roteiro original e melhor direção no Critics Choice Awards. O filme de Bong Joon Ho ainda levou a Palma de Ouro em Cannes.

Categorias de atuação

 Joaquin Phoenix pode já ir preparando seu discurso para receber o prêmio de Melhor Ator no Oscar 2020. Interpretando o comediante falido Arthur Fleck no filme Coringa (produção mais lembrada da noite com 11 indicações), o ator já levou o prêmio no BAFTA, Globo de Ouro, Critics' Choice e pelo Sindicato de Atores (SAG) -  apenas em quatro edições desde 1994, o escolhido do sindicato não levou o Oscar.

Adam Driver (História de um Casamento), Antonio Banderas (Dor e Glória), Jonathan Price (Dois Papas) e Leonardo DiCaprio (Era um vez em Hollywood) são os concorrentes na categoria. Por sua atuação como Charlie Barber, em História de um Casamento, Driver corre pelas beiradas e é o maior adversário de Phoenix. 

Em atuação feminina Renée Zellweger (Judy), com vitórias no Critics’ Choice Awards, Globo de Ouro, BAFTA e SAG Awards, tem tudo para conquistar seu segundo Oscar em 2020. Ela já venceu na categoria  de Melhor Atriz Coadjuvante por Cold Mountain (2004). Ela concorre contra Charlize Theron (O Escândalo), Scarlett Johansson (História de um Casamento), Cynthia Erivo (Harriet) única profissional negra indicada nas categorias principais do Oscar, e Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres). 

Nas categorias de ator e atriz coadjuvante Laura Dern (História de um Casamento) e Brad Pitt (Era um vez em Hollywood) despontam como os favoritos para levar a estatueta do Oscar para casa. Laura venceu no Globo de Ouro, SAG Awards e BAFTA e deve desbancar Scarlett Johansson (Jojo Rabbit,), Kathy Bates (O Caso Richard Jewell), Florence Pugh (Adoráveis Mulheres) e Margot Robbie (O Escândalo). Já Pitt, com o longa de Quentin Tarantino conquista sua quarta indicação ao Oscar e já colecionou vitórias no BAFTA, SAG Awards e Globo de Ouro. O ator disputa ainda contra os veteranos Tom Hanks (Um Lindo Dia na Vizinhança), Anthony Hopkins (Dois Papas) e Al Pacino (O irlândes), Joe Pesci, também pelo filme de Martin Scorcese, está no páreo. 

A cerimônia de entrega dos prêmios do Oscar 2020 acontece nesse domingo (09), no Teatro Dolby, Los Angeles, às 22h, horário de Brasília. No Brasil, a transmissão oficial do evento é por conta do canal de TV a cabo TNT. Na TV aberta a Rede Globo deve transmitir após a exibição do Fantástico.

*Estagiário sob supervisão da jornalista Aline Aragão

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Entretenimento
Foto: divulgação
27/02/2020  12h44 Musical 'Hakuna Matata' promete encantar público sergipano
Foto: divulgação
27/02/2020  11h34 Deive Leonardo retorna a Aracaju com ‘O Melhor Dia da Minha Vida!’
Lucas Campelo reúne pessoas com deficiência em homenagem a Dominguinhos
26/02/2020  18h33 Lucas Campelo reúne pessoas com deficiência em homenagem a Dominguinhos
Foto: Divulgação
26/02/2020  13h11 Vanessa da Mata fará show do seu novo álbum em Aracaju
 Kelly Ferreira/ Reprodução Redes Sociais Águia de Ouro
25/02/2020  18h28 Águia de Ouro é campeã do carnaval de São Paulo pela primeira vez